ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(AFA - 2017)PROMESSA CONTRA SINAIS DA IDADE O temp

(AFA - 2017) 

PROMESSA CONTRA SINAIS DA IDADE

O tempo passa, e com ele os sinais da idade vão se espalhando pelo nosso organismo. Entre eles, os mais evidentes ficam estampados em nossa pele, e rostos, na forma de rugas, flacidez e perda de elasticidade.

5 - Um estudo publicado ontem no periódico científico “Journal of Investigative Dermatology”, no entanto, identificou um mecanismo molecular em células da pele que pode estar por trás deste processo, abrindo caminho para o desenvolvimento de novos

10 - tratamentos para, se não impedir, pelo menos retardar o envelhecimento delas e, talvez, as de outros tecidos e órgãos do corpo.

Na pesquisa, cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, analisaram amostras de

15 - células da pele de vinte e sete doadores com entre seis e 72 anos, tiradas de locais protegidos do Sol, para determinar se havia alguma diferença no seu comportamento com a idade. Eles verificaram que, quanto mais velha a pessoa, menor era a atividade de

20 - suas mitocôndrias, as “usinas de energia” de nossas células. Essa queda, porém, era esperada, já que há décadas a redução na capacidade de geração de energia por essas organelas celulares e na sua eficiência neste trabalho com o tempo é uma das

25 - principais vertentes nas teorias sobre envelhecimento. /.../

(BAIMA, César. O Globo, 27 de fev. 2016, p. 24.)

 

Ao abordar um tema científico em um jornal, é comum a prática de empregar recursos para torná-lo mais acessível e, portanto, mais atraente aos leitores comuns, não acostumados ao discurso científico. Observa-se que o texto V, com tal finalidade, apresenta os seguintes recursos, EXCETO:

A

emprego de título chamativo, cuja ideia de uma “promessa” contra o envelhecimento funciona como elemento de persuasão para os leitores

B

introdução narrativo-descritiva – considerando os dois períodos iniciais do texto –, com a finalidade de situar o tema como presente na realidade do leitor.

C

utilização da metáfora “usinas de energia” (l. 20) para explicar, de maneira simbólica e mais acessível, a atividade das mitocôndrias.

D

uso do diminutivo com sentido afetivo no termo “organelas” (l. 23), com o objetivo de criar proximidade entre o leitor e o tema.