ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FURG - 2007) Com a Revoluo Industrial, pioraram a

(FURG - 2007) Com a Revolução Industrial, pioraram as condições de vida e de trabalho dos operários, ocasionando movimentos de reivindicação, greves, violência e até mesmo destruição de máquinas. Na primeira metade do século XIX, a Inglaterra, pioneira na industrialização, também conheceu movimentações operárias, em que se destacou:

A

a fundação do Partido Comunista Inglês, que além de alinhar-se com as ordens de Moscou, passou a dirigir os movimentos sindicais, antes descentralizados e sem lideranças.

B

o movimento chamado de socialismo científico, que reconhecia como necessidade uma fase de ditadura do proletariado para se chegar à organização de uma sociedade comunista.

C

a criação e o funcionamento da Associação Internacional dos Trabalhadores, fundada por Karl Marx e Friederich Engels.

D

um movimento jacobinista, que pretendia a igualdade social e política, como o voto universal também para as mulheres, assim como o direito a iguais salários e oportunidades.

E

o movimento cartista, que desenvolveu um programa vinculado às reivindicações trabalhistas, tais como: limitações da jornada de trabalho, abolição da lei dos indigentes e “questões de garfo e faca”.