Questões de Química - UNICAMP 2015

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 28
Questão 13
2015Química

Notícia 1- Vazamento de gás oxigênio nas dependências do Hospital e Maternidade São Mateus, Cuiabá, em 03/12/13. Uma empresária que atua no setor de venda de oxigênio disse ao Gazeta Digital que o gás não faz mal para a saúde. Pelo contrário, faz é bem, pois é ar puro.... (Adaptado de http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/9/materia/405285. Acessado em 10/09/2014.) Notícia 2- Vazamento de oxigênio durante um abastecimento ao pronto-socorro da Freguesia do Ó, zona norte de São Paulo, em 25/08/14. Segundo testemunhas, o gás que vazou do caminhão formou uma névoa rente ao chão. O primeiro carro que pegou fogo estava ligado. Ao ver o incêndio, os motoristas de outros carros foram retirar os veículos... (Adaptado de http://noticias.r7.com/sao-paulo/cerca-de-40-pacientes-sao-transferidos-apos-incendio-em-hospital-dazona-norte-26082014. Acessado em 10/09/2014.) Ficha de informações de segurança de uma empresa que comercializa esse produto. a) Levando em conta as informações fornecidas na questão, você concorda ou discorda da declaração da empresária na notícia 1? Justifique sua resposta. b) Após o vazamento descrito na notícia 2, motoristas tentaram retirar os carros parados mas não tiveram êxito na sua tentativa. Qual deve ter sido a estratégia utilizada para que eles não tenham tido êxito? Justifique, do ponto de vista químico, a razão pela qual não deveriam ter utilizado essa estratégia.

Questão 14
2015Química

Na figura 1 abaixo estão indicadas as diversas massas de ar (1, 2, 4, 5 e 6) que atuam no território brasileiro durante o verão. Na figura 2 é apresentado o esquema de um aparelho utilizado em laboratórios químicos. Pode-se dizer que há uma analogia entre o fenômeno da ocorrência de chuva no Brasil durante o verão e o funcionamento do aparelho. a) É possível correlacionar as partes com numeração igual nas duas figuras. Assim, desempenham funções parecidas em fenômenos diferentes as partes indicadas por 1, 2 e 3. Com base nessa correlação, e a partir do funcionamento do aparelho, explique como ocorre um tipo de chuva nas regiões Centro-Oeste e Sudeste no verão. b) Na Figura 1, o número 4 representa a massa de ar tropical continental (mTc), quente e seca. Explique, do ponto de vista das transformações físicas da água, como essa massa de ar poderia ser responsável pelo atípico regime de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste ocorrido no verão 2013-2014.

Questão 15
2015Química

O processo de condenação por falsificação ou adulteração de produtos envolve a identificação do produto apreendido. Essa identificação consiste em descobrir se o produto é aquele informado e se os componentes ali contidos estão na quantidade e na concentração indicadas na embalagem. a) Considere que uma análise da ANVISA tenha descoberto que o comprimido de um produto apresentava 5,2 x 10-5mol do princípio ativo citrato de sildenafila. Esse produto estaria ou não fora da especificação, dado que a sua embalagem indicava haver 50 mg dessa substância em cada comprimido? Justifique sua resposta. b) Duas substâncias com efeitos terapêuticos semelhantes estariam sendo adicionadas individualmente em pequenas quantidades em energéticos. Essas substâncias são o citrato de sildenafila e a tadalafila. Se uma amostra da substância adicionada ao energético fosse encontrada, seria possível diferenciar entre o citrato de sildenafila e a tadalafila, a partir do teor de nitrogênio presente na amostra? Justifique sua resposta. Dados: Citrato de sildenafila (C22H30N6O4SC6H6O7; 666,7 g mol-1) e tadalafila (C22H19N3O4; 389,4 g mol-1).

Questão 16
2015Química

A figura abaixo mostra a porcentagem de saturação da hemoglobina por oxigênio, em função da pressão de O2, para alguns valores de pH do sangue. a) Devido ao metabolismo celular, a acidez do sangue se altera ao longo do aparelho circulatório. De acordo com a figura, um aumento da acidez do sangue favorece ou desfavorece o transporte de oxigênio no sangue? Justifique sua resposta com base na figura. b) De acordo com o conhecimento científico e a partir dos dados da figura, explique por que uma pessoa que se encontra em uma região de grande altitude apresenta dificuldades de respiração.

Questão 17
2015Química

Água potável pode ser obtida a partir da água do mar basicamente através de três processos. Um desses processos é a osmose reversa; os outros dois envolvem mudanças de fases da água. No processo denominado MSFD, a água do mar é aquecida, vaporizada e em seguida liquefeita. No outro, denominado FM, a água do mar é resfriada, solidificada e em seguida fundida. Nesses dois processos, a água líquida passa para outro estado de agregação e dessa forma se separa dos solutos presentes na água do mar. a) Considere a afirmação: Os processos industriais MSFD e FM são análogos a fenômenos naturais ao promoverem a separação e purificação da água; no entanto, nos processos MSFD e FM essa purificação necessita de energia, enquanto nos fenômenos naturais essa energia não é necessária. Responda inicialmente se concorda totalmente, concorda parcialmente ou discorda totalmente e só depois justifique sua escolha. b) Suponha que uma mesma quantidade de água dessalinizada fosse obtida por esses dois processos industriais até a primeira mudança de fase, a partir de água do mar a 25 C. Em qual dos dois processos, MSFD ou FM, a quantidade de energia envolvida seria maior? Justifique sua resposta. Dados: H2O(l) H2O(s); Hfus= - 6 kJ mol-1; H2O(l) H2O(g); Hvap = 42 kJ mol-1. Considerar que os processos MSFD e FM se baseiam nas transições de fases da água pura, em condições padrão, e que o calor específico da água do mar é constante em toda a faixa de temperatura.

Questão 18
2015Química

Entre os produtos comerciais engarrafados, aquele cujo consumo mais tem aumentado é a água mineral. Simplificadamente, pode-se dizer que há dois tipos de água mineral: a gaseificada e a não gaseificada. A tabela abaixo traz informações simplificadas sobre a composição de uma água mineral engarrafada. a) Na coluna relativa à quantidade não está especificada a respectiva unidade. Sabe-se, no entanto, que o total de cargas positivas na água é igual ao total de cargas negativas. Levando em conta essa informação e considerando que apenas os íons da tabela estejam presentes no produto, você escolheria, como unidade de quantidade, miligramas ou milimol? Justifique sua resposta. b) Levando em conta os dados da tabela e sua resposta ao item a, identifique o sal em maior concentração nessa amostra de água mineral, dando seu nome e fórmula. Justifique sua resposta.

Questão
2015Química

(Unicamp 2015)  Hot pack e cold pack são dispositivos que permitem, respectivamente, aquecer ou resfriar objetos rapidamente e nas mais diversas situações. Esses dispositivos geralmente contêm substâncias que sofrem algum processo quando eles são acionados. Dois processos bastante utilizados nesses dispositivos e suas respectivas energias estão esquematizados nas equações 1 e 2 apresentadas a seguir. NH4NO3(s) + H2O() NH4+(aq) + NO3-(aq) ΔH = 26 kJ mol-1 1 CaC2(s) + H2O() Ca2+(aq) + 2C-(aq) ΔH = - 82 kJ mol-1 2 De acordo com a notação química, pode-se afirmar que as equações 1 e 2 representam processos de  

Questão
2015Química

(Unicamp 2015) Um importante fator natural que contribui para a formação de óxidos denitrogênio na atmosfera são os relâmpagos. Considere um espaço determinado da atmosferaem que haja 20% em massa de oxigênio e 80% de nitrogênio, e que numa tempestade hajaapenas formação de dióxido de nitrogênio. Supondo-se que a reação seja completa,consumindo todo o reagente limitante, pode-se concluir que, ao final do processo, acomposição percentual em massa da atmosfera naquele espaço determinado seráaproximadamente igual a Dados: Equação da reação: N2 + O2 NO2 Massas molares em g mol-1 : N2= 28, O2= 32 e NO2= 46

Questão
2015Química

(Unicamp 2015) Muito se ouve sobre ações em que se utilizam bombas improvisadas. Noscasos que envolvem caixas eletrônicos, geralmente as bombas são feitas com dinamite (TNT - trinitrotolueno),mas nos atentados terroristas geralmente são utilizados explosivos plásticos,que não liberam odores. Cães farejadores detectam TNT em razão da presença de resíduos deDNT (dinitrotolueno), uma impureza do TNT que tem origem na nitração incompleta do tolueno.Se os cães conseguem farejar com mais facilidade o DNT, isso significa que, numa mesmatemperatura, esse composto deve ser

Questão
2015Química

(Unicamp 2015) Notícia 1       Vazamento de gás oxigênio nas dependências do Hospital e Maternidade São Mateus, Cuiabá, em 03/12/13. Uma empresária que atua no setor de venda de oxigênio disse ao Gazeta Digital que o gás não faz mal para a saúde. “Pelo contrário, faz é bem, pois é ar puro...”. Adaptado de http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/9/materia/405285. Acessado em 10/09/2014. Notícia 2       Vazamento de oxigênio durante um abastecimento ao pronto-socorro da Freguesia do Ó, zona norte de São Paulo, em 25/08/14. Segundo testemunhas, o gás que vazou do caminhão formou uma névoa rente ao chão. O primeiro carro que pegou fogo estava ligado. Ao ver o incêndio, os motoristas de outros carros foram retirar os veículos... Adaptado de http://noticias.r7.com/sao-paulo/cerca-de-40-pacientes-sao-transferidos-apos-incendio-emhospital-da-zona-norte-26082014. Acessado em 10/09/2014. Ficha de informações de segurança de uma empresa que comercializa esse produto. a) Levando em conta as informações fornecidas na questão, você concorda ou discorda da declaração da empresária na notícia 1? Justifique sua resposta. b) Após o vazamento descrito na notícia 2, motoristas tentaram retirar os carros parados, mas não tiveram êxito na sua tentativa. Qual deve ter sido a estratégia utilizada para que eles não tenham tido êxito? Justifique, do ponto de vista químico, a razão pela qual não deveriam ter utilizado essa estratégia.

Questão
2015Química

 (Unicamp 2015)  Um artigo científico recente relata um processo de produção de gás hidrogênio e dióxido de carbono a partir de metanol e água. Uma vantagem dessa descoberta é que o hidrogênio poderia assim ser gerado em um carro e ali consumido na queima com oxigênio. Dois possíveis processos de uso do metanol como combustível num carro – combustão direta ou geração e queima do hidrogênio – podem ser equacionados conforme o esquema abaixo:   CH3OH(g) + 3/2 O2(g) CO2(g) + 2 H2O(g) combustão direta CH3OH(g) + H2O(g) CO2(g) + 3 H2(g) H2(g) + 1/2 O2(g) H2O(g) geração e queima do hidrogênio De acordo com essas equações, o processo de geração e queima de hidrogênio apresentaria uma variação de energia  

Questão
2015Química

(Unicamp 2015)  Hot pack e cold pack são dispositivos que permitem, respectivamente, aquecer ou resfriar objetos rapidamente e nas mais diversas situações. Esses dispositivos geralmente contêm substâncias que sofrem algum processo quando eles são acionados. Dois processos bastante utilizados nesses dispositivos e suas respectivas energias estão esquematizados nas equações 1 e 2 apresentadas a seguir. NH4NO3(s) + H2O() NH4+(aq) + NO3-(aq) ΔH = 26 kJ mol-1 1 CaC2(s) + H2O() Ca2+(aq) + 2C-(aq) ΔH = - 82 kJ mol-1 2 De acordo com a notação química, pode-se afirmar que as equações 1 e 2 representam processos de  

Questão
2015Química

(UNICAMP 2015) Um artigo científico recente relata um processo de produção de gás hidrogênio e dióxido de carbono a partir de metanol e água. Uma vantagem dessa descoberta é que o hidrogênio poderia assim ser gerado em um carro e ali consumido na queima com oxigênio. Dois possíveis processos de uso do metanol como combustível num carro – combustão direta ou geração e queima do hidrogênio – podem ser equacionados conforme o esquema abaixo: De acordo com essas equações, o processo de geração e queima de hidrogênio apresentaria uma variação de energia

Questão
2015Química

(UNICAMP 2015) Hot pack e cold pack são dispositivos que permitem, respectivamente, aquecer ou resfriar objetos rapidamente e nas mais diversas situações. Esses dispositivos geralmente contêm substâncias que sofrem algum processo quando eles são acionados. Dois processos bastante utilizados nesses dispositivos e suas respectivas energias estão esquematizados nas equações 1 e 2 apresentadas a seguir.  De acordo com a notação química, pode-se afirmar que as equações 1 e 2 representam processos de  

Questão
2015Química

(UNICAMP 2015)Prazeres, benefícios, malefícios, lucros cercam o mundo dos refrigerantes. Recentemente, um grande fabricante nacional anunciou que havia reduzido em 13 mil toneladas o uso de açúcar na fabricação de seus refrigerantes, mas não informou em quanto tempo isso ocorreu. O rótulo atual de um de seus refrigerantes informa que 200 ml do produto contêm 21g de açúcar. Utilizando apenas o açúcar economizado pelo referido fabricante seria possível fabricar, aproximadamente,

NOVIDADES
Kuadro