Conheça os diferentes tipos de vestibular de Medicina

Em todo o país, a carreira de Medicina costuma ser uma das mais desejadas. Seja pelo bem estar social, estabilidade no mercado ou próprio status, boa parte dos estudantes desejam ser médicos. Nesse sentido, é importante conhecer os diferentes tipos de vestibular que existem.
No caso do curso de Medicina, a concorrência é altíssima, o que faz com que o preparo seja tão importante. Cada instituição cobra os conteúdos de uma forma. Então, é importante se atentar a esse aspecto durante a preparação. Confira os tipos de vestibular mais comuns!

Vestibular tradicional

O vestibular tradicional é o processo seletivo mais conhecido de todos. Ele pode ser feito no último ano do ensino médio, mas, nos anos anteriores, o estudante também pode participar como treineiro.
Esse exame costuma ter duas fases. Na primeira, os candidatos resolvem questões objetivas e na segunda fazem as discursivas. Além disso, é necessário produzir uma redação.
Há instituições públicas e privadas que fazem a seleção para medicina por meio do vestibular tradicional. A Universidade de São Paulo (USP) é uma delas. Ela realiza o processo seletivo por meio da Fuvest, que ocorre anualmente.

Enem

Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também pode ser visto como um tipo de vestibular. Apesar de ser bastante diferente dos outros processos seletivos e de abrangência nacional, essa prova tem ajudado milhares de estudantes a ingressarem em medicina.
O Enem pode ser usado para concorrer a uma vaga pelo: SiSu, sistema de seleção em universidades públicas, ProUni, programa que garante bolsas de vagas em instituições privadas e até o FiEs, forma de financiamento de cursos pagos. Além das notas, os candidatos precisam preencher alguns requisitos para ingressar.
A prova do Enem é realizada em dois domingos consecutivos. Em um, os estudantes fazem a prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e uma redação. No outro dia, eles resolvem os conteúdos de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Matemática e Suas Tecnologias.
No total, os candidatos precisam responder 180 questões, divididas igualmente entre as áreas do conhecimento — ou seja, há 45 perguntas em cada categoria. Embora acertar bastante seja importante, para o Enem, o que vale é o estudante ir bem nos conteúdos fáceis.
Caso um candidato acerte a maior parte das questões difíceis e acerte poucas fáceis, o exame enxergará que ele “chutou” e sabe pouco. Essa avaliação é feita por meio da Teoria de Resposta do Item, uma metodologia que o Enem calcula com base em pré-testes.

Vestibular misto

Há ainda a possibilidade de você se deparar com um vestibular misto. Nesse tipo de seleção, o estudante utiliza a nota no Enem, mas também realiza uma prova própria. Na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), medicina é um dos cursos em que o candidato deve fazer esse tipo de vestibular.
A prova da instituição é realizada em dois dias. No primeiro, os candidatos fazem 45 questões de Português, Inglês e realizam uma redação. No outro dia, as provas incluem 20 perguntas dissertativas das disciplinas de Química, Física, Biologia e Matemática.

Vestibular seriado

No vestibular seriado, o estudante pode fazer o processo seletivo aos poucos. Acontece da seguinte forma: durante o ensino médio, os candidatos realizam testes, mas apenas no último ano é que decidem o curso.
Esse tipo de avaliação também é conhecida como PAS (Processo de Avaliação Seriada). Diferentemente dos vestibulares abertos apenas para os concluintes do ensino médio, o seriado consegue avaliar o conhecimento contínuo dos estudantes. A Universidade de Brasília (UnB) é uma das instituições que faz o vestibular seriado.

Vestibular agendado

O vestibular agendado é igual ao tradicional, porém, o estudante pode escolher a data em que deseja realizar. As avaliações costumam acontecer no mesmo mês, geralmente, no fim do ano.
As instituições privadas é que costumam fazer o vestibular dessa forma. Nele, há uma prova objetiva e uma redação. Basta o estudante se inscrever e escolher a data que acha melhor, dentre as que a universidade disponibiliza.
Sabendo mais sobre os diferentes tipos de vestibular, que tal começar a planejar os seus estudos? No Kuadro, nós te ajudamos a montar um cronograma, antes mesmo de você começar o cursinho. Aproveite!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF