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(ENEM - 2018 - PROVA AMARELA)TEXTO IDisponvel em:

Português | Interpretação de texto | fatores de contextualização | fatores de construção da coerência | o conhecimento compartilhado
Português | Interpretação de texto | fatores de contextualização | fatores de construção da coerência | o conhecimento de mundo
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(ENEM - 2018 - PROVA AMARELA)

TEXTO I

Disponível em: http://revistaiiqb.usac.edu.gt. Acesso em: 25 abr. 2018 (adaptado).

TEXTO II

Imaginemos um cidadão, residente na periferia de um grande centro urbano, que diariamente acorda às 5h para trabalhar, enfrenta em média 2 horas de transporte público, em geral lotado, para chegar às 8h ao trabalho. Termina o expediente às 17h e chega em casa às 19h para, aí sim, cuidar dos afazeres domésticos, dos filhos, etc. Como dizer a essa pessoa que ela deve praticar exercícios, pois é importante para sua saúde? Como ela irá entender a mensagem da importância do exercício físico? A probabilidade de essa pessoa praticar exercícios regularmente é significativamente menor que a do pessoas da classe média/alta que vivem outra realidade. Nesse caso, a abordagem individual do problema tende e fazer com que a pessoa se sinta impotente em não conseguir praticar exercícios e, consequentemente, culpada pelo fato de ser ou estar sedentária.

FERREIRA, M.S. Aptidão física e saúde na educação física escolar: ampliando o enfoque. RBCE, n. 2, jan. 2001 (adaptado).

O segundo texto, que propõe uma reflexão sobre o primeiro acerca do impacto de mudanças no estilo de vida na saúde, apresenta uma visão

A

medicalizada, que relaciona a prática de exercícios físicos por qualquer indivíduo à promoção da saúde.

B

ampliada, que considera aspectos sociais intervenientes na prática de exercícios no cotidiano.

C

crítica, que associa a interferência das tarefas da casa ao sedentarismo do indivíduo.

D

focalizada, que atribui ao indivíduo a responsabilidade pela prevenção de doenças.

E

geracional, que preconiza a representação do culto à jovialidade.