ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(EsPCEx - 2022)A urbanizao ocorre quando a populao

Geografia | Geografia Humana | Geografia Urbana | Fases da urbanização brasileira
ESPCEX 2022ESPCEX GeografiaTurma EsPCEx-AFA

(EsPCEx - 2022)

 

A urbanização ocorre quando a população urbana supera a população rural. No Brasil, este processo ocorreu principalmente após a Segunda Guerra Mundial e apoiou-se basicamente no êxodo rural, pois, devido à modernização das técnicas de trabalho rural, muitos trabalhadores do campo foram para a cidade em busca de novas oportunidades.

Sobre a urbanização do Brasil, é correto afirmar:

A

O processo de urbanização no país ocorreu de forma igualitária em todas as regiões do Brasil, em meados dos anos de 1970.

B

Até os anos de 1980, o Brasil tinha a maioria da população vivendo na zona rural, e somente na década de 1990 essa marca foi superada.

C

Na Região Sul, o processo de urbanização ocorreu na mesma época que na Região Sudeste, pois essas duas regiões receberam um grande investimento em suas indústrias, o que favoreceu o êxodo rural.

D

A urbanização do Centro-Oeste foi impulsionada pela fundação de Brasília, em 1960, e pelas novas rodovias que surgiram e que ligavam a região ao Sudeste do país. Atualmente, o Centro-Oeste apresenta o segundo maior índice de urbanização do Brasil.

E

A única região do Brasil que não tem a maioria da população vivendo na zona urbana atualmente é a Nordeste, pelo fato de a região basear sua economia em pequenas propriedades rurais.