Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Português - UNICAMP 2009 | Gabarito e resoluções

1-12 de 12
Questão 1
2009Português

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 1) Leia os seguintes artigos do Captulo VIII do novo Cdigo Civil (Lei no. 10.406, de 10 de janeiro de 2002): Art. 1.548. nulo o casamento contrado: I pelo enfermo mental sem o necessrio discernimento para os atos da vida civil; II por infringncia de impedimento. (...) Art. 1.550. anulvel o casamento: I de quem no completou a idade mnima para casar; (...) VI por incompetncia da autoridade celebrante. a) Os enunciados que introduzem os artigos 1.548 e 1.550 tm sentido diferente. Explique essa diferena, comparando, do ponto de vista morfolgico, as palavras nulo e anulvel. b) Segundo o Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa (2001), infringncia vem de infringir (violar, transgredir, desrespeitar) + ncia. Compare o processo de formao dessa palavra com o de incompetncia, indicando eventuais diferenas e semelhanas.

Questão 2
2009Português

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 2) Reportagem da Folha de So Paulo informa que o presidente do Brasil assinou decreto estabelecendo prazos para o pas colocar em prtica o Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, que unifica a ortografia nos pases de lngua portuguesa. Na matria, o seguinte quadro comparativo mostra alteraes na ortografia estabelecidas em diferentes datas: Sobre o acordo, a reportagem ainda informa: As regras do Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, que entram em vigor no Brasil a partir de janeiro de 2009, vo afetar principalmente o uso dos acentos agudo e circunflexo, do trema e do hfen. Cuidado: segundo elas, voc no poder mais dizer que foi mordido por uma jibia, e sim por uma jiboia. (...) (Adaptado de E. Simes, Que lngua essa?. Folha de S.Paulo, Ilustrada, p. 1, 28/09/2008.) a) O excerto acima supe que alteraes ortogrficas modifiquem o modo de falar uma lngua. Mostre a palavra utilizada que permite essa interpretao. Levando-se em considerao o quadro comparativo das mudanas ortogrficas e a suposio expressa no excerto, explique o equvoco dessa suposio. Ainda sobre a reforma ortogrfica, Diogo Mainardi escreveu o seguinte: Eu sou um ardoroso defensor da reforma ortogrfica. A perspectiva de ser lido em Bafat, no interior da Guin-Bissau, da mesma maneira que sou lido em Carinhanha, no interior da Bahia, me enche de entusiasmo. Eu sempre soube que a maior barreira para o meu sucesso em Bafat era o C mudo [como em facto na ortografia de Portugal] (...) (D. Mainardi, Uma reforma mais radical. Revista VEJA, p. 129, 8/10/2008.) b) O excerto acima apresenta uma ironia. Em que consiste essa ironia? Justifique.

Questão 3
2009Português

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 3) sabido que as histrias de Chico Bento so situadas no universo rural brasileiro a) Explique o recurso utilizado para caracterizar o modo de falar das personagens na tira. b) possvel afirmar que esse modo de falar caracterizado na tira exclusivo do universo rural brasileiro? Justifique.

Questão 4
2009Português

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 4) Em transmisso de um jornal noturno televisivo (RedeTV, 7/10/2008), um jornalista afirmou: No h uma s medida que o governo possa tomar. a) Considerando que h duas possibilidades de interpretao do enunciado acima, construa uma parfrase para cada sentido possvel de modo a explicit-los. b) Compare o enunciado citado com: No h uma medida que s o governo possa tomar. O termo s tem papel fundamental na interpretao de um e outro enunciado. Descreva como funciona o termo em cada um dos enunciados. Explique.

Questão 5
2009Português

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 5) Calvin personagem de uma conhecida tirinha americana traduzida para vrias lnguas. a) A primeira tira uma traduo portuguesa e a segunda, uma traduo brasileira. D um exemplo de uma diferena sinttica entre a traduo do portugus europeu e a do portugus brasileiro. Descreva essa diferena. b) Explique a diferena de sentido entre os verbos ter e haver em Tem que haver um jeito melhor de fazer ele comer!, na segunda tirinha.

Questão 6
2009Português

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 6) Encontram-se, abaixo, a transcrio de parte de uma transmisso de jogo de futebol, trecho de uma cano e uma manchete de notcia a) Nos trs textos ocorrem verbos no tempo presente. Entretanto, seu uso descreve as aes de formas diferentes. Compare o uso do presente nos textos 1 e 2, e mostre a diferena. Faa o mesmo com os textos 2 e 3. Explique. b) O encadeamento narrativo do texto 1 construdo pela alternncia entre verbos no presente e no passado. Justifique a presena exclusiva do passado no ltimo pargrafo, considerando que se trata de uma transmisso de jogo de futebol.

Questão 7
2009Português

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 7) Na seguinte cena do Auto da Barca do Inferno, o Corregedor e o Procurador dirigem-se Barca da Glria, depois de se recusarem a entrar na Barca do Inferno: a) De que pecado o Parvo acusa o homem de leis (Corregedor)? Este o nico pecado de que ele acusado na pea? b) Com que propsito o latim empregado pelo Corregedor? E pelo Parvo?

Questão 8
2009Português

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 8) Leia, abaixo, a letra de uma cano de Chico Buarque inspirada no romance de Jos de Alencar, Iracema uma lenda do Cear: a) Que papel desempenha Iracema no romance de Jos de Alencar? E na cano de Chico Buarque? b) Uma das interpretaes para o nome da herona do romance de Jos de Alencar de que seja um anagrama de Amrica. Isto , o nome da herona possui as mesmas letras de Amrica dispostas em outra ordem. Partindo dessa interpretao, explique o que distingue a referncia Amrica no romance daquela que feita na cano.

Questão 9
2009Português

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 9) Leia o seguinte captulo do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis: a) Explique a metfora empregada pelo narrador, neste captulo, para caracterizar sua imaginao. b) De que maneira a imaginao de Bentinho, assim caracterizada, se relaciona com a temtica amorosa neste captulo? E no romance?

Questão 10
2009Português

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 10) No poema abaixo, Alberto Caeiro compara o trabalho do poeta com o do carpinteiro: a) Por que tal comparao feita? Por que ela rejeitada pelo eu lrico na segunda estrofe do poema? b) Identifique duas caractersticas prprias da viso de mundo de Alberto Caeiro presentes na terceira estrofe. Justifique sua resposta.

Questão 11
2009Português

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 11) Carlos Drummond de Andrade reescreve a famosa Cano do exlio de Gonalves Dias, na qual o poeta romntico idealiza a terra natal distante: a) Alm de expatriao, a palavra exlio significa tambm lugar longnquo e isolamento do convvio social. Quais palavras expressam estes dois ltimos significados no poema de Drummond? b) Como o eu lrico imagina o lugar para onde quer voltar?

Questão 12
2009Português

(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questo 12) Conversa de Bois, de Guimares Rosa, narra acontecimentos de uma viagem no carro-de-bois, em que esto o carreador Agenor Soronho, Tiozinho e o corpo de seu pai morto. O trecho abaixo reproduz um dos dilogos entre os bois: a) Explique o sentido das expresses bezerro-de-homem e babando gua dos olhos. Relacione-as com o enredo. b) Explique a expresso homem-do-pau-comprido-com-o-marimbondo-na-ponta. Que caracterstica do carreador Agenor Soronho ela busca evidenciar?

1-12 de 12