ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Fgv 2014) A Venezuela tem enfrentado momentos de

(Fgv 2014) A Venezuela tem enfrentado momentos de tensão desde o início de fevereiro, com protestos de estudantes e opositores contra o governo. A situação se agravou em 12 de fevereiro, quando uma manifestação contra o presidente Nicolás Maduro terminou com três mortos e mais de 20 feridos.
(http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/02/entenda-os-protestos-na-venezuela.html, acesso em 24/03/2014.)


Sobre a tensão na Venezuela, é correto afirmar:

A

O presidente Maduro não foi eleito pelo voto popular, tendo assumido interinamente o poder após a morte de Hugo Chávez e se mantido no cargo de forma autoritária.

B

A crise venezuelana, fonte das tensões mencionadas, tem sua origem no esgotamento das reservas de petróleo que sustentaram a economia venezuelana durante décadas.

C

Entre as principais motivações dos manifestantes que participaram dos protestos, figuram a insegurança social, as altas taxas de inflação e a escassez de produtos básicos.

D

Apesar dos protestos, o presidente Maduro recusou a oferta da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) no sentido de mediar o diálogo com diferentes setores da sociedade nacional.

E

Desde o início dos protestos, o governo do presidente Maduro proibiu a circulação de todos os jornais impressos controlados pela oposição, numa clara violação à Carta Democrática Interamericana.