ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ENEM - 2019 - PROVA AMARELA)Antes de Roma ser fun

(ENEM - 2019 - PROVA AMARELA)

Antes de Roma ser fundada, as colinas de Alba eram ocupadas por tribos latinas, que dividiam o ano de acordo com seus deuses. Os romanos adaptaram essa estrutura. No princípio dessa civilização o ano tinha dez meses e começava por Martius (atual março). Os outros dois teriam sido acrescentados por  Numa Pompílio, o segundo rei de Roma.

 Até Júlio César reformar o calendário local, os meses eram lunares, mas as festas em homenagem aos deuses permaneciam designada pelas estações. O descompasso de dez dias por ano fazia que, em todos os triênios, um décimo terceiro mês, o Intercalaris, tivesse que ser enxertado. Com a ajuda de matemáticos do Egito emprestados por Cleópatra, Júlio César acabou com a bagunça ao estabelecer o seguinte calendário solar: Januarius, Februarius, Martius, Aprilis, Maius, Junius, Quinctilis, Sextilis, September, October, November e December. Quase igual ao nosso, com as diferenças que Quinctilis e Sextilis deram origem aos meses de julho e agosto.

Disponível em: https://aventurasnahistoria,uol.com.br. Acesso em: 8 dez.2019. 

 Considerando as informações no texto e aspectos históricos da formação da língua, a atual escrita dos meses em português

A

reflete a origem latina de nossa língua.

B

decorre de uma língua falada no Egito antigo.

C

tem como base um calendário criado por Cleópatra.

D

segue a reformulação da norma da língua proposta por Júlio César.

E

resulta da padronização do calendário antes da fundação de Roma.