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VestibularEdição do vestibular
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(UNICAMP - 2007)Segundo Caio Prado Jr., o extenso

(UNICAMP - 2007) Segundo Caio Prado Jr., o extenso território brasileiro foi responsável por tornar as comunicações difíceis e morosas. Havia vias fluviais extensas e navegáveis, como nas bacias Amazônica e Platina, mas os demais grandes cursos, como o São Francisco, Doce e Araguaia, tinham a navegação naturalmente dificultada. Grande parte dos investimentos ligados ao transporte se concentrou, assim, nas vias terrestres. Carroças de bois e tropas foram em geral os principais meios de transporte das mercadorias para as cidades e para os portos até meados do século XIX, quando se iniciou a expansão ferroviária. Esta foi a maior e mais significativa inovação tecnológica do século XIX.

(Adaptado de Sheila de Castro Faria, “Ferrovias”. In: Ronaldo Vainfas (dir.), Dicionário do Brasil Imperial (1822-1889). Rio de Janeiro: Objetiva, 2002, p. 273.)


a) A partir do texto e de seus conhecimentos, caracterize a ocupação territorial do Brasil no período colonial.
b) Mencione três aspectos econômicos relacionados com a introdução e a expansão das ferrovias no Brasil do século XIX.