ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FGV-RJ)O grfico a seguir mostra a relao entre a p

(FGV-RJ)

O gráfico a seguir mostra a relação entre a porcentagem do PIB gasto com a Previdência Social e a porcentagem da população acima de 65 anos, ou seja, economicamente dependente do sistema previdenciário, em vários países, em 2017. A linha pontilhada em vermelho representa a “razão de dependência” ideal, ou seja, a parcela da população inativa, que deveria ser sustentada pela parcela potencialmente produtiva.

Com relação aos dados apresentados no gráfico, analise as afirmações a seguir.

I Os gastos previdenciários do Brasil, da França e da Alemanha são equivalentes, mas a crise brasileira é mais grave em função do modelo de capitalização adotado, ao passo que os países citados utilizam o de repartição.

II Pelo tamanho de sua população idosa, o Brasil é um "ponto fora da curva", pois deveria gastar cerca de 4% do PIB com previdência, mas suas despesas previdenciárias são mais do que o triplo desse percentual.

III A proporção entre o número de adultos em idade economicamente ativa e de idosos é favorável no Brasil, país demograficamente jovem, mas a aceleração do ritmo de envelhecimento da população agrava a situação da seguridade social.

Está correto o que se afirma em:

A

I, II e III. 

B

II, apenas. 

C

I, apenas. 

D

II e III, apenas

E

I e II, apenas.