ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Upe-ssa 1 2018) Leia o texto a seguir:Murmurava a

(Upe-ssa 1 2018)  Leia o texto a seguir:

“Murmurava a Vaca Mocha no ouvido do Papagaio: "Onde já se viu uma coisa igual? Uma andorinha namorando com um gato? E o Papagaio retrucava: "Onde já se viu a andorinha Sinhá andar pelos cantos escondida com o gato Malhado?" Tem uma lei, uma velha lei, pombo com pomba, pato com pata, pássaro com pássaro, cão com cadela e gato com gata. E a Pomba murmurava ao Pombo num cochicho: "É o fim do mundo, os tempos são outros, perdeu-se o respeito a todas as leis." Murmurava o Cachorro no ouvido da Cadela: "Pobre Andorinha, passeia com o Gato, mal sabe ela que ele deseja apenas um dia almoçá-la." E o Pato dizia à Pata Pepita: "Reprovo o desairoso proceder dessa tonta Andorinha." O pai da Andorinha disse zangado à mãe da andorinha: "Nossa filha vai mal, anda às voltas com o Gato Malhado." A mãe respondeu: "Nossa filha é uma tola, precisa casar." O pai perguntou: "Casar, mas com quem?" A mãe respondeu: "Com o Rouxinol.”

Fonte: O gato malhado e a andorinha Sinhá. Jorge Amado. Companhia das Letrinhas. (Adaptado).

Tomando por base o desenvolvimento embrionário dos animais citados no texto, assinale a alternativa CORRETA.

A

Nos ovos da pata Pepita e nos mamíferos monotremados, como o gato e a cadela, o saco vitelínico é a primeira membrana extraembrionária a se formar; é repleta de líquido que amortece o choque mecânico e permite a mobilidade do embrião.

B

Todos os animais destacados em negrito no texto possuem anexos embrionários, tais como o saco vitelínico e a placenta, que permitem a comunicação nutricional entre a mãe e o embrião.

C

O gato malhado é um mamífero placentário; o ovo desse animal é do tipo telolécito, enquanto na andorinha, que é uma ave, o ovo é do tipo oligolécito.

D

No rouxinol e em mamíferos placentários, como a vaca Mocha, a fecundação é interna; no entanto, no rouxinol, o desenvolvimento embrionário ocorre fora do corpo materno.

E

O padrão de segmentação dos ovos dos animais é definido apenas pela quantidade de vitelo. Na vaca Mocha e no gato malhado, a segmentação é do tipo holoblástica e discoidal e, na pata e na pomba, do tipo holoblástica e igual.