ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UPE 2016) Uma das funções vitais mais importantes

(UPE 2016) Uma das funções vitais mais importantes dos animais é a respiração. Por meio dela, o organismo realiza as trocas gasosas, que consistem em eliminar o gás carbônico e obter o oxigênio, adquirindo-se, dessa forma, energia. A imagem a seguir representa esquematicamente quatro tipos de superfícies respiratórias relacionadas, respectivamente, a quatro tipos de animais.

Com base nas figuras e nos conhecimentos sobre respiração, analise as afirmativas a seguir:


I. No esquema “I”, observa-se que a superfície respiratória em uma tartaruga encontra-se disposta ao longo do seu corpo, levando-a a respirar tanto na água como no ar úmido.
II. No esquema “II”, observa-se que a superfície respiratória se encontra totalmente em contato com o meio, sendo característico de peixes e salamandras.
III. No esquema “III”, observa-se que a superfície respiratória é sacular, a exemplo dos sacos aéreos que realizam troca com o meio, como ocorre em sapos, pombos e coelhos.
IV. No esquema “IV”, observa-se que a superfície respiratória do animal encontra-se em contato com o meio através das aberturas chamadas espiráculos. Essa estrutura é típica de insetos, como a barata.


Estão CORRETAS
 

A

I e II.
 

B

I e III.
 

C

III e IV.

D

II e III.
 

E

II e IV.