ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Fepar 2019) Leia um trecho do segundo discurso de

(Fepar 2019)  Leia um trecho do segundo discurso de posse de Lincoln, em 4 de março de 1865, semanas antes do final da Guerra de Secessão.

Sem malícia a respeito de ninguém; com a caridade para com todos; com a firmeza do direito [...] deixai-nos lutar para terminar a obra que iniciamos; tratar das feridas da nação; cuidar daqueles que lutaram durante a batalha, e das viúvas e seus órfãos – para realizar enfim tudo que pode um justo acalentar e executar, e uma paz permanente, entre nós, e junto a todas as nações.

(MORRIS, Richard B. Documentos básicos da história dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1964. p. 164)

Pronunciamento do ex-presidente Floriano Peixoto (alcunhado “consolidador da República”) a uma comissão de moços, em 1895, já fora da Presidência da República.

[...] dizem e repetem que a República está consolidada e não corre perigo. Não vos fieis nisto nem vos deixeis apanhar de surpresa. O fermento da restauração agita-se em uma ação lenta, mas contínua e surda. Alerta, pois [...]

(BELLO, José Maria. História da República. São Paulo: Editora Nacional, 1964. p. 160)  

Assinale a alternativa incorreta

A

Enquanto a locução de Lincoln acena com o desejo de paz e cuidados com as vítimas do grande conflito, Floriano instiga um espírito de cizânia, que tornaria demorada a cicatrização das feridas decorrentes dos dois conflitos civis: a Revolta da Armada, que se iniciou no Rio de Janeiro, e a Revolução Federalista, as quais visavam depor Floriano Peixoto, cujo governo consideravam ilegítimo.

B

Enquanto a Guerra de Secessão envolveu apenas a sociedade norte-americana, a Revolta da Armada teve os navios rebeldes de Custódio de Melo e Saldanha da Gama ameaçados, na Baía de Guanabara, por poderosos navios de guerra estrangeiros, principalmente dos Estados Unidos.

C

Contrariamente ao período de paz imperial que vinha desde 1850, com o fim da Revolução Praieira, a República Velha foi marcada por agitações e movimentos sangrentos, dos quais a Guerra de Canudos é exemplo marcante.

D

Para a eclosão da Guerra de Secessão tiveram destaque fatores econômicos. O Sul, por exemplo, aceitava a extinção da escravidão apenas de forma gradativa e desejava o aumento das tarifas alfandegárias, para se proteger da concorrência dos manufaturados ingleses; já o Norte pretendia justamente o contrário, como forma de incentivar o comércio.