Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - VUNESP | Gabarito e resoluções

1-11 de 11
Questão
2019Química

(VUNESP 2019) Em uma aula de laboratrio de qumica, foi realizado um experimento que consistiu em adicionar em um bquer 300 g de gua, em temperatura ambiente, e certa quantidade do sal sulfato de magnsio hexaidratado (MgSO4. 6H2O) at formar uma soluo saturada com corpo de fundo. Essa mistura foi aquecida at completa solubilizao do sal, que ocorreu quando a temperatura atingiu 50 C. Na sequncia, deixou-se a soluo resfriar at 20 C e verificou-se novamente a presena do sal cristalizado no fundo do bquer. Foram fornecidos aos alunos os dados de solubilidade desse sal nas duas temperaturas medidas. Com as informaes fornecidas, foram calculadas as massas do sal presente na soluo a 50 C e do sal cristalizado a 20 C. Esses resultados so corretamente apresentados, nessa ordem, em:

Questão
2009Química

(VUNESP - 2009) Os sais de chumbo constituem-se num grave problema ambiental, pois se ingeridos provocam doenas neurolgicas irreversveis. Numa indstria, quer-se desenvolver um mtodo eletroqumico para depositar chumbo metlico no tratamento do seu efluente. Considere os seguintes valores de potenciais padro de reduo em meio cido: O metal mais adequado dentre estes, para ser utilizado como nodo no processo,

Questão
2008Química

(VUNESP-2008) Considere a equação química a seguir, que apresenta a reação entre dois aminoácidos produzindo um dipeptídio. Excluindo as funções amina e ácido carboxílico, comuns a todos os aminoácidos, as demais funções presentes na molécula do dipeptídio são:

Questão
2008Química

Dada a reao exotrmica: a alterao que favorece a formao dos produtos a elevao da

Questão
2007Química

(VUNESP-2007) Cientistas russos conseguem isolar o elemento 114 superpesado. (Folha Online, 31.05.2006.) Segundo o texto, foi possível obter o elemento 114 quando um átomo de plutônio-242 colidiu com um átomo de cálcio- 48, a 1/10 da velocidade da luz. Em cerca de 0,5 segundo, o elemento formado transforma-se no elemento de número atômico 112 que, por ter propriedades semelhantes às do ouro, forma amálgama com mercúrio. O provável processo que ocorre é representado pelas equações nucleares: Com base nestas equações, pode-se dizer que a e b são, respectivamente:

Questão
2006Química

(VUNESP - 2006) As radiaes nucleares podem ser extremamente perigosas ao ser humano, dependendo da dose, pois promovem a destruio das clulas, queimaduras e alteraes genticas. Em 1913, os cientistas Frederick Soddy e Kasimir Fajans estabeleceram as leis das desintegraes por partculas alfa e beta. O elemento qumico trio-232 ( ) ao emitir uma partcula alfa transforma-se no elemento

Questão
2006Química

(VUNESP-2006) Os monossacarídeos são os carboidratos mais simples, onde o número de átomos de carbono pode variar de cinco, como nas pentoses, a seis carbonos, como nas hexoses. Os monossacarídeos glicose, frutose, manose e galactose estão representados a seguir. Os grupos funcionais presentes nessas moléculas são:

Questão
2006Química

(VUNESP-2006) As radiações nucleares podem ser extremamente perigosas ao ser humano, dependendo da dose, pois promovem a destruição das células, queimaduras e alterações genéticas. Em 1913, os cientistas Frederick Soddy e Kasimir Fajans estabeleceram as leis das desintegrações por partículas alfa e beta. O elemento químico tório-232 () ao emitir uma partícula alfa transforma-se no elemento

Questão
2006Química

(VUNESP - 2006) O equilbrio cido bsico do sangue pode ser representado como segue: CO2(g) + H2O H2CO3(aq) H2CO3(aq) 2H+(aq) + CO32-(aq) Assinale a alternativa que apresente dois fatores que combateriam a alcalose respiratria (aumento do pH sanguneo).

Questão
2005Química

(VUNESP - 2005) A gua potvel um recurso natural considerado escasso em diversas regies do nosso planeta. Mesmo em locais onde a gua relativamente abundante, s vezes necessrio submet-la a algum tipo de tratamento antes de distribu-la para consumo humano. O tratamento pode, alm de outros processos, envolver as seguintes etapas: I. manter a gua em repouso por um tempo adequado, para a deposio, no fundo do recipiente, do material em suspenso mecnica. II. remoo das partculas menores, em suspenso, no separveis pelo processo descrito na etapa I. III. evaporao e condensao da gua, para diminuio da concentrao de sais (no caso de gua salobra ou do mar). Neste caso, pode ser necessria a adio de quantidade conveniente de sais minerais aps o processo. s etapas I, II e III correspondem, respectivamente, os processos de separao denominados

Questão
1996Química

(Vunesp SP). A porcentagem em massa de carbono no clorofrmio, CHCl3, (massas molares, em g/mol: H = 1; C = 12, Cl = 35,5):

1-11 de 11