ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Fgv 2015) Os trinta países participantes da Confe

(Fgv 2015)  Os trinta países participantes da Conferência Internacional sobre a Paz e a Segurança no Iraque, realizada nesta segunda-feira (15/09) em Paris, se comprometeram a dar andamento com urgência a “todas as medidas necessárias para lutar eficazmente contra o Estado Islâmico”.

http://brasil.elpais.com/brasil/2014/09/15/internacional/1410791559_828619.html

Sobre o encontro mencionado no texto, é correto afirmar:

A

Apesar de reconhecerem o perigo representado pelo Estado Islâmico, as potências ocidentais participantes do encontro se recusaram a intervir militarmente, considerando os resultados negativos das últimas operações estrangeiras no Iraque.

B

O presidente do Iraque, Fuad Massum, rechaçou a Conferência de Paz, alegando que se trata de uma questão de segurança interna que deve ser resolvida exclusivamente pelo governo e pelas forças armadas iraquianas.

C

O encontro, do qual participaram representantes da ONU, da UE e da Liga Árabe, buscou unificar os esforços internacionais frente à ameaça jihadista do Estado Islâmico.

D

Durante o encontro, Irã e Rússia se posicionaram pela intervenção internacional também na Síria, alegando que é nesse país que está localizada a principal base de operações do Estado Islâmico.

E

Todos os países participantes do encontro assumiram o compromisso de não entregar armas aos combatentes curdos em luta contra o Estado Islâmico, como forma de não comprometer a frágil integridade territorial iraquiana.