Melhor curso de Enfermagem segundo o Ranking do MEC

Melhor curso de Enfermagem segundo o Ranking do MEC

Fazer um curso de enfermagem requer dedicação e principalmente amor. Se você ama enfermagem, deve escolher um curso bom e de qualidade. Um curso que ensine na prática, todo o aprendizado da sala de aula.

Para te ajudar nessa escolha, a dica do Kuadro é que você dê uma olhada na avaliação realizada pelo MEC – Ministério da Educação. 

Anualmente eles avaliam todos os cursos de enfermagem, e dão as notas de acordo com o desempenho de cada universidade. 

Veja a seguir os melhores cursos de enfermagem: 

Melhor curso de enfermagem – Segundo Ranking MEC 2018 

Entre as universidades avaliadas pelo MEC, estão universidades públicas e também privadas. 

Analise com atenção cada uma dessas instituições de ensino e escolha a que preferir. Veja logo abaixo o Ranking do MEC 2018. 

1 – Universidade Estadual Centro Oeste à UNICENTRO;

2 – Universidade Paulista – UNIP;

3 – Universidade Federal de Goiás – UFG;

4 – Universidade Paulista – UNIP;

5 – Universidade Paulista – UNIP;

6 – Universidade Paulista – UNIP;

7 – Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL – MG;

8 – Universidade de Veiga de Almeida – UVA;

9 – Universidade Estadual de Londrina – UEL;

10 – Universidade Paulista – UNIP;

11 – Faculdade Nobre de Feira de Santana – FAN;

12 – Universidade do Ceará – UFC;

13 – Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC;

14 – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP;

15 – Universidade Federal de Viçosa – UFV;

16 – Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre ou UFCSPA;

17 – Faculdade de Medicina do ABC – FMABC;

18 – Universidade Paulista – UNIP;

19 – Centro Universitário de Votuporanga – UNIFEV;

20 – Centro Universitário FACVEST – FACVEST. 

Como vimos, segundo o Ranking do MEC, o melhor curso de enfermagem está na Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO. 

Essa universidade fica na cidade de Guarapuava, no estado do Paraná. Ela foi avaliada com uma nota de 4,67 e com conceito de avaliação 5. Isso se dá aos seus excelentes cursos e ótimos laboratórios de apoio. 

O segundo lugar ficou para a Universidade Paulista – UNIP, de Araçatuba. Ela ganhou nota 4,31 e também ficou com o conceito de avaliação 5. 

E também no pódio, só que em terceiro lugar, ficou a Universidade Federal de Goiás, que recebeu do MEC a nota de 4,27 e o conceito também 5. 

Essas foram as melhores universidades segundo o MEC, que disponibilizam o curso de enfermagem. Mas você já parou para analisar, quais são os métodos de avaliação de uma universidade? No que elas são realmente boas? Veja a seguir: 

Critérios na escolha do melhor curso de enfermagem

O MEC, ou Ministério da Educação, faz uma avaliação de todas as universidades do Brasil, para avaliar qual o melhor curso de enfermagem. Com essa avaliação ele faz um ranking e específica, quais as melhores. 

Esse ranking é interessante, pois ajuda os interessados ao curso de enfermagem, a descobrirem qual é o melhor curso. Assim, ele consegue saber onde estudar, onde encontrará uma boa educação. 

Mas como ele avalia? Ele leva em consideração a nota dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o ENADE. Ele também analisa as notas do ENEM ou Exame Nacional do Ensino Médio e também analisa os dados do Censo da Educação Superior. 

Ele analisa três campos: 

  • O corpo docente;
  • O desempenho dos estudantes;
  • E a percepção discente das condições do Processo Formativo de cada instituição de ensino.

Esses são os chamados ‘Dimensões de Avaliação’, que são sempre acompanhados por alguns componentes de avaliação. 

Por exemplo, em ‘Desempenho do Estudantes’, é levado em conta as notas dos alunos dos cursos de enfermagem no ENADE. Esse item tem um peso de 55% em cima da nota geral. 

Em ‘Corpo Docente’, por exemplo, os itens avaliados são: a proporção que existe de mestres e doutores, e também como é o regime de trabalho dos professores. Esse item tem um peso de 30% na avaliação. 

Já em ‘Percepção discente das condições do Processo Formativo’, o item avaliado são as respostas dos alunos, nas questões do ENADE. Essas questões são sobre a organização didática, a infraestrutura e as oportunidades oferecidas pela instituição de ensino. 

Como vimos, é muito importante analisar com cuidado todas as instituições que oferecem o curso de enfermagem. Afinal de contas, você vai iniciar uma vida acadêmica, e quer estar na melhor universidade. 

Um curso de enfermagem deve ser bem feito, pois depois de formado, você estará lidando com vidas. Vidas estarão em jogo, e você terá uma boa participação em ajudar essa vida. Por isso, escolha o melhor curso de enfermagem. 

Veja também:

 

Blog Kuadro