Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - UNICAMP 2014 | Gabarito e resoluções

1-15 de 18chevron right center
Questão 10
2014Geografia

(UNICAMP - 2014 - 1 FASE ) Apesar de ter comeado no inverno de 2010, a chamada Primavera rabe uma aluso Primavera de Praga de 1968 resultou de protestos por mudanas sociais e polticas no Oriente Mdio e, sobretudo, no norte da frica. Assinale a alternativa que indica corretamente o perodo da estao de inverno no norte da frica e um pas dessa regio convulsionado pela Primavera rabe.

Questão 12
2014Geografia

(UNICAMP - 2014 - 1 FASE ) O clima urbano decorre do contraste entre o espao urbano e o campo circundante, evidenciando o carter fundamental da cidade como espao localizado de contnua, cumulativa e acentuada derivao antrpica do ambiente. (Adaptado de Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, Por um suporte terico e prtico para estimular estudos geogrficos do clima urbano no Brasil. Geosul, Florianpolis, ano V, n. 9, 1 sem, 1990.) Sobre o clima urbano correto afirmar que:

Questão 13
2014Geografia

(UNICAMP - 2014 - 1 FASE ) A tabela abaixo apresenta a populao total, urbana e rural (em milhes de habitantes), das macrorregies brasileiras, segundo os trs ltimos censos realizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica). Assinale a alternativa que indica corretamente as regies identificadas pelos nmeros 1, 2 e 3.

Questão 14
2014Geografia

(UNICAMP - 2014 - 2 FASE)Nos anos 1990, foi retomado o incentivo especfico indstria automotiva, tendo como foco a descentralizao geogrfica. Segundo a Anfavea (Associao Nacional dos Fabricantes de Veculos Automotores), em 2012 havia 53 fbricas em 9 Estados. Estas fbricas pertencem a 26 empresas que fabricam automveis, veculos comerciais leves, caminhes e nibus (9 produzem carros de passeio). Com 3,3 milhes de unidades produzidas, o Brasil o sexto maior produtor do mundo. (Adaptado de Fatia da indstria automobilstica no PIB cresce 45,6% em 11 anos, em http://economia.estadao.com.br /noticias/economia-geral. Acessado em 05/05/2013.) a) A partir dos anos 1990, a distribuio geogrfica da indstria automotiva no Brasil desencadeou uma forte tenso nas relaes entre Estado, mercado, sociedade e territrio, que ficou conhecida como guerra fiscal ou guerra dos lugares. Explique o que a guerra fiscal ou dos lugares. b) Alm de So Paulo, bero tradicional da indstria automobilstica brasileira, indique outros trs Estados que possuem esse tipo de indstria.

Questão 14
2014Geografia

(UNICAMP - 2014 - 1 FASE ) Assinale a alternativa que indica corretamente a localizao e uma caracterstica predominante dos domnios morfoclimticos do Cerrado, da Caatinga e dos Mares de Morros.

Questão 15
2014Geografia

(UNICAMP - 2014 - 2 FASE) Segundo dados da ONU (2013), em 2011, 51% da populao mundial (3.6 bilhes) passou a viver em reas urbanas, em contraste com pouco mais de um tero registrado em 1972. Essa mudana tem implicado grandes metamorfoses do espao habitado, levando formao de megacidades (aglomerados urbanos com mais de 10 milhes de habitantes) em todos os continentes. a) Indique os fatores que impulsionam a urbanizao mundial, levando formao de megacidades nos pases menos desenvolvidos. b) Aponte, ao menos, trs problemas relacionados dinmica do espao urbano das megacidades em pases menos desenvolvidos.

Questão 16
2014Geografia

(UNICAMP - 2014 - 2 FASE) Considerando os Blocos Econmicos, a Unio Europeia (27 pases em 2011) permanece como relevante importador de mercadorias brasileiras. Considerando os pases individualmente, a China vem se destacando, desde 2009, como o principal destino das exportaes brasileiras: em 2005 era o terceiro importador brasileiro, atrs da Alemanha (1) e dos EUA (2). Outro destaque importante das relaes comerciais do Brasil a Argentina: nos ltimos dez anos, o valor das exportaes para esse pas saltou de US$ 5 bilhes para US$ 23 bilhes. a) Quais so os principais produtos que o Brasil exporta para a China? b) Fator Agregado um conceito que agrupa os produtos exportados em trs categorias: bsicos, semimanufaturados e manufaturados. Considerando o Fator Agregado, qual a categoria de produtos que o Brasil mais exporta para a Argentina e que contexto institucional tem permitido avanar numa melhor integrao com os vizinhos brasileiros da Amrica do Sul?

Questão 17
2014Geografia

(UNICAMP - 2014 - 2 FASE) Criada em 2010, no incio da crise financeira grega, a Troika (composta pelo Banco Central Europeu, Comisso Europeia e Fundo Monetrio Internacional) tem sido a principal protagonista dos planos de resgate de pases europeus em crise. Contudo, as medidas de austeridade impostas a esses pases tm promovido mais desigualdades sociais e, contrariamente ao desejado, tm aumentado o desemprego. a) Indique duas medidas de austeridade impostas pela Troika aos pases em crise da Zona do Euro. b) Alm do desemprego, indique duas consequncias sociais provocadas pela recesso econmica em que se encontram esses pases europeus.

Questão 18
2014HistóriaGeografia

(UNICAMP - 2014 - 1 FASE ) No mapa abaixo esto indicados por nmeros trs pases do Continente Africano. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a localizao e caractersticas desses pases.

Questão 18
2014Geografia

(UNICAMP - 2014 - 2 FASE)Sabe-se que existe, em toda crise, a emerso de processos que antes permaneciam ocultos por controles institucionais. Algumas identidades sociais no se afirmavam no espao pblico quando formas de identificao, mais facilmente aceitas, ocupavam a cena poltica. A crise, ao destruir certezas, pode encadear outras prticas, possibilitando que identidades antes secundrias orientem a defesa de bandeiras de luta aparentemente ultrapassadas ou, at mesmo, mortas. Exemplificam esta possibilidade os movimentos negro e indgena, na Amrica Latina, e os contextos sociais em que se trava, hoje, a luta em torno do trabalho, envolvendo os desafios da economia popular. (Ana Clara Torres Ribeiro, Leituras de movimentos: conjuntura, ao e poder, em Por uma sociologia do presente: ao tcnica e espao. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013, p. 202.) a) A luta dos movimentos indgenas na Amrica Latina resultou, em boa medida, em avanos polticos significativos. Que contexto social permitiu a eleio do Presidente Evo Morales na Bolvia? b) Que contexto econmico-social Latino-americano atual tem movido lutas em torno da constituio de economias populares, mais solidrias e menos excludentes?

Questão 22
2014BiologiaGeografia

(UNICAMP - 2014 - 1 FASE ) A preservao da biodiversidade ocupa hoje um lugar importante na agenda ambiental de diversos pases. Qual das afirmaes abaixo correta?

Questão
2014Geografia

(UNICAMP - 2014 - 2 FASE)Para compreender as caractersticas geomorfolgicas de um terreno, necessrio entender a influncia dos agentes internos ou endgenos, que definem a estrutura e geram as formas do relevo, e dos agentes externos ou exgenos, que modelam as feies do relevo. Amodelao das feies do relevo realizado pelos processos de intemperismo fsico e qumico. a) Aponte a ao de quatro fenmenos naturais responsveis pela alterao do relevo de determinada rea: dois que correspondem aos agentes internos e dois que correspondem aos agentes externos. b) Explique o que so os processos de intemperismo fsico e qumico.

Questão
2014Geografia

(UNICAMP - 2014 - 2 FASE) A preocupao com as populaes tradicionais que vivem em Unidades de Conservao relativamente recente no Brasil, e at pouco tempo (e ainda hoje para os preservacionistas clssicos) elas eram consideradas caso de polcia, pois deveriam ser expulsas da terra em que sempre viveram, para a criao de parques e reservas. (Antonio Carlos S. Diegues, O mito moderno da natureza intocada. 3 edio, So Paulo: Hucitec, 2000, p.125.) a) O que so as Unidades de Conservao e quais seus objetivos principais? b) A chamada questo ambiental envolve polmicas entre preservacionistas e conservacionistas. Explique em que consistem o preservacionismo e o conservacionismo.

Questão
2014Geografia

(UNICAMP - 2014 - 2 FASE)Conforme os estudos de Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro (A dinmica climtica e as chuvas do Estado de So Paulo: estudo geogrfico em forma de atlas. So Paulo: USP, Instituto de Geografia, 1973), o clima do litoral do Estado de So Paulo resulta da interao de trs grandes controles atmosfricos de ordem regional: a circulao secundria, sob a forma dos frequentes embates entre as trs massas de ar mais atuantes na regio; o oceano, matria-prima da umidade disponvel; e o relevo (Serra do Mar, de orientao SO-NE, que atua como barreira aos ventos midos predominantes de SE). a) Quais so as trs massas de ar mais atuantes no litoral de So Paulo? b) Como o relevo atua para formar as chuvas orogrficas?

Questão
2014Geografia

(UNICAMP - 2014 - 2 FASE). As pradarias mistas representam importante domnio fitogeogrfico. Elas ocorrem em uma vasta rea dos Estados brasileiros do Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas tambm se estendem para o Uruguai e a Argentina. a) Descreva as caractersticas morfoclimticas (relevo e clima) predominantes nas reas de abrangncia das pradarias pampeanas do Estado do Rio Grande do Sul. b) Aproveitando-se das condies naturais das pradarias pampeanas, a pecuria tem destaque nesse domnio, especialmente no sul do Rio Grande do Sul. Descreva as principais caractersticas dessa atividade nesse Estado, destacando os tipos de rebanhos predominantes.

1-15 de 18chevron right center