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Questões de Português - UNIFESP 2003 | Gabarito e resoluções

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Questão
2003Português

(Unifesp-2003) A questão seguinte baseia-se no poemaPneumotórax, do modernista Manuel Bandeira (1886-1968). Pneumotórax Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos. A vida inteira que podia ter sido e que não foi. Tosse, tosse, tosse. Mandou chamar o médico: - Diga trinta e três. - Trinta e três... trinta e três... trinta e três... - Respire. ............................................................................................... .... - O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado. - Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax? - Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino. (Manuel Bandeira, Libertinagem) Pneumotórax, palavra que dá título ao famoso poema deManuel Bandeira, é vocábulo constituído de dois radicaisgregos (pneum[o]- + -tórax). Significa o procedimentomédico que consiste na introdução de ar na cavidadepleural, como forma de tratamento de moléstiaspulmonares, particularmente a tuberculose. Talenfermidade é referida no diálogo entre médico epaciente, quando o primeiro explica a seu cliente que eletem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmãodireito infiltrado. Esta última palavra é formada com baseem um radical: filtro. Quanto à formação vocabular, otítulo do poema e o vocábulo infiltrado são constituídos,respectivamente, por

Questão
2003Português

(Unifesp-2003) A questão a seguir baseia-se no seguinte fragmento do romance O cortiço (1890), de Aluísio Azevedo (1857-1913). O cortiço Fechou-se um entra-e-sai de marimbondos defronte daquelas cem casinhas ameaçadas pelo fogo. Homens e mulheres corriam de cá para lá com os tarecos ao ombro, numa balbúrdia de doidos. O pátio e a rua enchiam-se agora de camas velhas e colchões espocados. Ninguém se conhecia naquela zumba de gritos sem nexo, e choro de crianças esmagadas, e pragas arrancadas pela dor e pelo desespero. Da casa do Barão saíam clamores apopléticos; ouviam-se os guinchos de Zulmira que se espolinhava com um ataque. E começou a aparecer água. Quem a trouxe? Ninguém sabia dizê-lo; mas viam-se baldes e baldes que se despejavam sobre as chamas. Os sinos da vizinhança começaram a badalar. E tudo era um clamor. A Bruxa surgiu à janela da sua casa, como à boca de uma fornalha acesa. Estava horrível; nunca fora tão bruxa. O seu moreno trigueiro, de cabocla velha, reluzia que nem metal em brasa; a sua crina preta, desgrenhada, escorrida e abundante como as das éguas selvagens, dava-lhe um caráter fantástico de fúria saída do inferno. E ela ria-se, ébria de satisfação, sem sentir as queimaduras e as feridas, vitoriosa no meio daquela orgia de fogo, com queultimamente vivia a sonhar em segredo a sua alma extravagante de maluca. Ia atirar-se cá para fora, quando se ouviu estalar o madeiramento da casa incendiada, que abateu rapidamente, sepultando a louca num montão de brasas. (Aluísio Azevedo. O cortiço) ___________________________________________________________________________________________________________________________________________ Em O cortiço, o caráter naturalista da obra faz com que o narrador se posicione em terceira pessoa, onisciente e onipresente, preocupado em oferecer uma visão críticoanalítica dos fatos. A sugestão de que o narrador é testemunha pessoal e muito próxima dos acontecimentos narrados aparece de modo mais direto e explícito em

Questão
2003Português

(UNIFESP - 2003) A questo a seguir baseia-se no seguinte fragmento do romance O cortio (1890), de Alusio Azevedo (1857-1913). O cortio Fechou-se um entra-e-sai de marimbondos defronte daquelas cem casinhas ameaadas pelo fogo. Homens e mulheres corriam de c para l com os tarecos ao ombro, numa balbrdia de doidos. O ptio e a rua enchiam-se agora de camas velhas e colches espocados. Ningum se conhecia naquela zumba de gritos sem nexo, e choro de crianas esmagadas, e pragas arrancadas pela dor e pelo desespero. Da casa do Baro saam clamores apoplticos; ouviam-se os guinchos de Zulmira que se espolinhava com um ataque. E comeou a aparecer gua. Quem a trouxe? Ningum sabia diz-lo; mas viam-se baldes e baldes que se despejavam sobre as chamas. Os sinos da vizinhana comearam a badalar. E tudo era um clamor. A Bruxa surgiu janela da sua casa, como boca de uma fornalha acesa. Estava horrvel; nunca fora to bruxa. O seu moreno trigueiro, de cabocla velha, reluzia que nem metal em brasa; a sua crina preta, desgrenhada, escorrida e abundante como as das guas selvagens, dava-lhe um carter fantstico de fria sada do inferno. E ela ria-se, bria de satisfao, sem sentir as queimaduras e as feridas, vitoriosa no meio daquela orgia de fogo, com que ultimamente vivia a sonhar em segredo a sua alma extravagante de maluca. Ia atirar-se c para fora, quando se ouviu estalar o madeiramento da casa incendiada, que abateu rapidamente, sepultando a louca num monto de brasas. (Alusio Azevedo. O cortio) O carter naturalista nessa obra de Alusio Azevedo oferece, de maneira figurada, um retrato de nosso pas, no final do sculo XIX. Pe em evidncia a competio dosmais fortes, entre si, e estes, esmagando as camadas de baixo, compostas de brancos pobres, mestios e escravos africanos. No ambiente de degradao de um cortio, o autor expe um quadro tenso de misrias materiais e humanas. No fragmento, h vrias outras caractersticas do Naturalismo. Aponte a alternativa em que as duas caractersticas apresentadas so corretas

Questão
2003Português

(Unifesp-2003) Eça de Queirós fez parte da chamada geração de 1870, que lutou ferrenhamente contra a ordem social lisboeta, passional e romântica, liderada, politicamente, pela monarquia, pela burguesia e pelo clero. Além dele, foram figuras importantes dessa geração

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2003Português

(Unifesp-2003) A questão a seguir baseia-se no seguinte fragmento do romance O cortiço (1890), de Aluísio Azevedo (1857-1913). O cortiço Fechou-se um entra-e-sai de marimbondos defronte daquelas cem casinhas ameaçadas pelo fogo. Homens e mulheres corriam de cá para lá com os tarecos ao ombro, numa balbúrdia de doidos. O pátio e a rua enchiam-se agora de camas velhas e colchões espocados. Ninguém se conhecia naquela zumba de gritos sem nexo, e choro de crianças esmagadas, e pragas arrancadas pela dor e pelo desespero. Da casa do Barão saíam clamores apopléticos; ouviam-se os guinchos de Zulmira que se espolinhava com um ataque. E começou a aparecer água. Quem a trouxe? Ninguém sabia dizê-lo; mas viam-se baldes e baldes que se despejavam sobre as chamas. Os sinos da vizinhança começaram a badalar. E tudo era um clamor. A Bruxa surgiu à janela da sua casa, como à boca de uma fornalha acesa. Estava horrível; nunca fora tão bruxa. O seu moreno trigueiro, de cabocla velha, reluzia que nem metal em brasa; a sua crina preta, desgrenhada, escorrida e abundante como as das éguas selvagens, dava-lhe um caráter fantástico de fúria saída do inferno. E ela ria-se, ébria de satisfação, sem sentir as queimaduras e as feridas, vitoriosa no meio daquela orgia de fogo, com que ultimamente vivia a sonhar em segredo a sua alma extravagante de maluca. Ia atirar-se cá para fora, quando se ouviu estalar o madeiramento da casa incendiada, que abateu rapidamente, sepultando a louca num montão de brasas. (Aluísio Azevedo. O cortiço) _________________________________________________________________________________________________________________________________________ Releia o fragmento de O cortiço, com especial atenção aos dois trechos a seguir. Ninguém se conhecia naquela zumba de gritos sem nexo, e choro de crianças esmagadas, e pragas arrancadas pela dor e pelo desespero. (...) E começou a aparecer água. Quem a trouxe? Ninguém sabia dizê-lo; mas viam-se baldes e baldes que se despejavam sobre as chamas. No fragmento, rico em efeitos descritivos e soluções literárias que configuram imagens plásticas no espírito do leitor, Aluísio Azevedo apresenta características psicológicas de comportamento comunitário. Aponte a alternativa que explicita o que os dois trechos têm em comum

Questão
2003Português

(Unifesp 2003) A questo seguinte baseia-se no poema concreto Epithalamium II, de Pedro Xisto (1901-1987). (in: Logogramas, 1966. www.ubu.com/historical/xisto) Pressupostos tericos da Poesia Concreta propem a realizao de um poema-objeto, isto , uma obra que informa por meio de sua prpria estrutura (estrutura = contedo); valoriza, entre outros elementos, o espao em branco da pgina, como produtor de sentidos, e a utilizao de formas visuais. Em vrias edies de Epithalamium II (epitalmio = canto ou poema nupcial), aparecem as seguintes indicaes: he = ele; = e; S = serpens; h = homo;e = Eva. Observe o poema, e, mediante as indicaes do autor, aponte, dentre as alternativas, aquela que mais se aproxima da mensagem da obra.

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