Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Português - AFA 2017 | Gabarito e resoluções

1-15 de 16chevron right center
Questão 1
2017Português

(AFA - 2017) RETRATO Eu no tinha este rosto de hoje, Assim calmo, assim triste, assim magro, Nem estes olhos to vazios, Nem o lbio amargo Eu no tinha estas mos sem fora, To paradas e frias e mortas; Eu no tinha este corao Que nem se mostra. Eu no dei por esta mudana, To simples, to certa, to fcil: em que espelho ficou perdida a minha face? (MEIRELES, Ceclia. Obra Potica de Ceclia Meireles. Rio de Janeiro: Jos Aguilar, 1958.) Sobre os versos do poema acima, corretoafirmar que:

Questão 2
2017Português

(AFA - 2017) RETRATO Eu no tinha este rosto de hoje, Assim calmo, assim triste, assim magro, Nem estes olhos to vazios, Nem o lbio amargo Eu no tinha estas mos sem fora, To paradas e frias e mortas; Eu no tinha este corao Que nem se mostra. Eu no dei por esta mudana, To simples, to certa, to fcil: em que espelho ficou perdida a minha face? (MEIRELES, Ceclia. Obra Potica de Ceclia Meireles. Rio de Janeiro: Jos Aguilar, 1958.) Analisando os versos do poema Retrato, assinale a opo correta.

Questão 3
2017Português

(AFA - 2017) RETRATO Eu no tinha este rosto de hoje, Assim calmo, assim triste, assim magro, Nem estes olhos to vazios, Nem o lbio amargo Eu no tinha estas mos sem fora, To paradas e frias e mortas; Eu no tinha este corao Que nem se mostra. Eu no dei por esta mudana, To simples, to certa, to fcil: em que espelho ficou perdida a minha face? (MEIRELES, Ceclia. Obra Potica de Ceclia Meireles. Rio de Janeiro: Jos Aguilar, 1958.) Assinale a alternativa que apresenta uma anlise correta.

Questão 4
2017Português

(AFA - 2017) ENVELHECER Arnaldo Antunes/ Ortinho/ Marcelo Jeneci 1 A coisa mais moderna que existe nessa vida envelhecer 2 A barba vai descendo e os cabelos vo caindo pra cabea aparecer 3 Os filhos vo crescendo e o tempo vai dizendo que agora pra valer 4 Os outros vo morrendo e a gente aprendendo a esquecer 5 No quero morrer pois quero ver como ser que deve ser envelhecer 6 Eu quero viver para ver qual e dizer venha pra o que vai acontecer (...) 7 Pois ser eternamente adolescente nada mais dmod* com os ralos fios de cabelo sobre a testa que no para de crescer 8 No sei por que essa gente vira a cara pro presente e esquece de aprender 9 Que felizmente ou infelizmente sempre o tempo vai correr. (...) (www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_sel.php?id=679) *dmod: fora de moda. Assinale a opo que aponta corretamente a figura de linguagem presente no trecho abaixo.

Questão 5
2017Português

(AFA - 2017) ENVELHECER Arnaldo Antunes/ Ortinho/ Marcelo Jeneci 1 A coisa mais moderna que existe nessa vida envelhecer 2 A barba vai descendo e os cabelos vo caindo pra cabea aparecer 3 Os filhos vo crescendo e o tempo vai dizendo que agora pra valer 4 Os outros vo morrendo e a gente aprendendo a esquecer 5 No quero morrer pois quero ver como ser que deve ser envelhecer 6 Eu quero viver para ver qual e dizer venha pra o que vai acontecer (...) 7 Pois ser eternamente adolescente nada mais dmod* com os ralos fios de cabelo sobre a testa que no para de crescer 8 No sei por que essa gente vira a cara pro presente e esquece de aprender 9 Que felizmente ou infelizmente sempre o tempo vai correr. (...) ( www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_sel.php?id=679) * dmod: fora de moda. Assinale a alternativa que apresenta uma inferncia correta

Questão 6
2017Português

(AFA - 2017) ESTATUTO DO IDOSO (fragmentos) Art. 2 O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral 1de que trata esta Lei, 2assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, 3todas as oportunidades e facilidades, para 4preservao de sua sade fsica e mental e seu aperfeioamento moral, intelectual, espiritual e social, em condies de liberdade e dignidade. Art. 4 Nenhum idoso ser objeto de qualquer tipo de negligncia, discriminao, violncia, crueldade 5ou opresso, e todo atentado aos seus direitos, por ao ou por omisso, ser punido na forma da lei. www.planalto.gov.br/ccvil_03/leis/2003/L10.741.htm Assinale a opo correta sobre as anlises apresentadas.

Questão 7
2017Português

(AFA - 2017) PARA SEMPRE JOVEM 1 - Recentemente, vi na televiso a propaganda de um jipe que saltava obstculos como se fosse um cavalo de corrida. J tinha visto esse comercial, mas comecei a prestar ateno na letra da msica, soando 5 - forte e repetindo a estrofe de uma cano muito conhecida, forever Young...I wanna live forever and Young...(para sempre jovem...quero viver para sempre e jovem). Ser que, realmente, queremos viver muito e, de preferncia, para sempre jovens? (...) 10 - O crescimento da populao idosa nos pases desenvolvidos uma bomba-relgio que j comea a implodir os sistemas previdencirios, despreparados para amparar populaes com uma mdia de vida em torno de 140 anos. A velhice se tornou uma epidemia 15 - incontrolvel nos pases desenvolvidos. Sustentar a populao idosa sobrecarrega os jovens, cada vez em menor nmero, pois, nesses pases, h tambm um declnio da natalidade. Ser isso socialmente justo? Uma pessoa muito longeva consome 20 - uma quantidade total de alimentos muito maior do que as outras, o que contribui para esgotar mais rapidamente os recursos finitos do planeta e agravar ainda mais os desequilbrios sociais. Para que uns poucos possam viver muito, outros tero de passar fome. Ser que, em 25 - um futuro breve, teremos uma guerra de extermnio aos idosos, como na fico do escritor argentino Bioy Casares, O dirio da guerra do porco? Seria uma guerra justa? /.../ (TEIXEIRA, Joo. Para sempre jovens.In: Revista Filosofia: cincia vida. Ano VII, n. 92, maro-2014, p. 54.) O emissor do texto apresenta um discurso parcial no qual se percebe uma viso bastante negativa do crescimento da populao idosa. Apenas um dos recursos abaixo NO foi utilizado para convencer o leitor de seu ponto de vista. Assinale-o.

Questão 8
2017Português

(AFA - 2017) PARA SEMPRE JOVEM 1 - Recentemente, vi na televiso a propaganda de um jipe que saltava obstculos como se fosse um cavalo de corrida. J tinha visto esse comercial, mas comecei a prestar ateno na letra da msica, soando 5 - forte e repetindo a estrofe de uma cano muito conhecida, forever Young...I wanna live forever and Young...(para sempre jovem...quero viver para sempre e jovem). Ser que, realmente, queremos viver muito e, de preferncia, para sempre jovens? (...) 10 - O crescimento da populao idosa nos pases desenvolvidos uma bomba-relgio que j comea a implodir os sistemas previdencirios, despreparados para amparar populaes com uma mdia de vida em torno de 140 anos. A velhice se tornou uma epidemia 15 - incontrolvel nos pases desenvolvidos. Sustentar a populao idosa sobrecarrega os jovens, cada vez em menor nmero, pois, nesses pases, h tambm um declnio da natalidade. Ser isso socialmente justo? Uma pessoa muito longeva consome 20 - uma quantidade total de alimentos muito maior do que as outras, o que contribui para esgotar mais rapidamente os recursos finitos do planeta e agravar ainda mais os desequilbrios sociais. Para que uns poucos possam viver muito, outros tero de passar fome. Ser que, em 25 - um futuro breve, teremos uma guerra de extermnio aos idosos, como na fico do escritor argentino Bioy Casares, O dirio da guerra do porco? Seria uma guerra justa? /.../ (TEIXEIRA, Joo. Para sempre jovens. In: Revista Filosofia: cincia vida. Ano VII, n. 92, maro-2014, p. 54.) Elementos de modalizao so responsveis por expressar intenes e pontos de vista do enunciador. Por intermdio deles, o enunciador inscreve no texto seus julgamentos e opinies sobre o contedo, fornecendo ao interlocutor pistas de reconhecimento do efeito de sentido que pretende produzir. Observe os elementos de modalizao destacados nos excertos e as respectivas anlises. I. ...e agravar ainda mais os desequilbrios sociais. (l.22 e 23) O advrbio destacado ratifica a ideia de que a situao que j catica vai piorar. II. ...tero de passar fome. (l.24) O verbo auxiliar utilizado ressalta a total falta de sada para os jovens. III. Ser que, realmente, queremos viver muito... (l.08) O advrbio utilizado refora o questionamento sobre o desejo de viver muito, presente no senso comum. IV. ...queremos viver muito e, de preferncia, para sempre jovens? (l.08 e 09) A locuo adverbial sugere que a vida longa ser tambm de qualidade. Apresentam afirmaes corretas as alternativas

Questão 10
2017Português

(AFA - 2017) PROMESSA CONTRA SINAIS DA IDADE O tempo passa, e com ele os sinais da idade vo se espalhando pelo nosso organismo. Entre eles, os mais evidentes ficam estampados em nossa pele, e rostos, na forma de rugas, flacidez e perda de elasticidade. 5 - Um estudo publicado ontem no peridico cientfico Journal of Investigative Dermatology, no entanto, identificou um mecanismo molecular em clulas da pele que pode estar por trs deste processo, abrindo caminho para o desenvolvimento de novos 10 - tratamentos para, se no impedir, pelo menos retardar o envelhecimento delas e, talvez, as de outros tecidos e rgos do corpo. Na pesquisa, cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, analisaram amostras de 15 - clulas da pele de vinte e sete doadores com entre seis e 72 anos, tiradas de locais protegidos do Sol, para determinar se havia alguma diferena no seu comportamento com a idade. Eles verificaram que, quanto mais velha a pessoa, menor era a atividade de 20 - suas mitocndrias, as usinas de energia de nossas clulas. Essa queda, porm, era esperada, j que h dcadas a reduo na capacidade de gerao de energia por essas organelas celulares e na sua eficincia neste trabalho com o tempo uma das 25 - principais vertentes nas teorias sobre envelhecimento. /.../ (BAIMA, Csar. O Globo, 27 de fev. 2016, p. 24.) Ao abordar um tema cientfico em um jornal, comum a prtica de empregar recursos para torn-lo mais acessvel e, portanto, mais atraente aos leitores comuns, no acostumados ao discurso cientfico. Observa-se que o texto V, com tal finalidade, apresenta os seguintes recursos, EXCETO:

Questão 11
2017Português

(AFA - 2017) PROMESSA CONTRA SINAIS DA IDADE 1 O tempo passa, e com ele os sinais da idade vo se 2 espalhando pelo nosso organismo. Entre eles, os mais 3 evidentes ficam estampados em nossa pele, e rostos, 4 na forma de rugas, flacidez e perda de elasticidade. 5 Um estudo publicado ontem no peridico cientfico 6 Journal ofInvestigative Dermatology, no entanto, 7 identificou um mecanismo molecular em clulas da 8 pele que pode estar por trs deste processo, abrindo 9 caminho para o desenvolvimento de novos 10tratamentos para, se no impedir, pelo menos 11retardar o envelhecimento delas e, talvez, 12as de outros tecidos e rgos do corpo. 13 Na pesquisa, cientistas da Universidade de 14Newcastle, no Reino Unido, analisaram amostras de 15 clulas da pele de vinte e sete doadores com entre 16 seis e 72 anos, tiradas de locais protegidos do Sol, 17 para determinar se havia alguma diferena no seu 18 comportamento com a idade. Eles verificaram que, 19quanto mais velha a pessoa, menor era a atividade de 20 suas mitocndrias, as usinas de energia de nossas 21 clulas. Essa queda, porm, era esperada, j que h 22 dcadas a reduo na capacidade de gerao de 23 energia por essas organelas celulares e na sua 24eficincia neste trabalho com o tempo uma das 25 - principais vertentes nas teorias sobre envelhecimento. /.../ (BAIMA, Csar. O Globo, 27 de fev.2016, p. 24.) Observe o uso da vrgula nos trechos abaixo destacados: I. O tempo passa, e com ele os sinais da idade vo se espalhando... (l.1 e 2) II. ...ficam estampados em nossa pele, e rostos, na forma... (l. 3 e 4 ) III. Eles verificaram que, quanto mais velha a pessoa, menor era a atividade de suas mitocndrias... (l.18 a 20) IV. Essa queda, porm, era esperada... (l.21) V. ...era esperada, j que h dcadas a reduo na capacidade de gerao de energia... (l. 21 a 23) Assinale a opo que apresenta uma anlise correta.

Questão 15
2017Português

(AFA - 2017) TEXTO I RETRATO Eu no tinha este rosto de hoje, Assim calmo, assim triste, assim magro, Nem estes olhos to vazios, Nem o lbio amargo Eu no tinha estas mos sem fora, To paradas e frias e mortas; Eu no tinha este corao Que nem se mostra. Eu no dei por esta mudana, To simples, to certa, to fcil: em que espelho ficou perdida a minha face? (MEIRELES, Ceclia. Obra Potica de Ceclia Meireles. Rio de Janeiro: Jos Aguilar, 1958.) TEXTO II ENVELHECER Arnaldo Antunes/ Ortinho/ Marcelo Jeneci A coisa mais moderna que existe nessa vida envelhecer A barba vai descendo e os cabelos vo caindo pra cabea aparecer Os filhos vo crescendo e o tempo vai dizendo que agora pra valer Os outros vo morrendo e a gente aprendendo a esquecer No quero morrer pois quero ver como ser que deve ser envelhecer Eu quero viver para ver qual e dizer venha pra o que vai acontecer (...) Pois ser eternamente adolescente nada mais dmod* com os ralos fios de cabelo sobre a testa que no para de crescer No sei por que essa gente vira a cara pro presente e esquece de aprender Que felizmente ou infelizmente sempre o tempo vai correr. (...) (www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_sel.php?id=679) * dmod: fora de moda. TEXTO III ESTATUTO DO IDOSO (fragmentos) Art. 2 O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral 1de que trata esta Lei, 2assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, 3todas as oportunidades e facilidades, para 4preservao de sua sade fsica e mental e seu aperfeioamento moral, intelectual, espiritual e social, em condies de liberdade e dignidade. Art. 4 Nenhum idoso ser objeto de qualquer tipo de negligncia, discriminao, violncia, crueldade 5ou opresso, e todo atentado aos seus direitos, por ao ou por omisso, ser punido na forma da lei. www.planalto.gov.br/ccvil_03/leis/2003/L10.741.htm TEXTO VI LEITE DERRAMADO Um homem muito velho est num leito de hospital. E desfia a quem quiser ouvir suas memrias. Uma saga familiar caracterizada pela decadncia social e econmica, tendo como pano de fundo a histria do Brasil dos ltimos dois sculos. No sei por que voc no me alivia a dor. Todo dia a senhora levanta a persiana com bruteza e joga sol no meu rosto. No sei que graa pode achar dos meus esgares, uma pontada cada vez que respiro. s vezesaspiro fundo e encho os pulmes de um ar insuportvel, para ter alguns segundos de conforto, expelindo a dor. Mas bem antes da doena e da velhice, talvez minha vida j fosse um pouco assim, uma dorzinha chata a me espetar o tempo todo, e de repente uma lambada atroz.Quando perdi minha mulher, foi atroz. E qualquer coisa que eu recorde agora, vai doer, a memria uma vasta ferida. Mas nem assim voc me d os remdios, voc meio desumana. Acho que nem da enfermagem, nunca vi essa cara sua por aqui. Claro, voc a minhafilha que estava na contraluz, me d um beijo. Eu ia mesmo lhe telefonar para me fazer companhia, me ler jornais, romances russos. Fica essa televiso ligada o dia inteiro, as pessoas aqui no so sociveis. No estou me queixando de nada, seria uma ingratido comvoc e com o seu filho. Mas se o garoto est to rico, no sei por que diabos no me interna em uma casa de sade tradicional, de religiosas. Eu prprio poderia arcar com viagem e tratamento no estrangeiro, se o seu marido no me tivesse arruinado. (BUARQUE, Chico. Leite derramado. So Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 10 11.) Nos textos em geral, manifestam-se simultaneamente vrias funes da linguagem. No entanto, sempre h o predomnio de uma sobre as outras. Aps a leitura dos textos que constituem esta prova, assinale a alternativa correta.

Questão 16
2017Português

(AFA - 2017) TEXTO I RETRATO Eu no tinha este rosto de hoje, Assim calmo, assim triste, assim magro, Nem estes olhos to vazios, Nem o lbio amargo Eu no tinha estas mos sem fora, To paradas e frias e mortas; Eu no tinha este corao Que nem se mostra. Eu no dei por esta mudana, To simples, to certa, to fcil: em que espelho ficou perdida a minha face? (MEIRELES, Ceclia. Obra Potica de Ceclia Meireles. Rio de Janeiro: Jos Aguilar, 1958.) TEXTO II ENVELHECER Arnaldo Antunes/ Ortinho/ Marcelo Jeneci 1 A coisa mais moderna que existe nessa vida envelhecer 2 A barba vai descendo e os cabelos vo caindo pra cabea aparecer 3 Os filhos vo crescendo e o tempo vai dizendo que agora pra valer 4 Os outros vo morrendo e a gente aprendendo a esquecer 5 No quero morrer pois quero ver como ser que deve ser envelhecer 6 Eu quero viver para ver qual e dizer venha pra o que vai acontecer (...) 7 Pois ser eternamente adolescente nada mais dmod* com os ralos fios de cabelo sobre a testa que no para de crescer 8 No sei por que essa gente vira a cara pro presente e esquece de aprender 9 Que felizmente ou infelizmente sempre o tempo vai correr. (...) (www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_sel.php?id=679) *dmod: fora de moda. TEXTO III ESTATUTO DO IDOSO (fragmentos) Art. 2 O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral 1de que trata esta Lei, 2assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, 3todas as oportunidades e facilidades, para 4preservao de sua sade fsica e mental e seu aperfeioamento moral, intelectual, espiritual e social, em condies de liberdade e dignidade. Art. 4 Nenhum idoso ser objeto de qualquer tipo de negligncia, discriminao, violncia, crueldade 5ou opresso, e todo atentado aos seus direitos, por ao ou por omisso, ser punido na forma da lei. www.planalto.gov.br/ccvil_03/leis/2003/L10.741.htm TEXTO IV PARA SEMPRE JOVEM 1 - Recentemente, vi na televiso a propaganda de um jipe que saltava obstculos como se fosse um cavalo de corrida. J tinha visto esse comercial, mas comecei a prestar ateno na letra da msica, soando 5 - forte e repetindo a estrofe de uma cano muito conhecida, forever Young...I wanna live forever and Young...(para sempre jovem...quero viver para sempre e jovem). Ser que, realmente, queremos viver muito e, de preferncia, para sempre jovens? (...) 10 - O crescimento da populao idosa nos pases desenvolvidos uma bomba-relgio que j comea a implodir os sistemas previdencirios, despreparados para amparar populaes com uma mdia de vida em torno de 140 anos. A velhice se tornou uma epidemia 15 - incontrolvel nos pases desenvolvidos. Sustentar a populao idosa sobrecarrega os jovens, cada vez em menor nmero, pois, nesses pases, h tambm um declnio da natalidade. Ser isso socialmente justo? Uma pessoa muito longeva consome 20 - uma quantidade total de alimentos muito maior do que as outras, o que contribui para esgotar mais rapidamente os recursos finitos do planeta e agravar ainda mais os desequilbrios sociais. Para que uns poucos possam viver muito, outros tero de passar fome. Ser que, em 25 - um futuro breve, teremos uma guerra de extermnio aos idosos, como na fico do escritor argentino Bioy Casares, O dirio da guerra do porco? Seria uma guerra justa? /.../ (TEIXEIRA, Joo. Para sempre jovens.In: Revista Filosofia: cincia vida. Ano VII, n. 92, maro-2014, p. 54.) TEXTO 5 PROMESSA CONTRA SINAIS DA IDADE O tempo passa, e com ele os sinais da idade vo se espalhando pelo nosso organismo. Entre eles, os mais evidentes ficam estampados em nossa pele, e rostos, na forma de rugas, flacidez e perda de elasticidade. 5 - Um estudo publicado ontem no peridico cientfico Journal of Investigative Dermatology, no entanto, identificou um mecanismo molecular em clulas da pele que pode estar por trs deste processo, abrindo caminho para o desenvolvimento de novos 10 - tratamentos para, se no impedir, pelo menos retardar o envelhecimento delas e, talvez, as de outros tecidos e rgos do corpo. Na pesquisa, cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, analisaram amostras de 15 - clulas da pele de vinte e sete doadores com entre seis e 72 anos, tiradas de locais protegidos do Sol, para determinar se havia alguma diferena no seu comportamento com a idade. Eles verificaram que, quanto mais velha a pessoa, menor era a atividade de 20 - suas mitocndrias, as usinas de energia de nossas clulas. Essa queda, porm, era esperada, j que h dcadas a reduo na capacidade de gerao de energia por essas organelas celulares e na sua eficincia neste trabalho com o tempo uma das 25 - principais vertentes nas teorias sobre envelhecimento. /.../ (BAIMA, Csar. O Globo, 27 de fev. 2016, p. 24.) Em todos os trechos apresentados, o emprego do termo destacado constitui uma estratgia do autor para criar envolvimento entre o receptor e a mensagem transmitida pelo texto, EXCETO:

Questão
2017Português

(AFA - 2017) Leia os textos a seguir e responda (s) questo(es). RETRATO Eu no tinha este rosto de hoje, Assim calmo, assim triste, assim magro, Nem estes olhos to vazios, Nem o lbio amargo Eu no tinha estas mos sem fora, To paradas e frias e mortas; Eu no tinha este corao Que nem se mostra. Eu no dei por esta mudana, To simples, to certa, to fcil: em que espelho ficou perdida a minha face? MEIRELES, Ceclia. Obra Potica de Ceclia Meireles. Rio de Janeiro: Jos Aguilar, 1958. ENVELHECER Arnaldo Antunes/Ortinho/Marcelo Jeneci A coisa mais moderna que existe nessa vida envelhecer A barba vai descendo e os cabelos vo caindo pra cabea aparecer Os filhos vo crescendo e o tempo vai dizendo que agora pra valer Os outros vo morrendo e a gente aprendendo a esquecer No quero morrer pois quero ver como ser que deve ser envelhecer Eu quero viver para ver qual e dizer venha pra o que vai acontecer (...) Pois ser eternamente adolescente nada mais *dmod com os ralos fios de cabelo sobre a [testa que no para de crescer No sei por que essa gente vira a cara pro presente e esquece de aprender Que felizmente ou infelizmente sempre o tempo vai correr. (...) *dmod: fora de moda www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_sel.php?id=679 ESTATUTO DO IDOSO (fragmentos) Art. 2 O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservao de sua sade fsica e mental e seu aperfeioamento moral, intelectual, espiritual e social, em condies de liberdade e dignidade. Art. 4 Nenhum idoso ser objeto de qualquer tipo de negligncia, discriminao, violncia, crueldade ou opresso, e todo atentado aos seus direitos, por ao ou por omisso, ser punido na forma da lei. www.planalto.gov.br/ccvil_03/leis/2003/L10.741.htm PARA SEMPRE JOVEM Recentemente, vi na televiso a propaganda de um jipe que saltava obstculos como se fosse um cavalo de corrida. J tinha visto esse comercial, mas comecei a prestar ateno na letra da msica, soando forte e repetindo a estrofe de uma cano muito conhecida, forever Young... I wanna live forever and Young... (para sempre jovem... quero viver para sempre e jovem). Ser que, realmente, queremos viver muito e, de preferncia, para sempre jovens? (...) O crescimento da populao idosa nos pases desenvolvidos uma bomba-relgio que j comea a implodir os sistemas previdencirios, despreparados para amparar populaes com uma mdia de vida em torno de 140anos. A velhice se tornou uma epidemia incontrolvel nos pases desenvolvidos. Sustentar a populao idosa sobrecarrega os jovens, cada vez em menor nmero, pois, nesses pases, h tambm um declnio da natalidade. Ser isso socialmente justo? Uma pessoa muito longeva consome uma quantidade total de alimentos muito maior do que as outras, o que contribui para esgotar mais rapidamente os recursos finitos do planeta e agravar ainda mais os desequilbrios sociais. Para que uns poucos possam viver muito, outros tero de passar fome. Ser que, em um futuro breve, teremos uma guerra de extermnio aos idosos, como na fico do escritor argentino Bioy Casares, O dirio da guerra do porco? Seria uma guerra justa? /.../ TEIXEIRA, Joo. Para sempre jovens. In: Revista Filosofia: cincia vida. Ano VII, n. 92, maro-2014, p. 54. PROMESSA CONTRA SINAIS DA IDADE O tempo passa, e com ele os sinais da idade vo se espalhando pelo nosso organismo. Entre eles, os mais evidentes ficam estampados em nossa pele, e rostos, na forma de rugas, flacidez e perda de elasticidade. Um estudo publicado ontem no peridico cientfico Journal of Investigative Dermatology, no entanto, identificou um mecanismo molecular em clulas da pele que pode estar por trs deste processo, abrindo caminho para o desenvolvimento de novos tratamentos para, se no impedir, pelo menos retardar o envelhecimento delas e, talvez, as de outros tecidos e rgos do corpo. Na pesquisa, cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, analisaram amostras de clulas da pele de vinte e sete doadores com entre seis e anos, tiradas de locais protegidos do Sol, para determinar se havia alguma diferena no seu comportamento com a idade. Eles verificaram que, quanto mais velha a pessoa, menor era a atividade de suas mitocndrias, as usinas de energia de nossas clulas. Essa queda, porm, era esperada, j que h dcadas a reduo na capacidade de gerao de energia por essas organelas celulares e na sua eficincia neste trabalho com o tempo uma das principais vertentes nas teorias sobre envelhecimento. /.../ BAIMA, Csar. O Globo, 27 de fev. 2016, p. 24. LEITE DERRAMADO Um homem muito velho est num leito de hospital. E desfia a quem quiser ouvir suas memrias. Uma saga familiar caracterizada pela decadncia social e econmica, tendo como pano de fundo a histria do Brasil dos ltimos dois sculos. No sei por que voc no me alivia a dor. Todo dia a senhora levanta a persiana com bruteza e joga sol no meu rosto. No sei que graa pode achar dos meus esgares, uma pontada cada vez que respiro. s vezes aspiro fundo e encho os pulmes de um ar insuportvel, para ter alguns segundos de conforto, expelindo a dor. Mas bem antes da doena e da velhice, talvez minha vida j fosse um pouco assim, uma dorzinha chata a me espetar o tempo todo, e de repente uma lambada atroz. Quando perdi minha mulher, foi atroz. E qualquer coisa que eu recorde agora, vai doer, a memria uma vasta ferida. Mas nem assim voc me d os remdios, voc meio desumana. Acho que nem da enfermagem, nunca vi essa cara sua por aqui. Claro, voc a minha filha que estava na contraluz, me d um beijo. Eu ia mesmo lhe telefonar para me fazer companhia, me ler jornais, romances russos. Fica essa televiso ligada o dia inteiro, as pessoas aqui no so sociveis. No estou me queixando de nada, seria uma ingratido com voc e com o seu filho. Mas se o garoto est to rico, no sei por que diabos no me interna em uma casa de sade tradicional, de religiosas. Eu prprio poderia arcar com viagem e tratamento no estrangeiro, se o seu marido no me tivesse arruinado. BUARQUE, Chico. Leite derramado. So Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 10-11. Leia os trechos abaixo e assinale a opo correta. I. Claro, voc a minha filha que estava na contraluz, me d um beijo. (Leite derramado) II. O tempo passa, e com ele os sinais da idade vo se espalhando pelo nosso organismo. (Promessa contra sinais da idade) III. em que espelho ficou perdida/a minha face? (Retrato) IV. No sei por que essa gente vira a cara pro presente e esquece de aprender/Que felizmente ou infelizmente sempre o tempo vai correr. (Para sempre jovem) V. Todo dia a senhora levanta a persiana com bruteza e joga sol no meu rosto. (Leite derramado)

Questão
2017Português

(AFA - 2017) Leia o texto a seguir e responda (s) questo(es). PROMESSA CONTRA SINAIS DA IDADE 1O tempo passa, e com ele os sinais da idade vo se espalhando pelo nosso organismo. Entre eles, os mais evidentes2ficam estampados em nossa pele, e rostos, na forma de rugas, flacidez e perda de elasticidade. Um estudo publicado ontem no peridico cientficoJournal of Investigative Dermatology, no entanto, identificou um mecanismo molecular em clulas da pele que pode estar por trs deste processo, abrindo caminho para o desenvolvimento de novos tratamentos para, se no impedir, pelo menos retardar o envelhecimento delas e, talvez, as de outros tecidos e rgos do corpo. Na pesquisa, cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, analisaram amostras de clulas da pele de vinte e sete doadores com entre seis e anos, tiradas de locais protegidos do Sol, para determinar se havia alguma diferena no seu comportamento com a idade.3Eles verificaram que, quanto mais velha a pessoa, menor era a atividade de suas mitocndrias, as 4usinas de energia de nossas clulas.5Essa queda, porm,6era esperada, j que h dcadas a reduo na capacidade de gerao de energia por essas7organelas celulares e na sua eficincia neste trabalho com o tempo uma das principais vertentes nas teorias sobre envelhecimento. /.../ BAIMA, Csar.O Globo, 27 de fev. 2016, p. 24. Sabe-se que, ao divulgar informaes de carter cientfico em um texto, alguns recursos de linguagem podem ser empregados para transmitir ao leitor maior confiabilidade quanto ao contedo apresentado. Em relao ao texto Promessa contra sinais da idade, assinale a alternativa que NO apresenta um desses recursos.

Questão
2017Português

(AFA - 2017) LEITE DERRAMADO Um homem muito velho est num leito de hospital. E desfia a quem quiser ouvir suas memrias. Uma saga familiar caracterizada pela decadncia social e econmica, tendo como pano de fundo a histria do Brasil dos ltimos dois sculos. No sei por que voc no me alivia a dor. Todo dia a senhora levanta a persiana com bruteza e joga sol no meu rosto. No sei que graa pode achar dos meus esgares, uma pontada cada vez que respiro. s vezes aspiro fundo e encho os pulmes de um ar insuportvel, para ter alguns segundos de conforto, expelindo a dor. Mas bem antes da doena e da velhice, talvez minha vida j fosse um pouco assim, uma dorzinha chata a me espetar o tempo todo, e de repente uma lambada atroz. Quando perdi minha mulher, foi atroz. E qualquer coisa que eu recorde agora, vai doer, a memria uma vasta ferida. Mas nem assim voc me d os remdios, voc meio desumana. Acho que nem da enfermagem, nunca vi essa cara sua por aqui. Claro, voc a minha filha que estava na contraluz, me d um beijo. Eu ia mesmo lhe telefonar para me fazer companhia, me ler jornais, romances russos. Fica essa televiso ligada o dia inteiro, as pessoas aqui no so sociveis. No estou me queixando de nada, seria uma ingratido com voc e com o seu filho. Mas se o garoto est to rico, no sei por que diabos no me interna em uma casa de sade tradicional, de religiosas. Eu prprio poderia arcar com viagem e tratamento no estrangeiro, se o seu marido no me tivesse arruinado. BUARQUE, Chico. Leite derramado. So Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 10-11. O discurso do personagem s NO nos permite afirmar que ele:

1-15 de 16chevron right center