ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(EsPCEx - 2022)Leia os textos abaixo.TEXTO I Resil

(EsPCEx - 2022)

Leia os textos abaixo.

TEXTO I

Resiliência: uma ferramenta de excelência e de transformação nas fileiras do Exército Brasileiro

[...]

O termo resiliência tem sua origem no latim resiliens, cujo significado remete à ideia de “pular para trás”, de “ricochetear, voltar” e “ressaltar”. Na Física, é a propriedade de um corpo recuperar a sua forma original após sofrer um choque ou uma deformação. Já no campo da Psicologia, o termo indica como se deve responder aos descompassos diários e como recuperar-se emocionalmente para encarar toda e qualquer frustração. Contudo, além das definições e dos conceitos, resiliência é um estado pessoal de vida fundamentado em atitudes positivas, força e determinação para prosseguir e adaptar-se.

[...]

A profissão militar exige do indivíduo inúmeros sacrifícios, que são indissociáveis da carreira das armas, inclusive quando, em cerimônia solene, concordamos com essa servidão ao declararmos: “Incorporando-me ao Exército Brasileiro, prometo cumprir..., respeitar..., tratar com afeição..., dedicar-me inteiramente..., cuja honra, integridade e instituições defenderei com o sacrifício da própria vida”.

[...]

Fonte: AGUIAR, Alexandre. Resiliência: uma ferramenta de excelência e de transformação nas fileiras do Exército Brasileiro. In: Eblog. Brasília, 15 nov. 2021. Disponível em: http://eblog.eb.mil.br/index.php/menu-easyblog/resilienciauma-ferramenta-de-excelencia-e-de-transformacao-nas-fileiras-do-exercito-brasileiro.html. Acesso: 19 maio 2022.

 

TEXTO II

 

“Penso no que faço, com fé.
Faço o que devo fazer, com amor.
Eu me esforço para ser melhor,
pois bondade também se aprende.
Mesmo quando tudo parece desabar
cabe a mim decidir entre rir e chorar,
ir ou ficar, desistir ou lutar;
porque descobri,
no caminho incerto da vida
que o mais importante é decidir.”

Cora Coralina

 

TEXTO III

Palavras iniciais do romance O Ateneu, de Raul D’Ávila Pompéia

“VAIS ENCONTRAR O MUNDO, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta.”

Bastante experimentei depois a verdade deste aviso, que me despia, num gesto das ilusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho que é o regime do amor doméstico, diferente do que se encontra fora, tão diferente, que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental, com a vantagem única de fazer mais sensível a criatura à impressão rude do primeiro ensinamento, têmpera brusca da vitalidade na influência de um novo clima rigoroso. Lembramo-nos, entretanto, com saudade hipócrita, dos felizes tempos; como se a mesma incerteza de hoje, sob outro aspecto, não nos houvesse perseguido outrora e não viesse de longe a enfiada das decepções que nos ultraja.

A partir da reflexão acerca das palavras iniciais do romance “O Ateneu”, de Raul D’Ávila Pompéia, das reflexões dos textos de apoio e da ideia central do texto “Assiste à demolição”, produza um texto dissertativo-argumentativo de 25 (vinte e cinco) a 30 (trinta) linhas, em terceira pessoa, sobre o seguinte tema:

“Vencer os desafios inerentes à condição humana exige uma adaptação constante: prática do exercício da resiliência.”

OBSERVAÇÕES:

1. Aborde o tema sem se restringir a casos particulares ou específicos ou a uma determinada pessoa.

2. Formule uma opinião sobre o assunto e apresente argumentos que defendam seu ponto de vista, sem transcrever literalmente trechos dos textos de apoio.

3. Não se esqueça de atribuir um título ao texto.

4. A redação será considerada inválida (grau zero) nos seguintes casos:

- trecho com qualquer marca que possa identificar o candidato;

- modalidade diferente da dissertativa;

- insuficiência vocabular, excesso de oralidade e/ou graves erros gramaticais;

- emprego de frases soltas, sem o uso adequado de elementos coesivos;

- fuga do tema proposto;

- texto ilegível;

- em forma de poema ou outra que não em prosa;

- linguagem incompreensível ou vulgar;

- texto em branco ou com menos de 17 (dezessete) ou mais de 38 (trinta e oito) linhas; e

- uso de lápis ou caneta de tinta diferente da cor azul ou preta.

5. Se a sua redação tiver entre 17 (dezessete) e 24 (vinte e quatro) linhas, inclusive, ou entre 31 (trinta e uma) e 38 (trinta e oito) linhas, também inclusive, sua nota será diminuída, mas não implicará grau zero.