ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FMJ) Sobre o sistema feudal, assinale a alternati

(FMJ) Sobre o sistema feudal, assinale a alternativa que identifica, corretamente, o que era o feudo e qual era a sua finalidade.
 

A

Tributo pago em gêneros pelo uso obrigatório das instalações do senhor feudal como forno, moinho e lagar, privando os vassalos do direito de abandonar as terras às quais estavam presos por sua condição e nascimento.

B

Ordem ou estamento existente nessa sociedade para restringir, de forma absoluta, qualquer tipo de mobilidade social e determinar a condição vitalícia do indivíduo a partir de sua origem familiar.

C

Bem material ou usufruto de um bem material, seja terra, cargo, pensão ou direito, recebido pelo vassalo ao jurar fidelidade a um senhor feudal e garantir-lhe auxílio militar sempre que requisitado.

D

Parcela das terras sob domínio de um senhor feudal, chamado vassalo, destinada ao uso exclusivo dos camponeses em troca do pagamento de tributos e obrigações como a talha e a corveia.

E

Imposto pago em espécie pelos familiares e dependentes do vassalo falecido para que pudessem permanecer no mesmo manso e continuar sob a proteção jurídica e militar do senhor feudal.