ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST - 2006)O valor biolgico proteico dos alime

Química | Química Orgânica | bioquímica | aminoácidos e proteínas | ligação peptídica
FUVEST 2006FUVEST QuímicaTurma ENEM Kuadro

(FUVEST - 2006)

O valor biológico proteico dos alimentos é avaliado comparando-se a porcentagem dos aminoácidos, ditos “essenciais”, presentes nas proteínas desses alimentos, com a porcentagem dos mesmos aminoácidos presentes na proteína do ovo, que é tomada como referência. Quando, em um determinado alimento, um desses aminoácidos estiver presente em teor inferior ao do ovo, limitará a quantidade de proteína humana que poderá ser sintetizada. Um outro alimento poderá compensar tal deficiência no referido aminoácido. Esses dois alimentos conterão “proteínas complementares” e, juntos, terão um valor nutritivo superior a cada um em separado.

Na tabela que se segue, estão as porcentagens de alguns aminoácidos “essenciais” em dois alimentos em relação às do ovo (100%).

a) Explique por que a combinação “arroz com feijão” é adequada em termos de “proteínas complementares”. A equação que representa a formação de um peptídio, a partir dos aminoácidos isoleucina e valina, é dada abaixo.

b) Mostre, com um círculo, na fórmula estrutural do peptídio, a parte que representa a ligação peptídica.

c) Determine o valor de x na equação química dada.

d) 100 g de proteína de ovo contêm 0,655g de isoleucina e 0,810 g de valina. Dispondo-se dessas massas de aminoácidos, qual a massa aproximada do peptídio, representado na página ao lado, que pode ser obtida, supondo reação total? Mostre os cálculos.

Massa molar (g/mol):

valina ..............117

isoleucina .......131

água .................18