ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Fgv 2012) Leia o fragmento.Na transição brasileir

(Fgv 2012) Leia o fragmento.
Na transição brasileira para a democracia, os setores conservadores, que sempre temem que a mobilização popular fuja ao seu controle, acabaram por dar a tônica. A passagem da ditadura [militar, 1964-1985] à democracia político-eleitoral deveria ser feita “por cima”, sem a participação como sujeitos dos que estavam “embaixo”.
Chico Alencar et al, História da sociedade brasileira.
Pode-se verificar a transição conservadora, comentada no trecho,

A

no isolamento político ao qual foi submetido o candidato à presidência do PMDB, Tancredo Neves, que não contou com o apoio das outras forças de oposição ao regime autoritário nas eleições indiretas de janeiro de 1985.

B

na derrota da emenda constitucional que preconizava eleições diretas para a presidência da República e na constituição do primeiro governo pós-regime autoritário com a presença de liberais moderados e de antigos partidários do regime anterior.

C

no completo descaso do governo eleito em 1985 com a prometida convocação imediata de uma Assembleia Nacional Constituinte, que só se tornou possível após a intervenção de entidades da sociedade civil, como a OAB e a CNBB.

D

no compromisso da chapa de oposição ao regime militar, sob a liderança de José Sarney, que se apresentou nas eleições diretas de 1985 garantindo que as práticas autoritárias do regime ditatorial não seriam investigadas.

E

na exigência explícita dos ministros militares do governo Figueiredo de que o candidato às eleições diretas em 1985 viesse do grupo dos peemedebistas autênticos e que a lei de Anistia não fosse revista.