ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Unicentro 2016) As análises sociológicas de Émile

(Unicentro 2016) As análises sociológicas de Émile Durkheim, ao mesmo tempo que demonstram a intenção em emancipar a sociologia das outras ciências, indicam a preocupação com as crises e problemas de sua época, ou o que esse autor denominou de estado de anomia da sociedade industrial. Em sua obra As Regras do Método Sociológico, Durkheim estabelece o método e o objeto de estudo da Sociologia. O domínio de toda a ciência deve corresponder ao universo empírico e se preocupar apenas com essa realidade, ou seja, o estudo metódico que conduz ao estabelecimento de leis explicativas dos fenômenos. A Sociologia seria uma ciência no meio de outras ciências positivas.

(Adaptado de: RODRIGUES, J. A. (Org.). Émile Durkheim: sociologia. São Paulo: Ática, 1978. p.19-21; MARTINS, C. B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982. p.50-51.)

 Com base no texto e nos conhecimentos sociológicos de Durkheim sobre o estado de anomia da sociedade industrial, assinale a alternativa correta.

A

Para Durkheim, a situação de anomia das sociedades industriais tem como explicação os programas de mudança na distribuição de riquezas esboçados pelos socialistas.

B

Segundo Durkheim, o estado de anomia da sociedade industrial moderna tem como origem a reprodução das crises do estágio anterior de desenvolvimento da sociedade.

C

As análises de Durkheim demonstram que os antagonismos entre as classes são os fatores determinantes da anomia, dos problemas e das crises da moderna sociedade industrial.

D

Durkheim demonstra que a raiz da anomia, dos problemas e das crises da sociedade industrial é a fragilidade dos valores morais e o relaxamento dos laços sociais.

E

Durkheim define que o aumento da produtividade é o aspecto determinante para explicar a anomia em que a sociedade industrial de sua época se encontrava.