Kuadro
Entrar
VestibularEdição do vestibular

(Enem 1998)  Alunos de uma escola no Rio de Janeiro são convidados a participar de uma excursão ao Parque Nacional de Jurubatiba. Antes do passeio, eles leem o trecho de uma reportagem publicada em uma revista:
"Jurubatiba será o primeiro parque nacional em área de restinga, num braço de areia com 31 quilômetros de extensão, formado entre o mar e dezoito lagoas. Numa área de 14.000 hectares, ali vivem jacarés, capivaras, lontras, tamanduás-mirins, além de milhares de aves e de peixes de água doce e salgada. Os peixes de água salgada, na época das cheias, passam para as lagoas, onde encontram abrigo, voltando ao mar na cheia seguinte. Nos terrenos mais baixos, próximos aos lençóis freáticos, as plantas têm água suficiente para aguentar longas secas. Já nas áreas planas, os cactos são um dos poucos vegetais que proliferam, pintando o areal com um verde pálido."

Depois de ler o texto, os alunos podem supor que, em Jurubatiba, os vegetais que sobrevivem nas áreas planas têm características tais como:

A

quantidade considerável de folhas, para aumentar a área de contato com a umidade do ar nos dias chuvosos.

B

redução na velocidade da fotossíntese e realização ininterrupta desse processo, durante as 24 horas.

C

caules e folhas cobertos por espessas cutículas que impedem o ressecamento e a consequente perda de água.

D

redução do calibre dos vasos que conduzem a água e os sais minerais da raiz aos centros produtores do vegetal, para evitar perdas.

E

crescimento sob a copa de árvores frondosas, que impede o ressecamento e consequente perda de água.