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(AFA - 2010)Leia o Texto II para responder as ques

Português | Gramática | análise sintático-semântica | classificações e funções da palavra "se"
AFA 2010AFA PortuguêsTurma EsPCEx-AFA

(AFA - 2010)

Leia o Texto II para responder as questões de 30 a 40.

 

Texto II

Desconforto com a Escravidão 

 

Nas últimas horas de viagem a cavalo, Darwin relata que “o caminho ficou cada vez mais difícil, porque atravessa uma terra selvagem e pantanosa”.

(...)

Darwin fica profundamente impressionado com a fecundidade da região e imagina a quantidade de alimentos que poderá produzir num futuro distante. A selva o fascina e as nuvens de vapor d’água que sobem das matas o deixam extasiado, mas daí também irá emergir uma imagem do terror. 

Na fazenda, junto ao rio Macaé, Darwin relata um desencontro, que não detalha, e que, por pouco, não dividiu pelo menos 30 famílias de escravos, levando filhos e mulheres para a venda no mercado carioca, depois de uma convivência de anos. Diz que interesses estritamente financeiros, e não humanistas, evitaram essa cruel separação. Ele suspeita que o proprietário da fazenda nem sequer possa ter se dado conta da brutalidade de seu ato “infame”.

O grupo cruzava um rio, provavelmente, o rio Macaé, conduzido por um negro, quando outra cena relacionada à escravidão chocou Darwin profundamente. [24] O negro tinha alguma dificuldade de comunicação, o que fez com que Darwin tentasse comunicar-se com ele por mímica e outros sinais. [26] Num desses movimentos, conta ele, suas mãos passaram próximo ao rosto do homem, levando-o a acreditar que Darwin estava enraivecido por alguma razão e iria golpeá-lo. O negro abaixou imediatamente as mãos, semicerrou os olhos e [32] dirigiu-lhe um olhar temeroso. Darwin relata o profundo sentimento de surpresa, desconforto e vergonha que se apoderara dele e que jamais iria esquecer. [35]

(...)

O retorno ao Rio marca uma nova fase de êxtase com a Natureza e coleta de espécimes animais e vegetais. Nesse período, Darwin ficara hospedado em uma casa à beira-mar (cottage) em Botafogo. Sobre essas semanas diz que é “impossível sonhar com algo mais delicioso que essa estada de algumas semanas num país tão impressionante”. “Na Inglaterra”, continua Darwin, [45] “os interessados em história natural têm vantagem no sentido de que sempre descobrem alguma coisa que lhes chama a atenção, mas nesses climas tão [47] férteis, repletos de seres animados, para fazer uma [49] caracterização, descobertas novas são feitas a cada instante e são tão numerosas que só se pode avançar com dificuldade”. [51]

(...)

Em 5 de julho, Darwin deixa definitivamente o Rio de Janeiro e o Brasil rumo à Patagônia e à passagem que o levará a Galápagos e às observações que o conduzirão ao evolucionismo. Ainda que a um enorme custo pessoal e ao receio desesperado de, literalmente, implodir os valores de sua época, como se constata nas cartas angustiadas que trocou com sua prima e futura esposa, Emma Wedgwood. No final de 2008, o tetraneto de Darwin, Randal Keynes, conheceu a rota percorrida pelo naturalista.

CAPAZZOLI, Ulisses. Scientfic American Brasil. Fev. 2009, nº 81, ano 7. Edição Especial – Pág.92-93 (Adaptado)

 

Dentre as análises abaixo, assinale a INCORRETA.

A

No período “...descobertas novas são feitas a cada instante e são tão numerosas que só se pode avançar com dificuldade.” (\(l\).49 a 51), a conjunção adverbial estabelece uma relação de consequência com a oração anterior a ela.

B

Em “Darwin relata o profundo sentimento de surpresa, desconforto e vergonha que se apoderara dele e que jamais iria esquecer.” (\(l\). 32 a 35), ambos os pronomes relativos destacados substituem a palavra sentimento e são, respectivamente, classificados como sujeito e complemento verbal.

C

No trecho “O negro tinha alguma dificuldade de comunicação, o que fez com que Darwin tentasse comunicar-se com ele por mímica...” (\(l\). 24 a 26) o pronome se é uma partícula de realce que pode ser retirada sem prejuízo sintático.

D

Em, “...os interessados em história natural têm vantagem no sentido de que sempre descobrem alguma coisa que lhes chama a atenção...”,(\(l\). 45 a 47) o pronome lhes refere-se aos interessados e, sintaticamente, completa o substantivo atenção.