ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNICAMP - 2014 - 2 FASE)Sabe-se que existe, em to

Geografia | Geografia Humana | Geografia Econômica | Economia mundial | Países emergentes
UNICAMP 2014UNICAMP GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UNICAMP - 2014 - 2 FASE) “Sabe-se que existe, em toda crise, a emersão de processos que antes permaneciam ocultos por controles institucionais. Algumas identidades sociais não se afirmavam no espaço público quando formas de identificação, mais facilmente aceitas, ocupavam a cena política. A crise, ao destruir certezas, pode encadear outras práticas, possibilitando que identidades antes secundárias orientem a defesa de bandeiras de luta aparentemente ultrapassadas ou, até mesmo, mortas. Exemplificam esta possibilidade os movimentos negro e indígena, na América Latina, e os contextos sociais em que se trava, hoje, a luta em torno do trabalho, envolvendo os desafios da economia popular”.

(Ana Clara Torres Ribeiro, “Leituras de movimentos: conjuntura, ação e poder”, em Por uma sociologia do presente: ação técnica e espaço. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013, p. 202.)

 

a) A luta dos movimentos indígenas na América Latina resultou, em boa medida, em avanços políticos significativos. Que contexto social permitiu a eleição do Presidente Evo Morales na Bolívia?

b) Que contexto econômico-social Latino-americano atual tem movido lutas em torno da constituição de economias populares, mais solidárias e menos excludentes?