ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST - 2009 - 2 fase - Questo 1)O salto que con

Física | cinemática | lançamento horizontal e lançamento oblíquo no vácuo | lançamento oblíquo no vácuo
Física | cinemática | lançamento horizontal e lançamento oblíquo no vácuo | princípio da independência dos movimentos simultâneos
FUVEST 2009FUVEST FísicaTurma ENEM Kuadro

(FUVEST - 2009 - 2 fase - Questão 1)

O salto que conferiu a medalha de ouro a uma atleta brasileira, na Olimpíada de 2008, está representado no esquema a seguir, reconstruído a partir de fotografias múltiplas. Nessa representação, está indicada, também, em linha tracejada, a trajetória do centro de massa da atleta (CM). 

Utilizando a escala estabelecida pelo comprimento do salto, de 7,04m, é possível estimar que o centro de massa da atleta atingiu uma altura máxima de 1,25m (acima de sua altura inicial), e que isso ocorreu a uma distância de 3,0m, na horizontal, a partir do início do salto, como indicado na figura. Considerando essas informações, estime:

Desconsidere os efeitos da resistência do ar.

        a) O intervalo de tempo t1, em s, entre o instante do início do salto e o instante em que o centro de massa da atleta atingiu sua altura máxima. 

        b) A velocidade horizontal média, Vh, em m/s, da atleta durante o salto.]

        c) O intervalo de tempo t2, em s, entre o instante em que a atleta atingiu sua altura máxima e o instante final do salto.

 

NOTE E ADOTE:

Desconsidere os efeitos da resistência do ar.