ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(AFA - 2017)Leia o texto a seguir e responda (s) q

Português | Interpretação de texto | fatores de contextualização | fatores de construção da coerência
Português | Interpretação de texto | noção de texto | fatores linguísticos e pragmáticos | fatores pragmáticos da textualidade
AFA 2017AFA PortuguêsTurma EsPCEx-AFA

(AFA - 2017)

Leia o texto a seguir e responda à(s) questão(ões).

 PROMESSA CONTRA SINAIS DA IDADE

 1O tempo passa, e com ele os sinais da idade vão se espalhando pelo nosso organismo. Entre eles, os mais evidentes 2ficam estampados em nossa pele, e rostos, na forma de rugas, flacidez e perda de elasticidade. Um estudo publicado ontem no periódico científico Journal of Investigative Dermatology, no entanto, identificou um mecanismo molecular em células da pele que pode estar por trás deste processo, abrindo caminho para o desenvolvimento de novos tratamentos para, se não impedir, pelo menos retardar o envelhecimento delas e, talvez, as de outros tecidos e órgãos do corpo.

Na pesquisa, cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, analisaram amostras de células da pele de vinte e sete doadores com entre seis e  anos, tiradas de locais protegidos do Sol, para determinar se havia alguma diferença no seu comportamento com a idade. 3Eles verificaram que, quanto mais velha a pessoa, menor era a atividade de suas mitocôndrias, as “4usinas de energia” de nossas células. 5Essa queda, porém, 6era esperada, já que há décadas a redução na capacidade de geração de energia por essas 7organelas celulares e na sua eficiência neste trabalho com o tempo é uma das principais vertentes nas teorias sobre envelhecimento.

/.../

BAIMA, César. O Globo, 27 de fev. 2016, p. 24.

Sabe-se que, ao divulgar informações de caráter científico em um texto, alguns recursos de linguagem podem ser empregados para transmitir ao leitor maior confiabilidade quanto ao conteúdo apresentado. Em relação ao texto “Promessa contra sinais da idade”, assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses recursos.

A

Referência a um periódico científico no qual foram publicados os resultados da pesquisa em questão.

B

Emprego de afirmação categórica sobre o resultado irrefutável da pesquisa no sentido de retardar o envelhecimento.

C

Menção ao fato de a pesquisa ser desenvolvida em uma universidade, ou seja, um espaço científico confiável.   

D

Apresentação de dados numéricos ao se referir à quantidade de indivíduos pesquisados pelos cientistas.