ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST - 2003 - 2 FASE )Duas pequenas esferas met

(FUVEST - 2003 - 2 FASE ) Duas pequenas esferas metálicas, A e B, são mantidas em potenciais eletrostáticos constantes, respectivamente, positivo e negativo. As linhas cheias do gráfico na folha de resposta representam as intersecções, com o plano do papel, das superfícies equipotenciais esféricas geradas por A, quando não há outros objetos nas proximidades. De forma análoga, as linhas tracejadas representam as intersecções com o plano do papel, das superfícies equipotenciais geradas por B. Os valores dos potenciais elétricos dessas superfícies estão indicados no gráfico. As questões se referem à situação em que A e B estão na presença uma da outra, nas posições indicadas no gráfico, com seus centros no plano do papel.

a) Trace, com caneta, em toda a extensão do gráfico da folha de respostas, a linha de potencial V=0, quando as duas esferas estão nas posições indicadas. Identifique claramente essa linha por V=0.

b) Determine, em volt / metro, utilizando dados do gráfico, os módulos dos campos elétricos Epa e Epb criados, no ponto P, respectivamente, pelas esferas A e B.

c) Represente, em uma escala conveniente, no gráfico, com origem no ponto P, os vetores Epa, Epb e o vetor campo elétrico Ep resultante em P. Determine, a partir desta construção gráfica, o módulo de Ep, em volt / metro.

d) Estime o módulo do valor do trabalho τ, em joules, realizado quando uma pequena carga q=2,0nC é levada do ponto P ao ponto S, indicados no gráfico. (2,0nC=2,0 nanocoulombs =2,0 x \(10^{-9}\) C)

..