Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Redação - CEFET-MG | Gabarito e resoluções

1-5 de 5
Questão
2020RedaçãoPortuguês

(Cftmg 2020) Poesia, minha tia, ilumine as certezas dos homens e os tons de minhas palavras. que arrisco a prosa mesmo com balas atravessando os fonemas. o verbo, aquele que maior que o seu tamanho, que diz, faz e acontece. Aqui ele cambaleia baleado. Dito por bocas sem dentes e olhares cariados, nos conchavos de becos, nas decises de morte. A areia move-se no fundo dos mares. A ausncia de sol escurece mesmo as matas. O lquido-morango do sorvete mela as mos. A palavra nasce no pensamento, desprende-se dos lbios adquirindo alma nos ouvidos, e s vezes essa magia sonora no salta boca porque engolida a seco. Massacrada no estmago com arroz e feijo a quase palavra defecada ao invs de falada. Falha a fala. Fala a bala. Paulo Lins. Fragmento de Cidade de Deus. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. Esse fragmento de texto ressalta a importncia da literatura como forma de

Questão
2020Redação

(G1 - cftmg 2020) Eu, quando via uma rvore daquelas gigantescas, que fazem de um homem uma coisinha ridcula, me desmanchava em admirao. Respirava com mais largueza, abrindo os braos, e sentia os raios do sol no meu rosto, como se eu tambm fosse uma criatura privilegiada pela natureza. srio. Sempre fui assim, piegas profissional. A Mayumi, diante da mesma rvore, tecia consideraes sobre a evoluo gentica da espcie. Ela era a fuso perfeita de dois mundos que eu imaginava absolutamente incompatveis: o cientificismo e a feminilidade. LACERDA, Rodrigo. O Fazedor de Velhos. So Paulo: Companhia das Letras, 2017. p. 86. Ao caracterizar a personagem feminina, o trecho traz tona um discurso marcado pela

Questão
2020Redação

(G1 - cftmg 2020) Foi uma experincia estranha, que comeou diante da tela do computador e me jogou num estado de excitao mental absurdo. A sombra tinha uma inquietao contagiante. Tive at sintomas fsicos. Um batimento acelerado no corao e um formigamento maluco, que comeou nas minhas mos, foi para os meus braos e chegou at as minhas pernas. Uma certa hora, de repente, senti um tranco. Era a sombra, despregando de mim e ganhando liberdade total. Ela subiu no ar, enquanto eu dedilhava o teclado. Olhei perplexo para o seu rosto escuro e vazio. Flutuando, ela desceu at mim e pegou a minha mo. A sombra indomvel imediatamente me suspendeu como se eu fosse um balo de gs. Era incrvel porque, mesmo estando longe do cho, e ganhando cada vez mais altura com a minha sombra mgica, parecia que os botes do teclado do meu computador continuavam sendo apertados, e sendo apertados por mim. LACERDA, Rodrigo.O Fazedor de Velhos. So Paulo: Companhia das Letras, 2017. p. 122. No fragmento, a descoberta da vocao para a literatura manifesta-se como

Questão
2019RedaçãoPortuguês

(CEFET MG 2019) Um papa que era mulher Em plena Idade Mdia, na noite de 28 de janeiro do ano 814, nascia em uma famlia de camponeses, na aldeia alem de Ingelheim, uma menina chamada Joana. Quando adulta, ela seria a nica mulher a exercer a funo de papa na histria da humanidade. Filha de um missionrio da Igreja Catlica, a menina foi criada sob os rgidos ditames da religio, que naquela poca reservava s mulheres poucos direitos e lhes impunha muitas proibies, como a alfabetizao. Joana viveu questionando os cnones de seu tempo, aprendeu o latim e o grego antes dos 10 anos de idade e aos 16 adotou a identidade do irmo morto numa batalha. Tudo isso para assumir funes eclesisticas num monastrio beneditino. Tornou-se papa entre 851 e 853 e morreu ao dar luz uma criana quando tinha 42 anos. A sua curiosa e desconhecida trajetria j foi levada s telas na dcada de 1970 em um filme protagonizado pela atriz Liv Ullman. Agora, volta com mais apelo em uma produo alem dirigida pelo cineasta Sonke Wortmann. O filme baseia-se no livro Papisa Joana, da escritora inglesa Donna Woolfolk Cross, que acaba de ser lanado no Brasil. A autora construiu um romance sustentado por informaes obtidas em arquivos da Igreja e reconstituiu a vida de Joana. Segundo a autora, a histria da papisa era considerada uma realidade at o sculo XVII, quando disputas religiosas teriam levado o Vaticano a ordenar a destruio das provas de sua existncia. Na obra, Donna Cross lana mo da criatividade, mas garante que conteve os seus saltos imaginativos. RANGEL, N. Disponvel em: https://istoe.com.br/15441. Acesso em: 02 ago. 2018. (Adaptado). O texto tem por objetivo

Questão
2019Redação

(G1 - cftmg 2019) Se eu fosse eu Quando no sei onde guardei um papel importante e a procura se revela intil, pergunto-me: se eu fosse eu e tivesse um papel importante para guardar, que lugar escolheria? s vezes d certo. Mas muitas vezes fico to pressionada pela frase se eu fosse eu, que a procura do papel se torna secundria, e comeo a pensar. Diria melhor, sentir. E no me sinto bem. Experimente: se voc fosse voc, como seria e o que faria? Logo de incio se sente um constrangimento: a mentira em que nos acomodamos acabou de ser levemente locomovida do lugar onde se acomodara. No entanto, j li biografias de pessoas que de repente passavam a ser elas mesmas, e mudavam inteiramente de vida. Acho que se eu fosse realmente eu, os amigos no me cumprimentariam na rua porque at a minha fisionomia teria mudado. Como? No sei. Metade das coisas que eu faria se eu fosse eu, no posso contar. Acho, por exemplo, que por um certo motivo eu terminaria presa na cadeia. E se eu fosse eu daria tudo o que meu, e confiaria o futuro ao futuro. Se eu fosse eu parece representar o nosso maior perigo de viver, parece a entrada nova no desconhecido. No entanto tenho a intuio de que, passadas as primeiras chamadas loucuras da festa que seria, teramos enfim a experincia do mundo. Bem sei, experimentaramos enfim em pleno a dor do mundo. E a nossa dor, aquela que aprendemos a no sentir. Mas tambm seramos por vezes tomados de um xtase de alegria pura e legtima que mal posso adivinhar. No, acho que j estou de algum modo adivinhando porque me senti sorrindo e tambm senti uma espcie de pudor que se tem diante do que grande demais. LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. (Adaptado). A possibilidade alavancada pela expresso que d ttulo ao texto manifesta-se na

1-5 de 5