ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(EsPCEx - 2015)Observe o mapa a seguir, que mostra

Geografia | Geografia Física | Biogeografia | Ecossistemas terrestres brasileiros
Geografia | Geografia Física | Pedologia
ESPCEX 2015ESPCEX GeografiaTurma EsPCEx-AFA

(EsPCEx - 2015)

Observe o mapa a seguir, que mostra a distribuição dos domínios morfoclimáticos brasileiros, e considere as afirmativas abaixo:

I. no domínio “A” encontramos a maior parte do chamado “arco do desmatamento”, onde a vegetação vem perdendo espaço para as atividades agrícolas, causando significativos prejuízos à biodiversidade.

II. o domínio “B” caracteriza-se por solos pobres em matéria orgânica e pedregosos, porém projetos de irrigação viabilizam a produção de frutas, como a uva para exportação, nessa área.

III. os domínios “C” e “F” são considerados hotspots, pois são áreas prioritárias para conservação e de alta biodiversidade, as quais, por se constituírem em fronteiras agrícolas, vêm tendo sua vegetação suprimida para dar lugar às atividades pecuárias.

IV. os domínios “B” e “E” são caracterizados por vegetação herbácea associada a climas que apresentam grande período de estiagem e solos em processo de desertificação, dificultando a atividade agrícola.

V. o domínio “D” apresenta clima tropical úmido e relevo de morros arredondados, revelando intenso trabalho erosivo em estrutura cristalina.

 

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

A

I, III e IV

B

I, II e V

C

III, IV e V

D

I, II e IV

E

II, III e V