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Questões de Filosofia - UNISC | Gabarito e resoluções

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Questão
2017Filosofia

(Unisc 2017) Na última década, entre os investimentos mais significativos do Governo Federal está a Educação. Dada uma série de fatores econômicos e políticos, externos e internos à Nação, o orçamento da União prevê uma redução drástica no orçamento da educação que certamente repercutirá nos dois programas mais significativos de financiamento para estudantes de Universidades privadas e comunitárias. Das alternativas abaixo, assinale aquela que contempla os dois programas aqui destacados.

Questão
2016Filosofia

(UNISC - 2016/2) O cenrio poltico contemporneo mais do que nunca evidencia a necessidade de se retornar ao grande clssico da poltica O Prncipe de Nicolau Maquiavel. Essa obra, escrita no incio do sculo XVI, teve como motivao principal discutir as articulaes polticas necessrias para levar a cabo o projeto de unificao da Pennsula Itlica, que no se concretizou nesse perodo. Na obra, o autor

Questão
2015Filosofia

(UNISC 2015/2) No Livro X daRepblica, Plato defende a tese de que os poetas no tm lugar no estado ideal por ele proposto. Essa recusa em aceitar os poetas se deve

Questão
2014Filosofia

(UNISC - 2014/2) A alegoria da caverna, de Plato, retrata as diferentes etapas da educao de um filsofo ao sair do mundo das sombras (das aparncias) para alcanar o conhecimento verdadeiro. Uma vez alcanado esse conhecimento, ele (o filsofo) deve voltar caverna para orientar os demais a assumirem o governo da cidade. Assinale a alternativa que identifica os dois pontos de vista segundo os quais a anlise da alegoria da caverna realizada nesse contexto.

Questão
2013Filosofia

(UNISC - 2013) Um dos problemas principais da Filosofia Poltica o de determinar a natureza do Estado, entendido como sociedade politicamente organizada. Essa questo comeou a ser debatida na Filosofia Antiga e foi retomada, depois, na Idade Moderna pela ocasio do surgimento dos Estados Nacionais modernos, constituindo um tema central tanto da tradio liberal quanto do pensamento marxista. Considere agora as seguintes afirmaes sobre esse assunto: I. Para Aristteles, como para os sofistas, a natureza do Estado artificial. Surge de um acordo implcito por meio do qual alguns grupos humanos colocaram um fim em suas disputas. II. Segundo Aristteles, os homens tm tendncia a viver em sociedade porque no podem se bastar a si mesmos. III. Hobbes considerava que o Estado surgiu por meio de um acordo implcito por meio do qual os indivduos abriram mo de seu direito de revidar os danos sofridos pela ao de outra pessoa, fazendo justia pelas suas mos, e transferiram esse direito a um terceiro impessoal: o Estado. IV. Para Locke, os indivduos no tm direito propriedade privada e o nico proprietrio deve ser o Estado. V. Para Marx, os estados nacionais, criados pela burguesia, representam os interesses de todas as classes sociais. Assinale a alternativa correta.

Questão
2013Filosofia

(Unisc 2013) O problema da mímesis em Platão e Aristóteles até hoje tem ressonância no mundo contemporâneo. Grande parte do público recusa a arte produzida na contemporaneidade por conta da estética platônica. Aristóteles liberta a arte dos limites determinados por Platão e afirma que

Questão
2012Filosofia

(UNISC - 2012) A partir do sculo XVI, com o surgimento das monarquias nacionais e o desenvolvimento do capitalismo, as concepes de poder foram elaboradas para se ajustarem aos novos tempos. Um dos grandes pensadores dessa poca, responsvel tambm pela inaugurao do pensamento poltico moderno e que afirmou ser o poder forjado nas relaes humanas e, como tal, pertence a esse mundo, foi

Questão
2012Filosofia

(UNISC -2012) Na obra de Aristteles, a tica uma cincia prtica, concepo distinta da de Plato, referida a um tipo de saber voltado ao. Na tica a Nicmaco, Aristteles destaca uma excelncia moral determinante para a constituio de uma vida virtuosa. Esta excelncia moral to importante

Questão
2012Filosofia

(UNISC - 2012) Nas suas Meditaes, o filsofo estoico Marco Aurlio escreveu: Na vida de um homem, sua durao um ponto, sua essncia, um fluxo, seus sentidos, um turbilho, todo o seu corpo, algo pronto a apodrecer, sua alma, inquietude, seu destino, obscuro, e sua fama, duvidosa. Em resumo, tudo o que relativo ao corpo como o fluxo de um rio, e, quanto alma, sonhos e fluidos, a vida uma luta, uma breve estadia numa terra estranha, e a reputao, esquecimento. O que pode, portanto, ter o poder de guiar nossos passos? Somente uma nica coisa: a Filosofia. Ela consiste em abster-nos de contrariar e ofender o esprito divino que habita em ns, em transcender o prazer e a dor, no fazer nada sem propsito, evitar a falsidade e a dissimulao, no depender das aes dos outros, aceitar o que acontece, pois tudo provm de uma mesma fonte e, sobretudo, aguardar a morte comcalma e resignao, pois ela nada mais que a dissoluo dos elementos pelos quais so formados todos os seres vivos. Se no h nada de terrvel para esses elementos em sua contnua transformao, por que, ento, temer as mudanas e a dissoluo do todo? Considere as seguintes afirmativas sobre esse texto: I. Marco Aurlio nos diz que a morte um grande mal. II. Segundo Marco Aurlio, devemos buscar a fama, a riqueza e o prazer. III. Segundo Marco Aurlio, conseguindo fama, podemos transcender a finitude da vida humana. IV. Para Marco Aurlio, a filosofia valiosa porque nos permite compreender que a morte parte de um processo da natureza e assim evita que nos angustiemos por ela. V. Para Marco Aurlio, s a f em Deus e em Cristo pode libertar o homem do temor da morte. VI. Para Marco Aurlio, o homem participa de uma realidade divina. Assinale a alternativa correta.

Questão
2012Filosofia

(Unisc 2012) “Na galeria de ícones nacionais, a invenção social do Brasil como terra do samba representa uma imagem que perdura até os dias de hoje, atravessando os tempos apesar de todos os contratempos no terreno da música popular brasileira. Denominador comum da propalada identidade cultural brasileira no segmento da música, o samba urbano teve que enfrentar um longo e acidentado percurso até deixar de ser um artefato cultural marginal e receber as honras da sua consagração como símbolo nacional. Essa história, cujo ponto de partida pode ser recuado até a virada dos séculos XIX e XX, foi toda ela permeada por idas e vindas, marchas e contramarchas, descrevendo, dialeticamente uma trajetória que desconhece qualquer traçado uniforme ou linear.[...] Nos últimos anos da década de 20 do século passado, um terremoto de efeito prolongado abalou, de alto a baixo, a música popular brasileira. Seu epicentro foi o bairro de Estácio de Sá, encravado entre o Morro de São Carlos e o Mangue, nas proximidades da zona central do Rio de Janeiro. Reduto de gente pobre, com grande contingente de pretos e mulatos, era um prato cheio para as associações que normalmente se estabelecem entre classes pobres e “classes perigosas”. Daí viverem cercados de especial atenção por parte da polícia. Berço do novo samba urbano, o Estácio não terá, todavia, exclusividade no seu desenvolvimento. Quase simultaneamente, o “samba carioca”, nascido na “cidade”, iria galgar as encostas dos morros e se alastrar pela periferia afora, a ponto de, com o tempo, ser identificado como “samba de morro”. Até impor-se como tal e, mais, como ícone nacional, uma batalha, ora estridente, ora surda, teve que ser travada.”PARANHOS, A. A invenção do Brasil como terra do samba: os sambistas e sua afirmação social. História (São Paulo) [en línea] 2003, vol. 22 [citado 2012-04-20]. Disponible en Internet: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=221014788004. ISSN 0101-9074 . I. O texto aborda a descaracterização do samba como música negra junto à sociedade brasileira contemporânea.II. O texto reflete como um gênero musical com vínculos de pertencimento étnico se tomou símbolo nacional da cultura brasileira.III. A forma do samba que se tornou um ícone nacional era inicialmente marginal e urbana.IV. O autor demonstra, pelo texto, considerar que a identidade brasileira é socialmente construída. Assinale a alternativa correta.

Questão
2012Filosofia

(UNISC - 2012) Nos livros II e III, Plato, atravs de Scrates, discute sobre as artes no contexto da educao dos guardies. J no livro X, ele trata de vrios tipos de prticas artsticas, que devem ser consideradas na cidade como um todo, no somente nas instituies pedaggicas. Nesse ltimo livro, Scrates duro ao afirmar que a poesia (imitativa) deve ser inteiramente excluda da cidade (595a). Em que obra essa recusa de Scrates est registrada?

Questão
2010Filosofia

(UNISC INVERNO - 2010) Aristteles (384-322 a. C.), alm de descrever as diversas constituies, estabeleceu uma tipologia das formas de governo que se tornou clssica. Para tanto, utilizou-se de dois critrios: quantidade (um, poucos, muitos a governar) e valor (boas ou ms). As boas formas de governo, no entendimento de Aristteles, so monarquia, aristocracia e democracia. Assinale, abaixo, a alternativa que, de modo correto e respectivamente, considerando as formas boas apresentadas acima, indica as formas corrompidas (ms) de governo para Aristteles.

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