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(AFA - 2022 - Modelo A - Questo 47) TEXTO IIA VERD

Português | Interpretação de texto | construção de sentido em textos não verbais e publicitários | textos publicitários | estratégias persuasivas nas propagandas
Português | Interpretação de texto | noção de texto | fatores linguísticos e pragmáticos
AFA 2022AFA PortuguêsTurma EsPCEx-AFA

(AFA - 2022 - Modelo A - Questão 47)    

TEXTO II

A VERDADEIRA LEI DE GÉRSON 

Raul Marinho Gregorin 

                Você se lembra daquele célebre comercial do 

      cigarro Vila Rica, onde nosso tricampeão Gérson falava 

      a famosa frase: “...Porque você tem que levar 

      vantagem em tudo, cerrrto?” A frase teve tanto 

5    impacto que acabou sendo criada a “Lei de Gérson”, que

      simboliza o oportunismo e a falta de escrúpulos típicas de 

      uma grande parcela da nossa sociedade.(...)

                  Concordo que nossa postura oportunista

      realmente contribui para nos manter neste estado de      

10  atraso econômico e culturam em que vivemos. Só que a 

      “Lei de Gérson”, na verdade é muito mais antiga que o 

      próprio. No excelente livro “Mauá, Empresário do 

      império”, de Jorge Caldeira (Ed. Companhia das Letras), 

      percebe-se que há quase duzentos anos atrás esta lei já 

15  era cumprida. Aliás, essa deve ser a lei mais antiga do 

      Brasil, pois desde as capitanias hereditárias nossa 

      história é pontilhada de exemplos de oportunismo e falta 

      de escrúpulos. A própria escravidão não deixa de ser

      uma mostra do viés ético de nossa sociedade desde 

20  tempos imemoriais, mas isso já é outra história. 

                Eu não conheço a biografia do Gérson, muito

      menos do publicitário que criou a frase e o comercial do 

      Vila Rica. Mas acho muito improvável que o Gérson real 

      seja um oportunista sanguinário como ficou sendo sua 

25  imagem. Nem acredito que o diretos da criação da 

      agência poderia imaginar que esta frase seria usada mais 

      de vinte anos depois para designar esta nossa

      característica. 

                Nossa língua é ferina. Quando a Volkswagen

30  lançou o Fusca com teto solar no final da década de’60’, 

      as vendas despencaram depois que passou a ter a 

      conotação de “carro chifrudo”. A VASP na década de 

35  criou um voo noturno ligando São Paulo ao Guarujá 

      para atender aos executivos que deixavam suas famílias 

      no balneáreo e passavam a semana trabalhando na 

      capital. O nome do voo era “Corujão” devido ao horário. 

      Não demorou muito o voo passou a ser apelidado de 

      “Cornudão”, pelo fato das esposas ficarem na praia

      enquanto os maridos ficavam na cidade. A VASP teve 

40  que cancelar a linha por falta de passageiros. 

                E óbvio que a VW tinha introduzido o teto solar

      baseado no fato do Brasil ser um país quente e 

      ensolarado, perfeito para aquele opcional. Só que o 

      consumidor preferia ficar passando calor a ser visto

45  dirigindo um carro com um buraco no teto para “deixar os

      chifres de fora”. O voo corujão era perfeito,

      especialmente na época em que não havia Piaçaguera e, 

      para chegar ao Guarujá de carro na alta temporada, o 

      motorista tinha que enfrentar horas de fila na balsa. Mas 

50 era melhor demorar oito ou dez horas de carro do que ir 

de avião, em meia hora, num voo chamado “Cornudão”...

                Com o comercial do Gérson foi a mesma coisa. 

       Levar vantagem em tudo não significa que os outros tem

      que levar desvantagem. O oportunismo foi incorporado à 

      55 frase por quem a leu/ouviu, não por quem a 

      escreveu/disse. O problema é que passou a ficar (para

      usar um conceito atual) “politicamente incorreto” levar 

      vantagem em alguma coisa. 

                Na verdade, parece que nossa sociedade se 

60  divide em dois grandes blocos: um que leva vantagem

       em tudo (no sentido pejorativo) e outro que não pode

       levar vantagem em nada. Acontece que dá para levar 

       vantagem em tudo sem fazer com que os outros saiam 

       em desvantagem. Você não precisa esmagar a outra 

65  parte para sair ganhando. 

(http://www.geocities.ws/cp_adhemar/leidegerson.html. Acesso em: 10 abril 2017. Texto revisado conforme a nova ortografia.)

TEXTO III

A partir da leitura da peça publicitária e considerando as informações do texto II sobre a “Lei do Gérson”, analise as afirmativas a seguir como verdadeiras ou falsas. 

I. A marca do cigarro Vila Rica aproveita a popularidade do famoso jogador Gérson para alavancar a venda do produto. 

II. A “Lei da vantagem”, empregada pela arbitragem no futebol, possui regras; essas estão explicitadas na argumentação do texto II e na peça publicitária.

III. O vocabulário “leve” pode ser entendido tanto como verbo quanto como adjetivo em ambas as ocorrências no cartaz.

IV. No cartaz, advérbio “também” funciona como um termo fundamental para induzir a uma proximidade entre Gérson - um ídolo do futebol - e o público; e, dessa forma, criar a estratégia de persuasão necessária à propaganda. 

Está correto o que se afirma apenas em 

A

I, II e III 

B

II e III

C

I e IV

D

III e IV