Kuadro
Entrar
VestibularEdição do vestibular

(Fepar 2019)  Leia um trecho do segundo discurso de posse de Lincoln, em 4 de março de 1865, semanas antes do final da Guerra de Secessão.

Sem malícia a respeito de ninguém; com a caridade para com todos; com a firmeza do direito [...] deixai-nos lutar para terminar a obra que iniciamos; tratar das feridas da nação; cuidar daqueles que lutaram durante a batalha, e das viúvas e seus órfãos – para realizar enfim tudo que pode um justo acalentar e executar, e uma paz permanente, entre nós, e junto a todas as nações.

(MORRIS, Richard B. Documentos básicos da história dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1964. p. 164)

Pronunciamento do ex-presidente Floriano Peixoto (alcunhado “consolidador da República”) a uma comissão de moços, em 1895, já fora da Presidência da República.

[...] dizem e repetem que a República está consolidada e não corre perigo. Não vos fieis nisto nem vos deixeis apanhar de surpresa. O fermento da restauração agita-se em uma ação lenta, mas contínua e surda. Alerta, pois [...]

(BELLO, José Maria. História da República. São Paulo: Editora Nacional, 1964. p. 160)  

Assinale a alternativa incorreta

A

Enquanto a locução de Lincoln acena com o desejo de paz e cuidados com as vítimas do grande conflito, Floriano instiga um espírito de cizânia, que tornaria demorada a cicatrização das feridas decorrentes dos dois conflitos civis: a Revolta da Armada, que se iniciou no Rio de Janeiro, e a Revolução Federalista, as quais visavam depor Floriano Peixoto, cujo governo consideravam ilegítimo.

B

Enquanto a Guerra de Secessão envolveu apenas a sociedade norte-americana, a Revolta da Armada teve os navios rebeldes de Custódio de Melo e Saldanha da Gama ameaçados, na Baía de Guanabara, por poderosos navios de guerra estrangeiros, principalmente dos Estados Unidos.

C

Contrariamente ao período de paz imperial que vinha desde 1850, com o fim da Revolução Praieira, a República Velha foi marcada por agitações e movimentos sangrentos, dos quais a Guerra de Canudos é exemplo marcante.

D

Para a eclosão da Guerra de Secessão tiveram destaque fatores econômicos. O Sul, por exemplo, aceitava a extinção da escravidão apenas de forma gradativa e desejava o aumento das tarifas alfandegárias, para se proteger da concorrência dos manufaturados ingleses; já o Norte pretendia justamente o contrário, como forma de incentivar o comércio.