ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(EsPCEx - 2020)Em fevereiro de 2019, o mundo foi s

Geografia | Geografia Humana | Geopolítica | Focos de tensão | Focos de tensão: Subcontinente Indiano | Rohingyas, Caxemira
ESPCEX 2020ESPCEX GeografiaTurma EsPCEx-AFA

(EsPCEx - 2020)

Em fevereiro de 2019, o mundo foi surpreendido com um ataque de aviões indianos em solo paquistanês. A animosidade entre esses dois países asiáticos é expressa territorialmente (vide desenho abaixo). Assim, é fundamentado o temor de uma escalada da crise. Sobre a conflituosa relação indo-paquistanesa, é correto afirmar que:

I - Apesar de serem considerados, segundo a ONU, países em desenvolvimento, ambos dispõem de artefatos de destruição em massa.

II - Mahatma Gandhi, líder que organizou diversas campanhas anticoloniais, ciente das incotornáveis divergências entre muçulmanos e hindus, apoiou as transformações das fronteiras entre esses dois países, que passou de religiosa para política.

III - Perdura até hoje o rígido padrão de alianças construído durante a Guerra Fria, colocando em campos opostos o eixo Nova Délhi-Moscou e Islamabad-Pequim.

IV - A rivalidade indo-paquistanesa tem como um de seus principais focos a disputa pelo controle da Caxemira, região habitada por maioria muçulmana e encravada no Himalaia, na fronteira entre os dois países.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

A

I e II.

B

II e IV.

C

II e III.

D

I e IV.

E

III e IV.