Questões de História - UNICAMP

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 165
Questão 1
2020HistóriaGeografia

(UNICAMP - 2020 - 2 fase) Um dos eixos da bipolaridade escravista que unia a África à América portuguesa girava, justamente, na rota aberta entre as duas margens do mar por correntezas e ventos complementares. Na ida, a rota principal seguia o inverso dos ponteiros do relógio, no sentido dos ventos oeste-leste, entre o Trópico de Capricórnio e 305. Na volta, a rota principal seguia no sentido dos alísios de sudeste, abaixo da linha do Equador. Na medida em que se zarpava com facilidade de Pernambuco, da Bahia e do Rio de Janeiro até Luanda ou a Costa da Mina, e vice-versa, a navegação luso-brasileira que se desenvolveu naquelas rotas foi transatlântica e negreira. Vários tipos de trocas uniam as duas margens do oceano. (Adaptado de Luiz Felipe de Alencastro, O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 61 - 63.) Com base no excerto e em seus conhecimentos, responda às questões. a) Explique a direção dos ventos alísios no Atlântico Sul e a sua funcionalidade no transporte marítimo da África para o Brasil. b) Cite e explique um exemplo de relação estabelecida entre o Brasil e a África na época da colonização portuguesa na América.

Questão 2
2020HistóriaGeografiaSociologia

(UNICAMP - 2020 - 2 fase) Até hoje, a formação das classes médias esteve ligada à expansão da indústria e à elevação de seus níveis de produtividade. Historicamente, a indústria permitiu estruturar a representação política e sindical das categorias mais desfavorecidas da população em torno dos interesses que afetavam as grandes massas de trabalhadores. Já no contexto atual, marcado por um mundo menos industrializado e orientado para uma economia em que os serviços tendem a ser mais fragmentados e frequentemente artesanais ou informais, os interesses comuns dos trabalhadores são evidentemente muito mais difíceis de emergir. Considerando este quadro, a desindustrialização prematura dos países do Hemisfério Sul (com exceção do Leste Asiático) não é muito favorável a uma consolidação democrática. (Adaptado de Pierre Veltz, La société hyper-industrielle. Le nouveau capitalisme productif. Paris: Éditions du Seuil, 2017, p. 16.) Com base no texto e em seus conhecimentos, responda às questões. a) Que decreto-lei garantiu os principais direitos trabalhistas na Era Vargas e por que a menor presença de uma classe trabalhadora na indústria enfraquece os processos democráticos na contemporaneidade? b) Indique e explique qual foi a principal mudança estrutural ocorrida na economia brasileira nas duas últimas décadas.

Questão 8
2020HistóriaInglês

(UNICAMP - 2020) A peça publicitária

Questão 15
2020História

(UNICAMP - 2020 - 2 fase) Aps 1988, o Brasil incorporou sua agenda poltica importantes questes de natureza social, ambiental e de direitos individuais. Nessa linha, o pas participou ativamente das negociaes internacionais na defesa do meio ambiente sendo representado na Comisso Brundtland e organizando a Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que acabou sendo realizada no Rio de Janeiro, em 1992, e ficou conhecida como ECO-92. (Adaptado de Luiz Carlos Delorme Prado e Maria Antonieta P. Leopoldi, O fim do desenvolvimentismo: o governo Sarney e a transio do modelo econmico brasileiro, em Jorge Ferreira (org.), O Brasil Republicano: O tempo da Nova Repblica v. 5: Da transio democrtica crise poltica de 2016. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2018, p.74.) A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, responda s questes. a) Explique a importncia das escalas local e global definidas na ECO-92. b) Cite e explique uma meta socioambiental relativa s matrizes energticas do Planeta adotada pelos pases signatrios da ONU entre a Conferncia de 1992 e a Conferncia do Clima de 2015.

Questão 16
2020História

(UNICAMP - 2020 - 2 fase) Pode parecer inconcebvel que um crime de propores gigantescas como o Holocausto, que tambm um dos crimes mais bem documentados, estudados e testemunhados da histria, possa ser negado, especialmente hoje, quando so numerosos os meios de informao sobre o tema. (Adaptado de Bruno Leal Pastor de Carvalho, O negacionismo do Holocausto na internet. Faces da Histria, Assis, v. 3, n.1, jan.- jun. 2016, p. 6.) A partir do excerto e de seus conhecimentos, a) apresente dois aspectos do negacionismo histrico; b) analise o impacto da internet nos debates sobre o Holocausto no mundo contemporneo.

Questão 18
2020HistóriaGeografia

(UNICAMP - 2020 - 2 fase)O tntalo (Ta) um elemento metlico encontrado em baixssima concentrao na crosta terrestre. o rei da era digital, pois seu uso em capacitores tem contribudo para a miniaturizao de circuitos eletrnicos. Em Bandulu, no leste do Congo, onde as minas de coltan (columbita-tantalita) so abundantes, existe um nico painel solar para carregar os celulares, e os poucos que existem no so smartphones. A explorao de coltan no ordenada, uniforme ou pacfica. Analistas da geopoltica contempornea o consideram a estrela dos minerais de sangue. (Adaptado de Gemma Parellada, Viagem ao bero do coltan, o corao dos smartphones. Disponvel em https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/19/internacional/1455896992_924219.html. Acessado em 20/09/2019.) a) Que pas colonizou a atual Repblica Democrtica do Congo? Em que perodo se deu a independncia desse pas africano? b) Explique por que no h smartphones na regio do Congo referida, e por que o coltan considerado um dos minerais de sangue.

Questão 30
2020HistóriaFilosofiaSociologia

(Unicamp 2020) Uma cidade viva não é obra de um gênio: é obra de trabalhadores simples e de suas constantes conversas consigo própria. Uma cidade é um tecido em contínua evolução, retocado e reparado para nosso uso, no qual a ordem emerge através de uma mão invisível proveniente do desejo das pessoas em se relacionar bem com seus vizinhos. (Adaptado de Roger Scruton, Confissões de um herético. Belo Horizonte: Âyiné, 2017, p.133.) No trecho acima, a figura de linguagem mão invisível

Questão 55
2020HistóriaQuímica

(UNICAMP-2020) A catástrofe de Tchernóbil (1986) foi o mais grave desastre tecnológico do século XX. As explosões lançaram na atmosfera diversos elementos radioativos. Hoje, uma em cada cinco pessoas nas fronteiras da Bielorússia vive em território contaminado. Em consequência da ação constante de pequenas doses de radiação, a cada ano, cresce no país o número de doentes de câncer, de deficientes mentais, de pessoas com disfunções neuropsicológicas e com mutações genéticas. (Adaptado de Svetlana Aleksiévitch, Vozes de Tchernóbil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p.10.) A partir do documento acima e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

Questão 57
2020HistóriaFilosofia

(UNICAMP - 2020) O que é então o verossímil? Para encurtar: tudo aquilo em que a confiança é presumida. Por exemplo, os juízes nem sempre são independentes, os médicos nem sempre capazes, os oradores nem sempre sinceros. Mas presumese que o sejam; e, se alguém afirmar o contrário, cabe-lhe o ônus da prova. Sem esse tipo de presunção, a vida seria impossível; e é a própria vida que rejeita o ceticismo. (Olivier Reboul, Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 97-98.) Considerando o segundo Sermão da Quarta-feira de Cinza (1673), de Antonio Vieira, é correto afirmar que a presunção de confiança por parte do auditório cristão do século XVII decorre da

Questão 82
2020História

(Unicamp 2020) Os imperadores romanos que reinaram no século II administraram um vasto império. Eles se tornaram mais abertamente monárquicos e dinásticos, particularmente fora de Roma, onde não precisavam se preocupar com os humores do Senado. Emergiu uma corte itinerante que competia por influência. Comunidades provinciais enviavam um embaixador atrás do outro para acompanhar o imperador onde quer que ele pudesse estar. Poderiam encontrar Adriano às margens do Nilo ou supervisionando a construção da grande muralha que cruzava o norte da Britânia; ajudando a projetar seu templo de Vênus diante do Coliseu; fazendo um discurso para soldados na África. O império era governado de onde o imperador estivesse. (Adaptado de Greg Woolf, Roma. São Paulo: Cultrix, 2017, p. 204.) A partir da leitura do texto, assinale a alternativa correta.

Questão 83
2020História

(Unicamp 2020) O surgimento das primeiras universidades, nos séculos XII e XIII, marca um momento capital da história do Ocidente medieval. Em relação à época anterior, esse momento comportou elementos de continuidade e de ruptura. Os primeiros devem ser buscados na localização urbana das universidades, no conteúdo dos ensinamentos, no papel social dos homens de saber. Já os elementos de ruptura foram inicialmente de ordem institucional. No âmbito das instituições educativas, este sistema era novo e original. As comunidades autônomas dos mestres e dos estudantes eram protegidas pelas mais altas autoridades leigas e religiosas daquele tempo, permitindo tanto progressos no domínio dos métodos intelectuais e em sua difusão como uma inserção mais eficiente das pessoas de saber na sociedade da época. (Adaptado de J. Verger, Cultura, ensino e sociedade no ocidente nos séculos XII e XIII. Bauru: EDUSC, 2001, p.189-190.) Considerando o texto e seus conhecimentos sobre o período medieval, assinale a alternativa correta.

Questão 84
2020História

(Unicamp 2020) Em 1516, Thomas Morus criou a ideia de utopia, ao descrever uma ilha imaginária. Surgia um gênero literário, associado à história, à filosofia e à política. A lógica dessa ideia levou à construção de critérios universalmente válidos para cada atividade, com normas e códigos. Surgiram assim os tratados sobre o perfeito cortesão, sobre o perfeito homem do mundo, sobre a cidade perfeita. (Adaptado de Carlos Eduardo O. Berriel, Cidades Utópicas do Renascimento. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 56, n. 2. abr./jun. 2004. Disponível em http://cienciaecultura.bvs.br /scielo.php? script=sci_arttextpid=S0009-67252004000200021.) Considerando o texto acima e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

Questão 85
2020História

(Unicamp 2020) Na América Portuguesa do século XVI, a política europeia para os indígenas pressupunha também a existência de uma política indígena frente aos europeus, já que os Tamoios e os Tupiniquins tinham seus próprios motivos para se aliarem aos franceses ou aos portugueses. (Adaptado de Manuela Carneiro da Cunha, Introdução a uma história indígena. São Paulo: Companhia das Letras/Fapesp, 1992, p. 18.) Com base no excerto e nos seus conhecimentos sobre os primeiros contatos entre europeus e indígenas no Brasil, assinale a alternativa correta.

Questão 86
2020História

(Unicamp 2020) A partir das fontes visuais reproduzidas e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

Questão 87
2020História

(Unicamp 2020) Os números indicam que antes da abolição de 1888 restavam pouco mais de setecentos mil escravos no Brasil. Conforme estimativa do censo de 1872, elaborada pelo IBGE, a população total do país era de 9.930.478 habitantes. Isso indica que grande parte da população de cor (pretos e pardos) já havia adquirido a liberdade por seus próprios meios antes da Lei Áurea. (Adaptado de Wlamyra Albuquerque, A vala comum da raça emancipada: abolição e racialização no Brasil, breve comentário. História Social, Campinas, n. 19, p. 99, 2010.) Com base no excerto e nos conhecimentos sobre a história da liberdade no Brasil, assinale a alternativa correta.

NOVIDADES
Kuadro