Questões e gabarito - FUVEST 2011

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 116
Questão 1
2011Física

(Fuvest 2011 - 2 fase) Um forno solar simples foi construído com uma caixa de isopor, forrada internamente com papel alumínio e fechada com uma tampa de vidro de 40 cm 50 cm. Dentro desse forno, foi colocada uma pequena panela contendo 1 xícara de arroz e 300 ml de água à temperatura ambiente de 25 C. Suponha que os raios solares incidam perpendicularmente à tampa de vidro e que toda a energia incidente na tampa do forno a atravesse e seja absorvida pela água. Para essas condições, calcule: a) A potência solar total P absorvida pela água. b) A energia E necessária para aquecer o conteúdo da panela até 100 C. c) O tempo total T necessário para aquecer o conteúdo da panela até 100 C e evaporar 1/3 da água nessa temperatura (cozer o arroz). NOTE E ADOTE Potência solar incidente na superfície da Terra: 1 kW/m2 Densidade da água: 1g/cm3 Calor específico da água: 4 J/(g C) Calor latente de evaporação da água: 2200 J/g Desconsidere as capacidades caloríficas do arroz e da panela.

Questão 1
2011Português

(FUVEST 2011) Examine esta propaganda de uma empresa de certificação digital (mecanismo de segurança que garante autenticidade, confidenciabilidade e integridade às informações eletrônicas). a) Aponte a relação de sentido que existe entre a mensagem verbal e a imagem. b) Forme uma frase correta e coerente com base em um verbo derivado da palavra burocracia. c) Estar com os dias contados é uma das dezenas de locuções formadas a partir do substantivo dia. Crie uma frase em que apareça uma dessas locuções (sem repetir, é claro, a locução utilizada na propaganda acima).

Questão 1
2011Química

(FUVEST 2011 - 2 fase) Os componentes principais dos leos vegetais so os triglicerdeos, que possuem a seguinte frmula genrica: Nessa frmula, os grupos R, R e R representam longas cadeias de carbono, com ou sem ligaes duplas. A partir dos leos vegetais, pode-se preparar sabo ou biodiesel, por hidrlise alcalina ou transesterificao, respectivamente. Para preparar sabo, tratam-se os triglicerdeos com hidrxido de sdio aquoso e, para preparar biodiesel, com metanol ou etanol. a) Escreva a equao qumica que representa a transformao de triglicerdeos em sabo. b) Escreva uma equao qumica que representa a transformao de triglicerdeos em biodiesel.

Questão 1
2011Biologia

(FUVEST - 2011) Os nfrons so as unidades funcionais dos rins, responsveis pela filtrao do sangue e pela formao da urina. a) Complete a Tabela na folha de respostas, comparando as concentraes de aminocidos, glicose e ureia, no sangue que chega ao nfron, com as concentraes dessas substncias na urina e no sangue que deixa o nfron, em uma pessoa saudvel. Marque com X os espaos da Tabela correspondentes s alternativas corretas. b) Cerca de 30% da gua presente no sangue que chega ao nfron passa para a cpsula renal, onde se inicia a filtrao. Entretanto, a quantidade de gua no sangue que sai do nfron praticamente igual quantidade de gua do sangue que chega a ele. Explique como ocorre a recomposio da quantidade de gua no sangue.

Questão 2
2011Física

(Fuvest 2011 - 2 fase) Num espetáculo de circo, um homem deita-se no chão do picadeiro e sobre seu peito é colocada uma tábua, de 30 cm 30 cm, na qual foram cravados 400 pregos, de mesmo tamanho, que atravessam a tábua. No clímax do espetáculo, um saco com 20 kg de areia é solto, a partir do repouso, de 5 m de altura em relação à tábua, e cai sobre ela. Suponha que as pontas de todos os pregos estejam igualmente em contato com o peito do homem. Determine: a) A velocidade do saco de areia ao tocar a tábua de pregos. b) A força média total aplicada no peito do homem se o saco de areia parar 0,05 s após seu contato com a tábua. c) A pressão, em N/cm2 , exercida no peito do homem por cada prego, cuja ponta tem 4 mm2 de área. NOTE E ADOTE Aceleração da gravidade no local: g = 10 m/s2 Despreze o peso da tábua com os pregos. Não tente reproduzir esse número de circo!

Questão 2
2011Biologia

(FUVEST - 2011) H doenas hereditrias que so causadas por mutaes no DNA mitocondrial. a) O risco de ocorrerem meninas e meninos afetados por essas doenas igual na prole de mulheres afetadas e na prole de homens afetados? Justifique sua resposta. b) Uma mutao no DNA mitocondrial pode estar presente nos espermatozoides dos afetados? Justifique sua resposta.

Questão 2
2011Química

(FUVEST 2011 - 2 fase) Monxido de carbono um gs inodoro, incolor e muito txico. Um mtodo para determinar sua concentrao no ar consiste em faz-Io reagir, completamente, com pentxido de di-iodo, a temperaturas entre 160oC e 180oC. Nesse processo, o monxido de carbono oxidado, formando-se tambm uma substncia simples. Medindo-se a massa dessa substncia simples, possvel calcular a concentrao de monxido de carbono no ar. a) Escreva a equao qumica balanceada da reao entre pentxido de di-iodo e monxido de carbono. O pentxido de di-iodo um slido que absorve gua rapidamente, em condies ambientes, transformando-se num cido monoprtico. b) Escreva a equao qumica balanceada da reao entre pentxido de di-iodo e gua. Se o cido monoprtico mencionado for aquecido a temperaturas acima de 200oC, sofrer decomposio, regenerando o pentxido de di-iodo e a gua. c) Determine a porcentagem da massa inicial desse cido que se transforma em gua por aquecimento acima de 200oC. Mostre os clculos.

Questão 2
2011Português

(FUVEST 2011) Leia o seguinte texto e responda ao que se pede. Em boca fechada bem-te-vi no faz ninho Campos de Melo passou todos os anos de sua vereana sem dar uma palavra. Era o boca de siri da cmara municipal de Cuit. At que, uma tarde, ergueu o busto, como quem ia falar. O presidente da Mesa, mais do que depressa, disse: Tem a palavra o nobre vereador. Ento, em meio do grande silncio, o grande mudo falou. Peo licena para fechar a janela, pois estou constipado. Jos Cndido de Carvalho, Se eu morrer, telefone para o cu. a) Tendo em vista o contexto, correto afirmar que, tanto do ponto de vista da estrutura quanto da mensagem, o ttulo do texto constitui um provrbio? b) Que frase do texto contribui de maneira mais decisiva para dar um carter anedtico a essa breve narrativa? Justifique sua escolha.

Questão 3
2011Química

(FUVEST 2011 - 2 fase) Maaricos so queimadores de gs utilizados para produzir chamas de elevadas temperaturas, como as requeridas para soldar metais. Um gs combustvel, muito utilizado em maaricos, o acetileno, C2H2, sendo que a sua combusto pode ser promovida com ar atmosfrico ou com oxignio puro. a) Escreva a equao qumica balanceada da combusto completa do acetileno com oxignio puro. b) Em uma oficina de solda, existem dois cilindros idnticos, um deles contendo oxignio puro (cilindro A) e o outro, ar atmosfrico (cilindro B). Sabendo que, no interior dos dois cilindros, as condies de presso e temperatura so as mesmas, qual dos dois cilindros contm a maior massa gasosa? Explique. c) A temperatura da chama do maarico maior quando se utiliza a mistura de oxignio e acetileno do que quando se usa a mistura de ar atmosfrico e acetileno, mesmo estando os reagentes em proporo estequiomtrica nos dois casos. Considerando as substncias gasosas que recebem o calor liberado na combusto, em cada caso, explique essa diferena de temperatura.

Questão 3
2011Português

(FUVEST 2011) correto afirmar que os textos a e b, a seguir, podem ser entendidos de maneira diferente da que pretendiam seus redatores? Justifique sua resposta separadamente para cada um dos textos. Texto a: Alguns sonhos no mudam. Quer dizer, s de tamanho. (Propaganda de uma instituio bancria) Texto b: A chuva tirou tudo o que eles tinham. Agora vamos dar o mnimo que eles precisam. (Campanha feita por estabelecimentos comerciais em prol de vtimas de enchente)

Questão 3
2011Física

(Fuvest 2011 - 2 fase) Trens de alta velocidade, chamados trens-bala, deverão estar em funcionamento no Brasil nos próximos anos. Características típicas desses trens são: velocidade máxima de 300 km/h, massa total (incluindo 500 passageiros) de 500 t e potência máxima dos motores elétricos igual a 8 MW. Nesses trens, as máquinas elétricas que atuam como motores também podem ser usadas como geradores, freando o movimento (freios regenerativos). Nas ferrovias, as curvas têm raio de curvatura de, no mínimo, 5 km. Considerando um trem e uma ferrovia com essas características, determine: a) O tempo necessário para o trem atingir a velocidade de 288 km/h, a partir do repouso, supondo que os motores forneçam a potência máxima o tempo todo. b) A força máxima na direção horizontal, entre cada roda e o trilho, numa curva horizontal percorrida a 288 km/h, supondo que o trem tenha 80 rodas e que as forças entre cada uma delas e o trilho tenham a mesma intensidade. c) A aceleração do trem quando, na velocidade de 288 km/h, as máquinas elétricas são acionadas como geradores de 8 MW de potência, freando o movimento. NOTE E ADOTE 1 t = 1000 kg Desconsidere o fato de que, ao partir, os motores demoram alguns segundos para atingir sua potência máxima.

Questão 4
2011Química

(FUVEST 2011 - 2 fase) Recentemente, foi preparado um composto A que insolvel em gua. No entanto, quando misturado com gua saturada de gs carbnico, forma-se uma soluo que contm o on B. Quando a soluo resultante aquecida, o gs carbnico eliminado, e se formam duas camadas, uma de gua e outra de composto A. Essas transformaes reversveis podem ser representadas pela seguinte equao qumica: O composto A est sendo testado em um novo processo de extrao do leo de soja. No processo atual, utiliza-se hexano para extrair o leo dos flocos de soja, formando uma soluo. Em seguida, o hexano separado do leo de soja por destilao. O novo processo, utilizando o composto A em vez de hexano, pode ser representado pelo seguinte esquema: a) Descreva o que deve ser feito nas etapas X e Y para se obter o resultado mostrado no esquema. b) Explique por que, no processo de extrao do leo de soja, vantajoso evitar a destilao do solvente hexano.

Questão 4
2011Português

(FUVEST 2011) Leia os seguintes versos de Alegria, Alegria, de Caetano Veloso, e, em seguida, os dois comentrios em que os autores explicam por que essa cano uma de suas prediletas. Caminhando contra o vento Sem leno e sem documento No sol de quase dezembro Eu vou O sol se reparte em crimes Espaonaves, guerrilhas Em cardinales bonitas Eu vou Em caras de presidentes Em grandes beijos de amor Em dentes, pernas, bandeiras Bomba e Brigitte Bardot (...) Ela pensa em casamento E eu nunca mais fui escola Sem leno e sem documento Eu vou Eu tomo uma coca-cola Ela pensa em casamento E uma cano me consola Eu vou Por entre fotos e nomes Sem livros e sem fuzil Sem fome, sem telefone No corao do Brasil (...) http://www.caetanoveloso.com.br I. A linguagem era nova, cheia de referncias visuais, e tudo estava ali, combinando temas que nem sempre pareciam combinar: despreocupao, engajamento poltico, tecnologia, lirismo... . Laura de Mello e Souza. Adaptado. a) Transcreva um verso* que ilustre, de modo mais expressivo, o que est sublinhado nesse comentrio. Justifique sua escolha. *(verso = uma linha.) II. A cano era importante pela fora mgica de afirmar a potncia criativa da vida em meio fragmentao do mundo. Jurandir Freire Costa. Adaptado. b) Transcreva um verso que exemplifique, de modo mais evidente, o que est sublinhado nesse comentrio. Justifique sua escolha.

Questão 4
2011Física

(Fuvest 2011 - 2 fase) A conversão de energia solar em energia elétrica pode ser feita com a utilização de painéis constituídos por células fotovoltaicas que, quando expostas à radiação solar, geram uma diferença de potencial U entre suas faces. Para caracterizar uma dessas células (C) de 20 cm2 de área, sobre a qual incide 1 kW/m2 de radiação solar, foi realizada a medida da diferença de potencial U e da corrente I, variando-se o valor da resistência R, conforme o circuito esquematizado na figura abaixo. Os resultados obtidos estão apresentados na tabela. U (volt) l(ampère) 0,10 1,0 0,20 1,0 0,30 1,0 0,40 0,98 0,50 0,90 0,52 0,80 0,54 0,75 0,56 0,62 0,58 0,40 0,60 0,00 a) Faça o gráfico da curva I U na figura impressa na folha de respostas (imagem abaixo). b) Determine o valor da potência máxima Pm que essa célula fornece e o valor da resistência R nessa condição. c) Determine a eficiência da célula C para U = 0,3 V. NOTE E ADOTE Eficiência =

Questão 4
2011Biologia

(FUVEST - 2011) Resultados de uma pesquisa publicada na revista Nature, em 29 de julho de 2010, mostram que a quantidade mdia de fitoplncton dos oceanos diminuiu cerca de 1% ao ano, nos ltimos 100 anos. Explique como a reduo do fitoplncton afeta a) os nveis de carbono na atmosfera. b) a biomassa de decompositores do ecossistema marinho.

NOVIDADES
Kuadro