ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ACAFE - 2020) Extino de plantas na frica do Sul (

(ACAFE - 2020) Extinção de plantas na África do Sul (e no mundo) preocupa cientistas

Pesquisadores sulafricanos detectaram que 79 espécies de plantas foram extintas em três hotspots de biodiversidade no país. A extinção das plantas nesses locais representa 45,5% de todas que ocorreram em dez dos 36 hotspots de biodiversidade que existem no mundo.

Fonte: Revista Galileu, 24/08/2019. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com (adaptado)

 

A respeito das informações contidas no texto e nos conhecimentos relacionados ao tema, analise as afirmações.

 

Briófitas são plantas terrestres, de pequeno porte, vasculares e reprodução por metagênese, com fase gametofítica curta e fase esporofítica duradoura.

II O processo de extinção leva ao desaparecimento de espécies ou grupos de espécies em um determinado ambiente ou ecossistema, ocasionando a perda de biodiversidade.

III Embora todas as plantas pertençam ao Reino Plantae, podem ser divididas em grupos e subgrupos. De acordo com a visibilidade das estruturas produtoras de gametas, as plantas podem ser divididas em criptógamas e fanerógamas.

IV Estróbilos são ramos reprodutivos com folhas modificadas, que nos pinheiros, são bem desenvolvidas e são chamadas de cones.

As angiospermas são plantas que possuem sementes protegidas por frutos formados a partir do desenvolvimento dos óvulos da flor, desempenhando papel na disseminação das sementes.

 

As afirmações estão corretas em:

A

I - II - V 

B

II - III - IV

C

II - IV - V 

 

D

I - III - IV