Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - ESPCEX 2020 | Gabarito e resoluções

1-12 de 12
Questão 1
2020Geografia

(EsPCEx - 2020) A Amaznia a maior floresta tropical do mundo. Estende-se por mais de 8 milhes de km2e por diversos pases sul-americanos. Sobre esse bioma, correto afirmar que: I - No Brasil, a floresta ocupa as reas de nove estados da federao AC, AM, AP, MA, MS, PA, RO, RR, e TO. II - A variao topogrfica responsvel pela existncia de trs estados de vegetao de mata: de igap, de vrzea e de terra firme. III - A exuberncia da vida vegetal da Amaznia reflete a alta fertilidade dos solos, em geral de textura argilosa e com elevado teor de matria orgnica. IV - Trata-se de uma floresta latifoliada, perene e higrfila, que abriga tambm enclaves de campos, cerrado e at mesmo de caatinga. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 2
2020Geografia

(EsPCEx - 2020 ) Em um novo captulo do acirramento das tenses entre Estados Unidos e Ir, Ter anunciou nesta quinta-feira que derrubou um drone americano que teria invadido seu territrio. Washington alega que o equipamento estava em espao areo internacional, e o governo iraniano respondeu levando o caso ONU. Fonte: O GLOBO, 20. Jun. 2019. Disponvel em: https://oglobo.globo.com/mundo/ira-derruba-drone-americano-no-golfo-persico-trump-chama-de-erro-grande-mas-depois-ameniza-23753187. Acesso em: 16 abr. 2020. O incidente relatado acima ocorreu no Estreito de Ormuz (vide desenho), no Golfo Prsico. Sobre as caractersticas gerais dos pases banhados por esse estratgico golfo, correto afirmar que: I - Somadas, as reservas existentes nos pases banhados pelo Golfo Prsico perfazem a maior concentrao de hidrocarbonetos do mundo. II - A implantao de um regime democrtico, com eleies diretas, foi o maior legado da ocupao dos EUA, que devolveu a estabilidade ao Iraque. III - Com uma populao de aproximadamente 24 milhes, os curdos esto localizados majoritariamente nos territrios ocupados pelo Iraque e pelo Ir, onde contam com um elevado grau de autonomia poltica. IV - O Ir no um pas rabe, e a sua populao de maioria xiita. Em 1979, a Revoluo Islmica transformou-o em um dos principais opositores dos Estados Unidos e de Israel.

Questão 3
2020Geografia

(EsPCEx - 2020) Em fevereiro de 2019, o mundo foi surpreendido com um ataque de avies indianos em solo paquistans. A animosidade entre esses dois pases asiticos expressa territorialmente (vide desenho abaixo). Assim, fundamentado o temor de uma escalada da crise. Sobre a conflituosa relao indo-paquistanesa, correto afirmar que: I - Apesar de serem considerados, segundo a ONU, pases em desenvolvimento, ambos dispem de artefatos de destruio em massa. II - Mahatma Gandhi, lder que organizou diversas campanhas anticoloniais, ciente das incotornveis divergncias entre muulmanos e hindus, apoiou as transformaes das fronteiras entre esses dois pases, que passou de religiosa para poltica. III - Perdura at hoje o rgido padro de alianas construdo durante a Guerra Fria, colocando em campos opostos o eixo Nova Dlhi-Moscou e Islamabad-Pequim. IV - A rivalidade indo-paquistanesa tem como um de seus principais focos a disputa pelo controle da Caxemira, regio habitada por maioria muulmana e encravada no Himalaia, na fronteira entre os dois pases. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 4
2020Geografia

(ESPCEX -2020) Em meados da dcada de 1930, o ento Capito do Exrcito Brasileiro Mrio Travassos publicou a obra Projeo Continental do Brasil, que at inspira o pensamento geopoltico nacional. Dentre os postulados geopolticos do autor, podemos destacar: I - A Amrica do Sul como um espao caracterizado por dois antagonismos geogrficos: a oposio entre a vertente do Atlntico e a do Pacifico e entre as bacias hidrogrficas do Amazonas e do Prata. II - A influncia polarizada de Buenos Aires, que limitava o poder brasileiro sobre a extensa vertente atlntica. III - A necessidade de atrao do Paraguai e da Bolvia para a esfera de influncia poltica e comercial do Brasil. IV - O projeto do Brasil como grande potncia sul-americana, empreendendo a marcha para o Oeste como o objetivo de erguer um polo de poder econmico e demogrfico na poro central do subcontinente. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Questão 5
2020Geografia

(EsPCEx 2020) O mercosul tem sido muito criticado nos ltimos anos pela perda de dinamismo, apesar dos importantes avanos obtidos desde sua criao. Sobre esse bloco econmico regional, correto afirmar que: I - Promoveu a chamada distenso geopoltica entre Brasil e Argentina, que histricamente disputavam a hegemonia na Bacia do Prata. II - O incremento da cooperao diplomtica entre o Brasil e a Aregentina, durante a dcada de 1980, contribuiu para a formao do bloco. III - A adoo da Tarifa Externa Comum (TEC) transformou o Mercosul em uma unio aduaneira perfeita, visto que os pases-membros so obrigados a aplicar a mesma alquota de importao para os produtos. IV - O protocolo de Ouro Preto inseriu a clusula democrtica no Tratado de Assuno ajudou a criar um ambiente de maior estabilidade poltica no mbito regional. V - O Mercosul foi, na verdade, uma resposta ao esgotamento dos modelos de desenvolvimento baseados na substituio de importaes adotados pelas duas principais economias do bloco. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 6
2020Geografia

(EsPCEx - 2020) A fronteira pode ser definida como a epiderme do Estado. Dependendo do contexto e dos meios disponveis, ela apresenta uma permeabilidade maior ou menor. Cosiderando aspectos como as caractersticas gerais do territrio nacional, a legislao em vigor e os programas governamentais implementados nas fronteiras, analise as alternativas a seguir: I - O Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) tem como objetivo, dentre outros, aumentar a presena do Estado nas faixas de fronteira martima e terrestre, especialmente na Amaznia. II - A Constituio Federal de 1988 proibiu a demarcao de terras indgenas na faixa de fronteira por razes de segurana nacional. III - Grande extenso territorial, povoamento rarefeito, carncia de recursos econmicos e humanos e dificuldade de acesso so fatores que concorrem para a porosidade das nossas fronteiras e a ocorrncia de inmeros ilcitos. IV - Fundamental defesa do territrio, a faixa de fronteira do Brasil tem uma largura de 100km e regulada por legislao federal especfica, que normatiza a propriedade, o uso dos solos e a explorao econmica. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Questão 7
2020Geografia

(EsPCEx - 2020) O conflito rabe-israelense contribui, inequivocamente, para tornar o Oriente Mdio uma das regies mais instveis do mundo. Sobre esse importante foco de tenso, correto afirmar I - A guerra do Yom Kippur, em 1967, marcou o pice da expanso territorial de Israel. II - A cidade de Jerusalm sagrada para as trs principais religies monotestas da atualidade (cristianismo, judasmo e islamismo), o que decisivo para gerar instabilidade na regio. III - A geopoltica da gua desempenha um papel destacado no conflito, tendo em vista o controle exercido por Israel sobre os principais mananciais da regio. IV - Pelos Acordos de Oslo (1993), a Organizao pela Libertao da Palestina (OLP) e o Hamas reconheceram o Estado de Israel, que se comprometeu a devolver os territrios ocupados, nos quais seria criado um Estado Palestino. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 8
2020Geografia

(EsPCEx - 2020 - Modelo F - Questo 28) O censo demogrfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), em 1970, revelou pela primeira vez uma importante mudana no perfil da populao brasileira: passamos a ser um pas predominantemente urbano. A respeito da urbanizao nacional, correto afirmar que: I - A urbanizao ocorreu de forma acelerada, concentrada e apoiada no xodo rural, simultaneamente ao vigoroso processo de industrializao verificado no Ps-Segunda Guerra. II - Problemas em comum de infraestrutura viria, abastecimento de gua, saneamento bsico, coleta de lixo, dentre outros, resultaram na criao das regies metropolitanas no incio da dcada de 1970. III - Atualmente, o Centro-Oeste a terceira regio mais urbanizada do Pas, basicamente em funo de trs fatores: a fundao de Braslia, a construo de grandes eixos rodovirios de integrao nacional e a acentuada mecanizao das lavouras. IV - Os critrios adotados pelo IBGE para definir o grau de urbanizao seguem padronizao internacional, no havendo, portanto, divergncia em relao aos utilizados pelos pases da Organizaopara a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE). Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Questão 9
2020Geografia

(EsPCEx - 2020) O continente americano estende-se desde as tundras canadenses at o Cabo Horn, na Terra do Fogo. Sua imensa variedade de paisagens comporta sociedades altamente diferenciadas. Sobre esse grande conjunto, correto afirmar que: I - A costa ocidental apresenta extensos dobramentos modernos, como os Andes e as Montanhas Rochosas, e faz parte do Anel ou Crculo de Fogo do Pacfico. II - A poro oriental continental, tanto da Amrica do Norte quanto da Amrica do Sul, marcada por estruturas geolgicas antigas e de grande estabilidade. III - A condio biocenica caracteriza todos os pases da Amrica Anglo-Saxnica e da Amrica Central stmica. IV - o nico continente que possui terras em todas as zonas climticas. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Questão 10
2020Geografia

(EsPCEx - 2020) Fome, guerra, misria, explorao predatria e vida selvagem configuram um quadro que o imaginrio coletivo associa, geralmente, frica. No entanto, esse espao no se resume apenas a tal quadro. Com relao ao continente africano, correto afirmar: I - Os ltimos anos tm registrado um expressivo incremento das trocas comerciais entre a frica e a China. Esse pas asitico interessa-se, principalmente, pelas commodities minerais e pelo suprimento energtico. II - A Nigria tem se desenvolvido e diversificado sua economia investindo no setor de telecomunicaes, apensar de o petrleo ainda ser importante na economia do pas. III - Melhorias na infraestrutura urbana e a reduo do deficit de moradias tm contribudo para o significativo aumento da populao urbana no continente, que j ultrapassa a rural. IV - Alguns regimes ditadoriais foram derrubados devido aos protestos desencadeados pela Primavera rabe. Atualmente, governos mais representativos renovam as esperanas no fortalecimento da democracia em pases como Lbia, Egito, Tunsia e Arglia. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Questão 11
2020Geografia

(EsPCEx - 2020) A Coreia do Sulfaz parte do grupo dos NCIs, sigla em ingls que representa os pases de industrializao recente. Podemos destacar, como fundamentais para o processo de industrializao desse pas, os seguintes fatores: I - Existncia de abundantes recursos minerais metlicos e fsseis, que garantiram o indispensvel suprimento de energia e os insumos necessrios indstria de base. II - Macios investimentos na educao e na melhoria da infraestrutura de transporte e de energia. III - Concesso de incentivos exportao, tais como reduo de impostos e controle da poltica cambial. IV - Grandes estmulos ao consumo interno, via expanso de crdito subsidiado s famlias, com o objetivo de expandir o mercado domstico. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima

Questão 12
2020Geografia

(EsPCEx - 2020) Um professor de Geografia, ao iniciar sua aula sobre o Continente Europeu, apresenta o seguinte mapa aos alunos: Aps a observao do mapa, o professor pediu para a classe levantar diferentes informaes relacionadas a dois pases europeus - e suas respectivas capitais, assinaladas no mapa. Analise as alternativas abaixo e marque a opo correta: I - Apesar de localizada na zona temperada boreal, Atenas apresenta clima mediterrneo, ao passo que Dublin est na zona de influncia do clima temperado ocenico. II - As duas capitais esto situadas em uma zona de instabilidade tectnica. III - Dublin localiza-se no hemisfrio ocidental, enquanto a capital grega encontra-se no hemisfrio oriental. IV - Tanto a Grcia quanto a Irlanda no integram o Espao Schengen. Assinale a alternativa que apresenta todas afirmativas corretas.

1-12 de 12