Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UPE 2016 | Gabarito e resoluções

1-10 de 10
Questão
2016Biologia

(UPE 2016) Com base no cladograma simplificado dos vertebrados, assinale aalternativa CORRETA.

Questão
2016Biologia

(UPE 2016) Há 4 bilhões de anos, a atmosfera da Terra não continha oxigênio, mas, outros gases, como metano, amônia e vapor dágua, dentre outros. A Terra primitiva não sustentava a vida. A abiogênese teria ocorrido uma vez na história do planeta, no início de tudo. A figura abaixo ilustra a sequência da Teoria da Sopa Primordial, testada por Stanley Miller e Harold Urey (1953), que bombardearam, com raios UV e descarga de eletricidade, uma sopa feita com água, amônia, metano e hidrogênio. Assinale a alternativa CORRETA que represente os produtos (A, B, C) e os catalisadores (I e II), conforme o esquema acima.

Questão
2016Biologia

(UPE 2016) Sobre o desenvolvimento embrionário após a fecundação, observe as figuras abaixo: A figura A representa o tipo de ovo e sua segmentação, e a figura B, os animais que possuem essa fase em seu desenvolvimento embrionário. Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA correspondência entre o tipo de ovo, a segmentação e o exemplo animal, conforme as figuras A e B.

Questão
2016Biologia

(UPE 2016) Leia o texto a seguir: ... certos microrganismos continuam a causar preocupao. Um levantamento da Organizao Mundial da Sade em 114 pases indicou que a resistncia de bactrias a antibiticos atualmente um fenmeno global. De acordo com o relato, vrias espcies, incluindo Escherichia coli, que causa diarreias, Streptococcus pneumonia e Neisseria gonorrhea, adquiriram resistncia a antibiticos. Disponvel em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/06/16/aliancas-com-os-microbios/ Acesso em: julho 2015. Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA proposio sobre as bactrias e o aumento da variabilidade gentica, possibilitando a resistncia aos antibiticos.

Questão
2016Biologia

(UPE 2016) O Brasil um pas megabiodiverso, pois quase todo o seu territrio est inserido numa zona tropical, quente e mida, propiciando a abundncia de muitas espcies da fauna e da flora. Entretanto, parte das nossas florestas foram substitudas por reas urbanas e agrcolas, permitindo a aproximao humana e a dos animais domsticos ou domesticados com os animais silvestres e seus habitats. Assim, com o decorrer do tempo, as modificaes impostas pela atividade humana como tambm o aumento populacional e a poluio fizeram disseminar agentes infecciosos em quase todo o territrio brasileiro, chegando at aos ambientes mais preservados. Sobre isso, observe a tabela a seguir: Obs.: caso exista alguma dificuldade para enxergar a tabela, por sugesto de uma aluna, segue a mesma por extenso: Os itens que relacionam CORRETAMENTE a zoonose (A) com as principais fontes de infeco (B) reservatrios e a via de transmisso (C) so, apenas, os seguintes:

Questão
2016Biologia

(UPE 2016) Uma das funções vitais mais importantes dos animais é a respiração. Por meio dela, o organismo realiza as trocas gasosas, que consistem em eliminar o gás carbônico e obter o oxigênio, adquirindo-se, dessa forma, energia. A imagem a seguir representa esquematicamente quatro tipos de superfícies respiratórias relacionadas, respectivamente, a quatro tipos de animais. Com base nas figuras e nos conhecimentos sobre respiração, analise as afirmativas a seguir: I. No esquema I, observa-se que a superfície respiratória em uma tartaruga encontra-se disposta ao longo do seu corpo, levando-a a respirar tanto na água como no ar úmido. II. No esquema II, observa-se que a superfície respiratória se encontra totalmente em contato com o meio, sendo característico de peixes e salamandras. III. No esquema III, observa-se que a superfície respiratória é sacular, a exemplo dos sacos aéreos que realizam troca com o meio, como ocorre em sapos, pombos e coelhos. IV. No esquema IV, observa-se que a superfície respiratória do animal encontra-se em contato com o meio através das aberturas chamadas espiráculos. Essa estrutura é típica de insetos, como a barata. Estão CORRETAS

Questão
2016Biologia

(UPE 2016) O coqueiro, Cocus nucifera, é uma das espécies de palmeira com maior distribuição na zona tropical, por causa de sua pouca exigência nutricional e de sua facilidade em se dispersar pelos mares e ter um sistema de sustentação resistente aos fortes ventos e ao solo arenoso do litoral. O seu caule apresenta nós e entrenós bem visíveis, mas com folhas apenas no ápice, que, por sua vez, é classificado como

Questão
2016Biologia

(UPE 2016) Uma das estratégias de leitura de tudo o que está externo e interno ao corpo está relacionada aos sentidos. Por meio deles, a espécie humana percebe possíveis perigos à sua integridade, detecta fatores ambientais, entre outros aspectos, enfim, um monitoramento do ambiente interno e externo ao corpo. Dessa forma, quanto mais informações e detalhes os sentidos apresentarem, melhores serão as chances de adaptação e sobrevivência. Assim, esses órgãos são considerados uma janela para o mundo. Em relação aos órgãos dos sentidos, analise as afirmativas a seguir: I. As células sensoriais do olfato e do paladar, respectivamente, permitem ao animal sentir aroma dos alimentos ingeridos como também distinguir os sabores salgado, doce, amargo, azedo e o umami, sendo este último sabor produzido por algumas moléculas dispersas no ar. II. Os olhos, além de revelarem emoções, são estruturas, que apresentam fotorreceptores os quais permitem colher diversas informações do meio, tais como as cores e a luminosidade, percepções relacionadas aos cones e bastonetes, respectivamente. III. As substâncias químicas precisam estar dissolvidas na película de água que cobre os órgãos dos sentidos nas cavidades nasais, para que possam impressionar os receptores olfativos. IV. Os sentidos da audição e do equilíbrio são percebidos pelos receptores do ouvido externo que são estruturas especializadas na percepção de sons e na análise da posição do corpo. V. Os mecanorreceptores e quimiorreceptores são receptores do tato que estão localizados próximos à superfície do corpo, possibilitando aos animais a percepção de texturas e da temperatura de um ambiente, entre outras. Estão CORRETAS apenas

Questão
2016Biologia

(UPE 2016) Estudando para um processo avaliativo, cinco amigos discutiam sobre caractersticas genticas. Observe o dilogo vivido entre eles. Assinale a alternativa que conclui, de forma CORRETA, os argumentos e questionamentos acima.

Questão
2016Biologia

(UPE2016) Os manguezais são florestas inundadas diariamente pelas marés, com árvores adaptadas às variações de salinidade ao longo do dia. Essa incrível adaptação aconteceu há 50 milhões de anos, quando as angiospermas evoluíram a fim de conquistar o ambiente estuarino. Entretanto, outras adaptações foram necessárias à conquista definitiva do ambiente do entremarés. Quanto à reprodução e à dispersão das espécies típicas de mangues, é CORRETO afirmar que produzem

1-10 de 10