ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ENEM - 2022)SILVEIRA, R.In absentia, 1983. Instal

(ENEM - 2022)

 

 

 

SILVEIRA, R. In absentia, 1983. Instalação, 17ª Bienal de São Paulo. Disponível em: www.bienal.org.br. Acesso em: set. 2016 (adaptado).

 

O termo ready-made foi criado por Marcel Duchamp (1887-1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias). Seu primeiro ready-made, de 1912, é uma roda de bicicleta montada sobre um banquinho  (Roda de bicicleta). Ao transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica radical ao sistema da arte.

 

Disponível em: www.bienal.org.br. Acesso em: 1 set. 2016 (adaptado)

 

A instalação In absentia propõe um diálogo com o ready-made Roda de bicicleta, demonstrando que

A

as formas de criticar obras do passado se repetem.

B

a recorrência de temas marca a arte do final do século XX.

C

as criações desmistificam os valores estéticos estabelecidos.

D

o distanciamento temporal permite a transformação dos referenciais estéticos.

E

o objeto ausente sugere a degradação da forma superando o modelo artístico.