ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ACAFE -2016) Em 1945 terminava a Segunda Guerra M

(ACAFE - 2016)  Em 1945 terminava a Segunda Guerra Mundial. Em 2015, completaram-se setenta anos do fim desse conflito, que trouxe consequências econômicas, políticas e sociais para o continente europeu.

Nesse contexto (o fim da guerra), todas as alternativas estão corretas, exceto a:

A

Mesmo após a rendição alemã, a guerra continuava no Pacífico entre os aliados, liderados pelos Estados Unidos - EUA contra os japoneses. A possibilidade do prolongamento do conflito fez com que o governo estadunidense decidisse pelo uso de bombas atômicas contra os japoneses.

B

O Brasil, aliado dos EUA no conflito, enviou a FEB (Força Expedicionária Brasileira) para combater na Europa. O Brasil participou até o fim do conflito na Europa, contribuindo para a tomada de Berlim e as negociações para a rendição alemã.

C

Após a guerra, a Alemanha foi dividida em quatro zonas de ocupação. A zona soviética, posteriormente, deu origem à República Democrática Alemã (Alemanha Oriental).

D

Uma das grandes heranças da Segunda Guerra Mundial foram as disputas políticas, ideológicas e militares entre os Estados Unidos e a União Soviética, criando a Guerra Fria e bipolarizando o mundo entre capitalistas e socialistas.