Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Sociologia - UNICENTRO 2016 | Gabarito e resoluções

1-5 de 5
Questão
2016Sociologia

(Unicentro 2016) As análises sociológicas de Émile Durkheim, ao mesmo tempo que demonstram a intenção em emancipar a sociologia das outras ciências, indicam a preocupação com as crises e problemas de sua época, ou o que esse autor denominou de estado de anomia da sociedade industrial. Em sua obra As Regras do Método Sociológico, Durkheim estabelece o método e o objeto de estudo da Sociologia. O domínio de toda a ciência deve corresponder ao universo empírico e se preocupar apenas com essa realidade, ou seja, o estudo metódico que conduz ao estabelecimento de leis explicativas dos fenômenos. A Sociologia seria uma ciência no meio de outras ciências positivas. (Adaptado de: RODRIGUES, J. A. (Org.). Émile Durkheim: sociologia. São Paulo: Ática, 1978. p.19-21; MARTINS, C. B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982. p.50-51.) Com base no texto e nos conhecimentos sociológicos de Durkheim sobre o estado de anomia da sociedade industrial, assinale a alternativa correta.

Questão
2016Sociologia

(UNICENTRO 2016) Leia o texto a seguir e responda questo. A sociologia no obra de um nico filsofo ou cientista, mas o resultado da elaborao de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situaes de existncia inauguradas pelas transformaes ocorridas nos sculos XVII, XVIII e XIX. Enquanto conhecimento cientfico, voltado para a explicao da evoluo da natureza humana e progresso da sociedade, a sociologia aparece com Auguste Comte, em um contexto histrico que coincide com os derradeiros momentos da desagregao da sociedade feudal e da consolidao da civilizao capitalista. (Adaptado de: MARTINS, C. R.O que sociologia.So Paulo: Brasiliense, 1982. p.10-16.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a sociologia de Auguste Comte, assinale a alternativa correta.

Questão
2016Sociologia

(UNICENTRO 2016) Leia o texto a seguir. Marx, ao analisar as origens da acumulao capitalista e a emergncia do Estado moderno, considerou fundamental o que chamou de acumulao primitiva quando a burguesia nascente precisava e empregava a fora do Estado para regular o salrio, isto , comprimi-lo dentro dos limites convenientes de mais valia, para prolongar a jornada de trabalho e para manter o prprio trabalhador num grau adequado de dependncia. Ainda sobre a atuao da burguesia na passagem do sistema de manufatura ao fabril, ressaltou a soberania poltica por ela conquistada junto ao Estado representativo moderno, transformando-o numa junta administrativa dos seus negcios e interesses. (Adaptado de: MARX, K.O Capital.Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1980. L.1. v.2. Cap.XXIV. p.854-855; MARX, K. et al O Manifesto Comunista 150 Anos Depois. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 1998. p.29-39.) Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a concepo de Estado moderno, em Marx.

Questão
2016Sociologia

(UNICENTRO 2016) Leia o texto a seguir. O conceito de modernizao refere-se a um feixe de processos cumulativos que se reforam mutuamente: a formao de capital e a mobilizao de recursos, o desenvolvimento das foras produtivas e o aumento da produtividade do trabalho, o estabelecimento de poderes polticos centralizados e a formao de identidades nacionais, a expanso de direitos de participao poltica, de formas urbanas de vida e de formao escolar formal, a secularizao de valores e normas. HABERMAS, J.O Discurso Filosfico da Modernidade.Trad. de Ana Maria Bernardo et al. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1998. p.14. Sobre o conceito de secularizao na constituio da modernizao, considere as afirmativas a seguir. I. Alude-se presena da orientao religiosa nos desgnios desconhecidos que o homem passa a trilhar. II. Infere-se a preservao dos direitos subjetivos luz dos direitos eternos firmados pela religio. III. Refere-se ao deslocamento dos preceitos normativos religiosos para a subjetividade das pessoas. IV. Trata-se da autonomia que as esferas sociais passaram a ocupar diante dos ditames impostos pela religio. Assinale a alternativa correta.

Questão
2016Sociologia

(UNICENTRO 2016) Leia o texto a seguir. Habermas defende a tese de que a tolerncia religiosa formulada nos sculos XVI contribuiu para o surgimento da democracia e sua legitimao nas sociedades ocidentais. A necessidade de vrios credos religiosos ressaltou a importncia da tolerncia, seja por imperiosidade mercantilista, seja para garantir a lei e a ordem, seja por questes morais e ticas. VELLOSO, C. M. S.; AGRA, W. M.Elementos de Direito Eleitoral.4.ed. So Paulo: Saraiva, 2014. p.23-24. Sobre a aproximao da tolerncia religiosa e da democracia, considere as afirmativas a seguir. I. A democracia permite a convivncia da diversidade e do mtuo respeito. II. A democracia legitima aordem social por meio da participao e do debate pblico. III. A democracia organiza a sociedade e seus valores a partir de liderana carismtica. IV. A democracia requer ordem e respeito por coao exercida em nome do Estado. Assinale a alternativa correta.

1-5 de 5