(UNICENTRO - 2006) Nada contra o Estado, nada sem o Estado, nada fora do Estado. (Benito Mussolini In: AZEVEDO, Antnio Carlos do Amaral. Dicionrio de nomes, termos e conceitos histricos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. p. 438.) correto afirmar que esta frase caracteriza:
(UNICENTRO - 2006) Sobre o continente africano, considere as afirmativas a seguir. I. Apresenta importantes disparidades em suas realidades sociais, polticas e econmicas, alm de uma diversificao relevante em sua constituio fsico-natural. II. A chamada frica Branca, assim denominada pela alvura de seus areais, estende-se do deserto do Saara frica do Sul. III. Em virtude do baixo custo da mo-de-obra, emerge como o segundo continente em atrao de investimentos, perdendo apenas para a sia. IV. severamente penalizado por conflitos internos, ainda que o processo de descolonizao tenha sido deflagrado no sculo XX. Esto corretas apenas as afirmativas:
(UNICENTRO - 2006) Antes do amanhecer do dia seguinte tornei a sair com cavalos, pees e ndios e queimei dez povoados, onde havia mais de trs mil casas. Como trazamos a bandeira da cruz e lutvamos por nossa f e por servios de vossa sacra majestade, em sua real ventura nos deu Deus tanta vitria, posto que matamos muita gente sem que nenhum dos nossos sofresse dano. Pouco depois do meio-dia estvamos de volta ao nosso acampamento com a vitria obtida. No outro dia vieram mensageiros dos senhores dizendo que eles queriam ser vassalos de vossa alteza e meus amigos e que rogavam lhes perdoasse os erros do passado. (...) Eu respondi que eles haviam errado e feito o mal, mas que eu ficava contente em ser seu amigo e perdoar-lhe o que haviam feito. (CORTEZ, Hernan. A Conquista do Mxico. Porto Alegre: LPM, 1986, v. 2, p. 33.) Esse um trecho da carta enviada por Hernan Cortez, em 1519, ao imperador espanhol Carlos V, na qual relata os episdios da conquista do Mxico. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir. I. A conquista do Mxico efetivou-se de forma pacfica, pois os espanhis, que lutavam a servio dos comerciantes genoveses, conseguiram a adeso das populaes nativas com facilidade. II. Ao lado de mecanismos econmicos, a ideia de estar a servio de Deus e do Rei aparece como um duplo elemento moral, orientando as atividades das expedies de conquista das populaes nativas americanas. III. A guerra contra os muulmanos, imposta durante toda a Idade Mdia, influiu na cristianizao do direito de guerra e estabeleceu como central a ideia da guerra como castigo para a injustia, inspirando a definio da Guerra Justa. IV. O esprito de conquista espanhol, ligado ao esprito de cruzada que animava os conquistadores espanhis, produziu neles o sentimento da tolerncia com a diversidade cultural e racial. Esto corretas apenas as afirmativas:
(UNICENTRO - 2006) Madame de Stal, em sua obra de 1818, faz uma reflexo acerca das causas da Revoluo Francesa: Esta nova potncia adquiria cada dia mais fora e a nao libertava-se, por assim dizer, por si prpria. Enquanto foram s as classes privilegiadas a gozar de uma existncia fcil, podia governar-se o estado como uma corte, manejando habilmente as paixes e os interesses de alguns indivduos; mas assim que a segunda classe da sociedade, a mais numerosa e a mais ativa de todas, teve conscincia da sua importncia, tornava-se indispensvel a descoberta e aplicao de uma forma de governo melhor. (In: SHAFF, Adam. Histria e Verdade. Lisboa: Estampa, 1977. p. 24.) Com base no texto de Madame Stal e nos conhecimentos sobre o tema, correto afirmar:
(UNICENTRO - 2006) Os carniceiros desolaram as ilhas. Guanahani foi a primeira Nesta histria de martrios. Os filhos da argila viram partido Seu sorriso, ferida Sua frgil estatura de gamos, E nem mesmo na morte entendiam. Foram amarrados e feridos, Foram queimados e abrasados, Foram mordidos e enterrados. E quando o tempo deu sua volta de valsa O salo verde estava vazio. S ficavam ossos Rigidamente colocados Em forma de cruz, para maior Glria de Deus e dos homens [...] (NERUDA, Pablo. Canto Geral. 6. ed. So Paulo: Difel, 1984. p. 5.) correto afirmar que Pablo Neruda, em seu poema, refere-se ao evento da:
(UNICENTRO - 2006) Em um conto de 1965 O Sonho de Pongo o escritor e antroplogo peruano Jos Maria Arquedas representa o quadro das relaes entre o peo ndio e o grande senhor rural: Acho que s um cachorro. Ladra! lhe dizia. O homenzinho no podia ladrar. Pe-te de quatro patas! lhe ordenava ento. O pongo obedecia e dava alguns passos de quatro ps. Trota de lado como um co! continuava ordenando-lhe o fazendeiro. Ao final da narrativa, de acordo com o sonho do peo ndio, este e o seu patro haviam morrido e, juntos e nus, apresentaram-se diante de So Francisco. Este, aps ordenar ao mais belo dos anjos que cobrisse de mel o corpo do fazendeiro, e encarregasse o anjo mais ordinrio de lambuzar com excremento humano o corpo do peo, mandou que, lentamente e por muito tempo, um lambesse o outro. (ARGUEDAS, Jos Maria. El sueo del pongo y canciones quchuas tradicionales. Chile: Editorial Universitria de Chile, 1969.) Com base no conto do escritor peruano e nos conhecimentos sobre as relaes estabelecidas nas sociedades latino-americanas, considere as afirmativas a seguir. I. Arguedas, por meio da stira, recria as relaes sociais existentes no universo rural latino-americano e destaca a persistncia do quadro de entendimento e camaradagem entre patres e empregados, herdado do perodo colonial. II. Considerando a histrica desigualdade social nas sociedades latino-americanas, principalmente a posio subalterna dos ndios, o conto de Arguedas denota a existncia de um largo intercmbio entre a literatura e as relaes sociais reais. III. Arguedas, por compartilhar com a tese do necessrio aniquilamento das culturas autctones, recorre produo literria para propagar estratgias de insubordinao coletiva contra a presena indgena na sociedade peruana. IV. Atravs da fico, a literatura produzida por Arguedas recria e destri a tirania, isto , imaginando o presente sobre outra forma, a literatura possibilita a realizao de uma espcie de inveno do devir. Esto corretas apenas as afirmativas: