Gabarito ACAFE - Provas Anteriores

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
Questão
2020Biologia

(ACAFE - 2020) Extino de plantas na frica do Sul (e no mundo) preocupa cientistas Pesquisadores sulafricanos detectaram que 79 espcies de plantas foram extintas em trs hotspots de biodiversidade no pas. A extino das plantas nesses locais representa 45,5% de todas que ocorreram em dez dos 36 hotspots de biodiversidade que existem no mundo. Fonte: Revista Galileu, 24/08/2019. Disponvel em: https://revistagalileu.globo.com (adaptado) A respeito das informaes contidas no texto e nos conhecimentos relacionados ao tema, analise as afirmaes. IBrifitas so plantas terrestres, de pequeno porte, vasculares e reproduo por metagnese, com fase gametoftica curta e fase esporoftica duradoura. IIO processo de extino leva ao desaparecimento de espcies ou grupos de espcies em um determinado ambiente ou ecossistema, ocasionando a perda de biodiversidade. IIIEmbora todas as plantas pertenam ao Reino Plantae, podem ser divididas em grupos e subgrupos. De acordo com a visibilidade das estruturas produtoras de gametas, as plantas podem ser divididas em criptgamas e fanergamas. IVEstrbilos so ramos reprodutivos com folhas modificadas, que nos pinheiros, so bem desenvolvidas e so chamadas de cones. VAs angiospermas so plantas que possuem sementes protegidas por frutos formados a partir do desenvolvimento dos vulos da flor, desempenhando papel na disseminao das sementes. As afirmaes estocorretasem:

Questão
2020Biologia

(ACAFE -2020) A coordenao do metabolismo nos mamferos realizada pela interao entre o sistema nervoso e o sistema endcrino. A figura a seguir representa como ocorre essa interao. Acerca das informaes contidas na figura e nos conhecimentos relacionados ao tema, correto afirmar, exceto:

Questão
2019Biologia

(ACAFE - 2019) Os hormnios vegetais ou fitormnios so substncias produzidas pelas plantas que atuam como mensageiros qumicos entre clulas, tecidos e rgos. Em relao aos hormnios vegetais, correlacione as colunas. ( 1 ) Auxina ( ) Responsvel por retardar o envelhecimento da planta. abundante em locais com grande atividade de proliferao celular, como sementes em germinao, frutos e folhas em desenvolvimento. ( 2 ) Giberelina ( ) Sua principal ao induzir o amadurecimento dos frutos. ( 3 ) Citocinina ( ) Atua no desenvolvimento das gemas apicais, tropismos e no desenvolvimento de frutos. ( 4 ) Etileno ( ) Responsvel pelo bloqueio do crescimento das plantas durante o inverno e pela dormncia de sementes. ( 5) cido abscsico ( ) Atua no alongamento celular, quebra da dormncia das gemas presentes no caule, promoo da germinao e desenvolvimento dos primrdios foliares e dos frutos. A sequncia correta, de cima para baixo, :

Questão
2018Espanhol

(Acafe 2018) Considera la pregunta Qu haces, Fellini?, presente en el texto 1, y marca V para las proposiciones verdaderas y F para las falsas; enseguida, seala la secuencia correcta. ( ) La estructura Qu ests haciendo, Fellini? preserva el significado de la pregunta que introduce el dilogo del texto 2. ( ) El verbo de la pregunta est conjugado en la forma de tratamiento T. ( ) El verbo de la pregunta est conjugado en la forma de tratamiento USTED. ( ) La forma QU lleva tilde ya que es un pronombre interrogativo.

Questão
2018História

(Acafe 2018) A Revolução ocorrida na Rússia, em 1917, está completando 100 anos. Foi efetivamente o primeiro regime socialista duradouro implantado por um país. Nesse contexto, e acerca dos eventos que se relacionam com esta revolução é correto afirmar, exceto:

Questão
2018História

(Acafe 2018) A criação de gado se generalizou, na região, assim como a transformação da carne bovina em charque (carne-seca). O charque era um produto vital... Fonte: FAUSTO, Boris. História do Brasil. 5. Edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997. Página 168. Pode-se afirmar que as questões envolvendo o charque resultaram num conflito ocorrido no período regencial que chegou até o início do Segundo Reinado no Brasil. Nesse sentido, é correto afirmar:

Questão
2018História

(Acafe 2018) Completam-se cem anos do término da Grande Guerra (1914-1918). A Primeira Guerra começa europeia e termina como um conflito mundial. No contexto desta guerra, e acerca de seus antecedentes, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

Questão
2018Física

Por uma mesma estrada reta, dois caminhões idênticos trafegam com a mesma velocidade. O caminhão 1 leva uma carga duas vezes mais pesada que o caminhão 2. Ao deparar-se com um obstáculo na pista, os dois motoristas freiam no mesmo instante e os caminhões param depois de um mesmo tempo curto. Considere o exposto e assinale a alternativa correta que completa a lacuna da frase a seguir. Até parar, a distância percorrida pelo caminhão 1 é __________ a distância percorrida pelo caminhão 2.

Questão
2018Física

(Acafe 2018) O funcionamento do limpador de para-brisa deve ser verificado com o motor ligado, nas respectivas velocidades de acionamento, devendo existir no mínimo 02 (duas) velocidades distintas e parada automática (quando aplicável). A velocidade menor deve ser de 20 ciclos por minuto e a maior com, no mínimo, 15 ciclos por minuto a mais do que a menor. Fonte: Disponível em: MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉR-CIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL INMETRO Portaria n. 30 de 22 de janeiro de 2004. Acesso em: 25 de ago. 2017. Considere um automóvel com o limpador de para-brisa dianteiro (raio de 40 cm)e traseiro (raio de 20 cm), como mostra a figura abaixo. Com base no exposto, assinale a alternativa correta para as razões e, respectivamente, para pontos na extremidade dos limpadores deste automóvel, se a velocidade de acionamento do traseiro for a menor e do dianteiro for a maior. (Tome os movimentos como MCU).

Questão
2017Biologia

(ACAFE/2017) Os cordados são animais que apresentam, entre outras características, presença de notocorda em alguma etapa da vida e cordão nervoso em posição dorsal. Constituem um grande filo do reino animal que atbrange diversas classes. Em relação aos grupos de animais pertencentes ao filo Chordata, correlacione as colunas a seguir. 1. Amphibios. 2. Reptilia. 3. Aves. 4. Mammalia. 5. Osteichthyes ( ) São endotérmicos, circulação fechada, dupla e completa, coração com 4 cavidades (2 átrios e 2 ventrículos), respiração pulmonar e pele, na maioria, com presença de glândulas uropigianas. ( ) São pecilotérmicos, rins mesonéfricos, pele úmida e muito vascularizada e circulação fechada, dupla e incompleta. ( ) São endotérmicos, circulação fechada, dupla e completa, coração com 4 cavidades (2 átrios e 2 ventrículos), respiração pulmonar e a maioria vivípara. ( ) São pecilotérmicos, circulação fechada, simples e completa, rins mesonéfricos e respiração branquial com algumas espécies dipnoicas. ( ) Pele seca, sem glândulas mucosas, revestida por escamas de origem epidérmica ou por placas ósseas de origem dérmica, pecilotérmicos e pulmonados. A sequência correta é:

Questão
2017Matemática

(Acafe 2017) Na figura abaixo, a reta (r) dada pela equação x + y - 10 = 0 se intercepta com a reta (t) no ponto P(x, y). Então, a soma das coordenadas do ponto P é igual a:

Questão
2017Biologia

(Acafe 2017) Perda de biodiversidade ameaça ecossistemas do planeta, diz estudo A dimensão da perda de biodiversidade no mundo todo ameaça o funcionamento dos ecossistemas da Terra e, inclusive, a sobrevivência dos seres humanos, segundo um estudo publicado na revista científica americana Science. Em 58% da superfície terrestre, onde vive 71% da população mundial, o nível de perda de biodiversidade é substancial o suficiente para questionar a capacidade dos ecossistemas de suportar as sociedades humanas, alerta o estudo. Fonte: Zero hora, 14/07/2016. Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br Assim, é correto afirmar, exceto:

Questão
2017Biologia

(Acafe 2017) Mutação genética explica preferência por alimentos gordurosos A predileção por comidas gordurosas em algumas pessoas com sobrepeso ou obesas pode ter uma explicação genética. Um estudo conduzido na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e divulgado na última edição da revista Nature Communications, mostra que uma mutação no gene MC4R faz com que indivíduos tenham um paladar reduzido para o açúcar levando-os, como mecanismo de compensação, a ingerir doses exageradas de gordura. A estimativa é de que essa falha genética acometa uma em cada 100 pessoas com problemas de peso. Fonte: Correio Braziliense, 10/10/2016 Disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br Assim, analise as afirmações a seguir. I. As mutações são denominadas sem sentido quando alteram o código genético, mas não alteram o produto gênico. II. As mutações podem ser causadas por erros durante o processo de replicação do DNA, por agentes físicos, por agentes químicos, e por agentes biológicos, como alguns vírus, por exemplo. III. Deleções são mutações nas quais um trecho de DNA é perdido. As deleções tendem a ser, especialmente, mais prejudiciais quando o número de pares de bases perdidas não for um múltiplo de três. IV. As aneuploidias são mutações em que há perda ou acréscimo de 1 ou mais cromossomos da célula. Surgem devido a erros na distribuição dos cromossomos durante as divisões celulares, tanto na mitose quanto na meiose. Todas as afirmações estão corretas em:

Questão
2017Biologia

(Acafe 2017) Bioinseticida feito de micro-organismos Depois de 15 anos de pesquisa, uma nova tecnologia para o controle biológico de pragas está pronta para uso comercial. Trata-se de um bioinseticida feito a partir de nematoides, vermes milimétricos que vivem no solo, para uso no combate a insetos e outros organismos que atacam cultivos como os de cana-de-açúcar, plantas ornamentais e eucalipto. O novo inseticida biológico foi desenvolvido pelo engenheiro agrônomo e entomologista Luís Garrigós Leite, da unidade de Campinas do Instituto Biológico, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A comercialização dos nematoides será feita com os vermes envoltos em diatomita, um pó de origem mineral, que deixa os vermes úmidos e em estado de latência. Só voltam à atividade quando o produto é diluído em água. Fonte: g1. globo, 11/10/2016. Disponível em: http://g1.globo.com/ Nesse sentido, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas. ( ) Controle biológico é um fenômeno que pode acontecer espontaneamente na natureza e consiste na regulação do número de indivíduos de uma determinada espécie por inimigos naturais. ( ) Os nematódeos ou nematodos são vermes cilíndricos, com simetria bilateral, triblásticos e celomados. ( ) O controle biológico é um componente fundamental do equilíbrio da Natureza, cuja essência está baseada no mecanismo da densidade recíproca, isto é, com o aumento da densidade populacional da presa ou do hospedeiro poderá aumentar, também, o número dos predadores ou dos parasitos. Dessa maneira, os inimigos naturais causam um declínio na população predada ou parasitada. ( ) Controle biológico artificial é quando o homem interfere de modo a proporcionar um aumento de seres predadores, parasitos ou patógenos, podendo esses serem insetos, fungos , vírus, bactérias, nematoides e ácaros. A sequência correta é:

Questão
2017Matemática

(Acafe 2017) Um cone de revolução tem altura8 cme está circunscrito a uma esfera deraio igual a2 cm.A razão entre o volume da esfera e o volume do cone é igual a

NOVIDADES
Kuadro