ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(EsPCEx 2020)O mercosul tem sido muito criticado n

Geografia | Geografia Humana | Geografia Econômica | Economia mundial | Blocos econômicos | União Europeia e Mercosul
ESPCEX 2020ESPCEX GeografiaTurma EsPCEx-AFA

(EsPCEx 2020)

O mercosul tem sido muito criticado nos últimos anos pela perda de dinamismo, apesar dos importantes avanços obtidos desde sua criação. Sobre esse bloco econômico regional, é correto afirmar que:

I - Promoveu a chamada distensão geopolítica entre Brasil e Argentina, que históricamente disputavam a hegemonia na Bacia do Prata.

II - O incremento da cooperação diplomática entre o Brasil e a Aregentina, durante a década de 1980, contribuiu para a formação do bloco.

III - A adoção da Tarifa Externa Comum (TEC) transformou o Mercosul em uma união aduaneira perfeita, visto que os países-membros são obrigados a aplicar a mesma alíquota de importação para os produtos.

IV - O protocolo de Ouro Preto inseriu a "cláusula democrática" no Tratado de Assunção ajudou a criar um ambiente de maior estabilidade política no âmbito regional.

V - O Mercosul foi, na verdade, uma resposta ao esgotamento dos modelos de desenvolvimento baseados na substituição de importações adotados pelas duas principais economias do bloco.

 

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

A

I, II e III

B

I, II e V

C

II, III e IV

D

II, IV e V

E

III, IV e V