ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST 2016 - 2 fase)A vitamina C, presente em su

Química | Físico-Química | cinética química | mecanismos de reação
Química | Físico-Química | cinética química | velocidade de reação | definição de velocidade média
FUVEST 2016FUVEST QuímicaTurma ENEM Kuadro

(FUVEST 2016 - 2 fase)

A vitamina C, presente em sucos de frutas como a manga, pode sofrer processos de degradação em certas condições. Um pesquisador fez um estudo sobre a degradação da vitamina C contida em sucos de manga comerciais, determinando a variação da concentração dessa vitamina com o tempo, em diferentes temperaturas. O gráfico da página de resposta representa os dados de degradação da vitamina C em três diferentes temperaturas, 25ºC, 35ºC e 45ºC , estando identificada a curva referente ao experimento realizado a 35ºC.

a) No estudo a 35ºC, a velocidade média de degradação da vitamina C é a mesma nos intervalos de tempo correspondentes aos 30 primeiros dias e aos 30 últimos dias do estudo? Explique, apresentando cálculos das velocidades (em mg * L-1 * dia-1 ), para esses dois intervalos de tempo.

O número de moléculas com uma determinada energia cinética varia com a temperatura, conforme está ilustrado na figura ao lado. Suponha que a figura se refira à energia das moléculas de vitamina C presentes no suco, cujo processo de degradação está sendo estudado nas temperaturas de 35ºC e de 45ºC. Na figura, está representada, também, a energia de ativação desse processo de degradação.

b) Identifique, no gráfico da página de resposta, qual das curvas representa os dados da variação da concentração de vitamina C com o tempo, a 45ºC. Justifique sua escolha, utilizando a figura ao lado para fundamentar sua explicação.