(UNISC - 2014/2)
A “alegoria da caverna”, de Platão, retrata as diferentes etapas da educação de um filósofo ao sair do mundo das sombras (das aparências) para alcançar o conhecimento verdadeiro. Uma vez alcançado esse conhecimento, ele (o filósofo) deve voltar à caverna para orientar os demais a assumirem o governo da cidade. Assinale a alternativa que identifica os dois pontos de vista segundo os quais a análise da “alegoria da caverna” é realizada nesse contexto.
Político, pois o filósofo conhece a arte de governar; e educacional, pois o filósofo é o único que se preparou para governar.
Educacional, pois o filósofo é o único que se preparou para governar; e religioso, porque o filósofo tem consciência de sua missão no mundo.
Científico, pois o filósofo detém a ciência da arte de governar; e epistemológico, pois o filósofo volta para despertar nos demais o conhecimento verdadeiro.
Político, pois o filósofo conhece a arte de governar; e científico, pois o filósofo detém a ciência da arte de governar.
Epistemológico, pois o filósofo volta para despertar nos demais o conhecimento verdadeiro; e político, pois o filósofo conhece a arte de governar.