ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ACAFE - 2016)Texto 1Desemprego no Brasil continua

(ACAFE - 2016) 

Texto 1

Desemprego no Brasil continua crescendo.

  Infelizmente, mais uma triste notícia para o brasileiro que já enfrenta tantos problemas. É que noprimeiro trimestre deste ano a taxa de desemprego chegou a 10,9% conforme revelou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, dia 29, pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo este o pior resultado já obtido em toda história da pesquisa, que começou em 2012.

  E como o país atravessa uma grave crise política, a economia sente diretamente os efeitos, e a tendência é que a situação continue piorando, pelo menos nos próximos meses, já que não há um projeto para tirar o país do caos em que se encontra.

  Apesar da notícia ruim, este resultado já era esperado pela maioria dos analistas de mercado, e não era muito difícil saber que o desemprego continuaria crescendo, já que o país encontra-se estagnado, muitas empresas fechando as portas e as que se mantêm abertas não fazem novos investimentos por precaução, já que a crise não dá sinais de que vai melhorar.

  Em 2015, no quarto trimestre, a taxa de desemprego  chegou a 9,0%, e já naquela época foi alertado a todos os trabalhadores para que não fizessem dívidas porque o começo deste ano seria difícil, e muitas empresas poderiam demitir, como de fato aconteceu. Se levarmos em conta os últimos resultados desta pesquisa e compararmos com os atuais, veremos que conseguir um trabalho ou manter-se no emprego está cada vez mais difícil.

  Já são 11,089 milhões de trabalhadores brasileiros desempregados e, o que é pior, para os próximos meses estima-se que este número cresça ainda mais.

  E à medida que aumenta o número de trabalhadores em busca de um novo emprego, cai o número de vagas disponíveis no mercado. Mais de 1,3 milhão de vagas de emprego foram fechadas só no primeiro trimestre deste ano, e o número de demitidos não para de aumentar.

Disponível em: http://br.blastingnews.com/economia/2016/04/desempregochega-a-11-1-milhoes-de-brasileiros-e-a-situacao-podeagravar-ainda-mais-00899885.html.
Acesso em 30/04/2016. Fragmento adaptado.

A pergunta que pode ser respondida com base no texto 1 é:

A

A quem se atribui a responsabilidade pela atual crise política e econômica no Brasil?

B

Qual é a fonte das informações objetivas relativamente ao crescimento da taxa de desemprego no Brasil?

C

Por que é difícil saber quando a crise econômica vai acabar?

D

O IBGE acertou ao prever que o desemprego continuaria a crescer no primeiro trimestre de 2016?